Consumo de dados excessivo do iOS9 leva Apple a tribunal
A Apple tem o hábito de trazer para o iOS novas funcionalidades, que por norma melhoram a utilização do iPhone e do iPad. O problema é que nem sempre as anuncia de forma clara.
Depois de terem surgidos consumos anormais de dados 3G/4G no iOS 9, que depressa foram identificados e tratados por muitos utilizadores, surge agora o sempre aguardado processo em tribunal...
O problema surgiu poucos dias depois da Apple lançar o iOS 9. Uma nova funcionalidade, o Wi-Fi Assist, melhorava de sobremaneira as velocidades de acesso aos conteúdos, que a Apple não anunciou estava a aumentar os consumos de dados 3G/4G.
Ao gerir de forma automática a rede a ser usada, optando pelo Wi-Fi ou pelo operador móvel, não havia controlo por parte do utilizador e isso levava a que as contas aumentassem.
A forma de desligar o Wi-Fi Assist é simples e qualquer utilizador pode e deve fazê-lo, como já explicámos num artigo que dedicamos a esse problema.
Mas como nos Estados Unidos os problemas resolvem-se em tribunal, independentemente da sua dimensão, existe já um processo a decorrer, em que 2 utilizadores exigem uma indemnização da Apple por não terem sido alertados para esta alteração.
Defendant's above corrective action, however, still downplays the possible data overcharges a user could incur.
Reasonable and average consumers use their iPhones for streaming of music, videos, and running various applications — all of which can use significant data. Defendant's corrective statement does not disclose any basis for its conclusion that an average consumer would not see much increase in cellular usage.
A quantia exigida por estes dois utilizadores é de "apenas" 5 milhões de dólares, valor que entendem ser suficiente para compensar os danos sofridos.
As alegações dos queixosos referem que a Apple não explicou de forma clara a forma como o Wi-Fi Assist funcionava e que isso levou a consumos exagerados e não controlados dos dados móveis, reflectindo-se depois na conta apresentada pelo operador.
Apesar de não fazer sentido para a maioria dos utilizadores, estes processos são bastante comuns nos Estados Unidos, onde por qualquer imprecisão ou falta de informação surgem queixas em tribunal, onde são pedidas compensações exorbitantes e muito elevadas.
Não se sabe ainda se este processo avançará ou se será recusado, mas a verdade é que deu entrada e será avaliado pelo juiz. Há fortes possibilidades da Apple ter de pagar esta quantia e até mais, caso outros processos avancem.
Este artigo tem mais de um ano
O título não tem nada a ver, como é normal neste site, quando é Apple…
Como não? A Apple meteu a funcionalidade e não a explicou, ela gastou mais do que devia, meteram a Apple em tribunal…
Simples como isso…
1. Esta funcionalidade foi explicada no próprio keynote, e de forma clara.
2. O título objectivo deste artigo seria: “Utilização de dados do Wifi-Assist leva a Apple a tribunal”
Quem ler este título até parece que o iOS gasta dados excessivamente, quando não é verdade. Há uma funcionalidade que faz utilizar mais dados, mas o objectivo dessa funcionalidade necessita dessa utilização.
Os utilizadores são obrigados a ver uma keynote? Acho que uma funcionalidade destas deveria vir desligada e demonstrar um aviso ao ligar
A apple sempre fez tudo para minimizar a interaccao dos utilizadores no seu SO, para qualquer pessoa tirar proveito dele, se, ter o conhecimento tecnico de o fazer. Pelo teu prisma, vou processar todos SOs que existem que activam o 4g por defeito, qur gasta muito mais bateria, consumo energetico portanto, comi é mais rapido, conseguimos ver mais sites/info no mesmo periodo de tempo, logo mais consumos. Este tipo de “funcionalidade” devia ser desligada por defeito…alis todas as redes de dados deviam estar desligadas por defeito que todas elas gastam dados….
Para quê a Apple gastar milhares de dolares em advogados quando o Daniel já tem a argumentação de defesa e ainda por cima grátis. LoL
Eu não estou a defender a apple. A única coisa que me chateia é a falta de objectividade e clareza por parte dos jornalistas deste site. E isto não é só em relação à apple.
Mas eu esqueci-me que expressar a minha opinião é demasiado para alguns, e depois tem de se recorrer a argumentos desses, que não acrescentam conteúdo nenhum e que só servem como tentativa (falhada) para descredibilizar o argumento.
+1
Excessivo, era se gastasse mais que o que era preciso.
Não gasta.
De volta Baptista Bastos?:)
+1 o iOS 9 tem consumindo dados normal, não é excessivo. E a funcionalidade em vista, causa consumo inesperado, e não excessivo.
E quanto a tudo. Gostam de incluir opiniões nos titulos muitas das vezes. Sensionalismo.
É a regra hoje em dia nos blogs amadores que nao percebem um boi de jornalismo.
Vou comprar um iphone para pedir 5 milhões também. Ta fácil.
just lewl. basta 1 janelinha a perguntar se desejamos sacar downloads de apps/updates de sistema via dados móveis ?
sempre tive androids que informavam disso, são bem espertinhos :p
A função, nem sequer saca updates de apps/SO… só para Apps!
apps mesmo que sejam jogos com 5gbs
5 milhões?! Ah valente.
Achei 5 milhões de dollars bastante excessivo, só mesmo na america
Eu achei pouco…se fosse comigo eram pedidos 100 milhões! Penso sempre em grande…os 5 milhões são apenas “trocos”!
A Apple tem a fama de resolver rápido os problemas na assistência. 5 milhões não deve ser um problema.
Com 5 milhões de dólares como indemnização é totalmente absurdo, com esse dinheiro comprava um plafond de dados ilimitados (vários até) e não me andava a queixar mt do Wi-Fi Assist.. Só mesmo os americanos, querem ter td do melhor pra se exibirem e depois é o que acontece. E não acredito no consumo de dados excessivo, é mais utilização excessiva…
Finalmente !! Aqui na Europa ainda não fizeram nada. Tenho vários amigos eu inclusive este mes esgotaram o tarifario ao 10o dia outros ainda menos, algo não esta bem.
Convénio com as Operadoras? Talvez
5 Milhoes acho pouco, este problema tem uma dimensão global
Depende das operadoras!
As maiores, como nos USA, querem é que tu não gastes dados… porque têm limites grandes, ou até ilimitados.
Só aqui é que…e enfim!
Os limites das operadoras Americanas são parecidos com os nossos. Uma pacote base começa nos 1GB como os nossos.
Quando morei nos EUA o meu tarifário era de 6 gb
Claro que convém, acho absurdo teres tarifário móvelde net para poderes ter mms em alguns equipamentos, é uma roubalheira descarada e o regulador deixa passar. uma vergonha
Se lessem antes de comprar ou lessem os acordos …
1GB = 1 billion bytes; actual formatted capacity less.
Size and weight vary by configuration and manufacturing process.
FaceTime calling requires a FaceTime-enabled device for the caller and recipient and a Wi-Fi connection. Availability over a cellular network depends on carrier policies; data charges may apply.
Data plan required. LTE Advanced, LTE, VoLTE, and Wi-Fi calling are available in select markets and through select carriers. Speeds are based on theoretical throughput and vary based on site conditions and carrier. For details on LTE support, contact your carrier and see http://www.apple.com/iphone/LTE/.
Siri may not be available in all languages or in all areas, and features may vary by area. Internet access required. CELLULAR DATA CHARGES MAY APPLY.
All battery claims depend on network configuration and many other factors; actual results will vary. Battery has limited recharge cycles and may eventually need to be replaced by Apple service provider. Battery life and charge cycles vary by use and settings. See http://www.apple.com/batteries/ and http://www.apple.com/iphone/battery.html for more information.
iMovie, Pages, Numbers, and Keynote are free on the App Store for qualifying iOS 9 compatible devices with initial activation on or after September 1, 2013. GarageBand is free on the App Store for qualifying iOS 9 compatible devices with initial activation on or after September 1, 2014. See http://www.apple.com/ios/whats-new/ for iOS 9 compatible devices. Downloading apps requires an Apple ID.
Wireless broadband recommended; fees may apply.
Customized suggestions based on recipient and app are not available for Chinese (Simplified, Traditional), Japanese, Korean, and Thai.
Some features may not be available for all countries or all areas. Click here to see complete list.
† The iPhone Upgrade Program is available to qualified customers only through AT&T, Sprint, T-Mobile, and Verizon. A two-year installment loan and iPhone activation are required. Terms apply.