Comissão Europeia multa Apple em 1,8 mil milhões de euros e dá razão ao Spotify
A Comissão Europeia está ativamente a procurar regular o mercado e a garantir uma concorrência justa entre empresas. Nesse sentido, e depois de avaliar uma queixa do Spotify, acabou por multar a Apple em 1,8 mil milhões de euros por abusar da sua posição dominante.
A Comissão Europeia multou a Apple em mais de 1,8 mil milhões de euros na segunda-feira por "abusar da sua posição dominante no mercado de distribuição de aplicações de streaming de música". A decisão segue reclamações do Spotify. Numa longa resposta à multa, a Apple disse que o Spotify não paga absolutamente nada pela gama de serviços que a empresa oferece. A Apple revelou que apelará da decisão da CE.
Spotify e Comissão Europeia contra práticas da App Store
O Spotify e a Apple têm um relacionamento complicado, o que não é surpreendente, considerando que as duas empresas têm serviços rivais de streaming de música. Durante muitos anos, a empresa sueca opôs-se às regras da App Store, que exigiam que o Spotify desse à Apple parte do valor da subscrição paga pelos utilizadores do iPhone.
Para evitar a partilha de receitas, o Spotify deixou de permitir que os clientes subscrevessem o seu serviço através da sua aplicação. Indo mais longe, recorreu à Comissão Europeia com reclamações de que as regras da App Store a impediam de encaminhar os clientes para o seu site para subscreverem o serviço.
Esta segunda-feira, a Comissão Europeia decidiu dar razão ao Spotify. "A Comissão descobriu que a Apple aplicou restrições aos programadores de apps, impedindo-os de informar os utilizadores do iOS sobre serviços de assinatura de música alternativos e mais baratos disponíveis fora da app ('disposições antirreencaminhamento')", disse a comissão num comunicado à imprensa. "Isso é ilegal segundo as regras anticoncorrência da UE."
Multa à Apple é de 1,8 mil milhões de euros
A Apple sabia que esta decisão da Comissão Europeia estava a chegar e preparou uma resposta. O resumo desta revela que "a decisão foi tomada apesar do fracasso da Comissão em descobrir qualquer evidência credível de danos ao consumidor e ignora a realidade de um mercado que está próspero, competitivo e em rápido crescimento".
A Apple leva a sua resposta ainda mais longe e apresentou mais dados que entende serem relevantes. Destaca que o Spotify controla 56% do mercado europeu de streaming de música e "não paga nada à Apple pelos serviços que ajudaram a torná-la uma das marcas mais reconhecidas do mundo".
Da razão?
Então o dinheiro é para a Spotify?
Naaaa, é para os bolsos dos burocratas de Bruxelas para ajudar a manter aquela entourage toda de tachos…
la falas tu do que nao sabes…
«Apple disse que o Spotify não paga absolutamente nada pela gama de serviços que a empresa oferece»
Já que és tão defensor da Apple, diz lá a gama de serviços que a Apple oferece (que a PlayStore não forneça)
e bem! Assim usam tambem para financiamento de varias obras. E Portugal nao se cansa de pedir fundos para a UE! ou nao?
Lembram-se do que eu dizia aqui há dias sobre esta querela ?? Eu já estava a adivinhar que o Spotify iria ganhar este processo contra a Apple. Estava convicto disto. 😐
Aqui esta o Oráculo de vão de escada. É cada comentário….. se não tens mais nada que fazer arranja o que fazer.
Acalma as frustacoes filho, andas aqui a aprender. Eu ja tinha previsto isto, toda a gente sabe que o spotify fez aquilo que lhe mandam fazer, a Apple tem razao mas a europa torna se cada vez nisto, so politicas para multar e dps esse dinheiro vai direitinho para os emigrantes ilegais que entram e fazem a vida negra aos outros na UE. No dia que a apple proibir os seus produtos na UE la vai a URSULA DE JOELHOS pedir perdao ao tim cook
frustacoes!??!?!!? essa é boa…..
Frustrações!??!?!!? essa é boa….
Sabe a pouco
E sera que a Apple vai mesmo pagar esse valor de animo leve ? Sei nao. Isso nao sao propriamente amendoins.
Nao paga, basta ameacar que se vao embora e a UE recua…nem com os agricultores eles ganham. A UE serve apenas para ladrar e dps recua sempre! Por isso a Russia faz o que quer, antes de invadir a ucrania foi la o macron e o alemao a tirarem satisfacoes e no dia seguinte pimba, invasao
A Apple disse que ia recorrer, mas é habitual pagar-se a multa antes.
O dinheiro da multa não vai para a Spotify nem para os utilizadores. Vai diretamente para o orçamento da UE. E é quase 4 vezes mais do que o esperado (450 milhões de euros). Os 1,8 mil milhões foram calculados por corresponder a 0,5% do volume de negócios global da Apple. A UE diz que não tem uma forma rigorosa de calcular a multa, por isso os 0,5% do volume de negócios é um símbolo. É provável que em tribunal a Apple consiga baixar o valor da multa.
La estas tu no diz que disse…….
Já que estamos numa de proibições imaginem os Estados Unidos proibirem a Apple a Google e a Microsoft de operarem na Europa, virávamos a Coreia do Norte do dia pra noite.
E era bem feito.