Apple bloqueia o regresso do Fortnite ao iPhone em todo o planeta
A guerra entre a Epic e a Apple está a ganhar novos contornos. Depois de uma batalha legal que tem escalado, havia a esperança de conseguir trazer o Fortnite de volta ao iPhone. Essa ideia foi agora bloqueada pela Apple e este jogo acaba por ver bloqueada a sua chegada ao iPhone.
Apple bloqueia Fortnite no iPhone
Nova reviravolta inesperada para a Epic Games na sua luta contra a Apple. A empresa confirmou que a firma de Cupertino bloqueou mais uma vez a disponibilidade do Fortnite na App Store para utilizadores nos Estados Unidos e na Epic Games Store para iOS para aqueles que residem na União Europeia.
Esta medida fez com que o Fortnite deixasse de estar disponível no iOS e iPadOS para todos, depois da Epic Games ter conseguido incluir o jogo na sua própria loja de aplicações disponível no iOS 18, com a chegada da abertura de lojas de aplicações de terceiros na União Europeia. Embora a Epic não tenha fornecido mais detalhes, confirmou que o jogo não estará disponível até que a Apple, claro, retire a proibição.
O bloqueio da Apple ocorre também após dias de incerteza da Epic Games, que enviou o Fortnite para análise a 9 de maio. O programador do videojogo, de facto, teve de cancelar o pedido e enviar uma segunda com uma versão atualizada da aplicação 120 horas depois, após perceber que não recebia nenhuma resposta da Apple.
Update: We need to release a weekly Fortnite update with new content this Friday, and all platforms must update simultaneously. So we have pulled the previous Fortnite version submitted to Apple App Review last Friday, and we have submitted a new version for review.
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) May 14, 2025
Epic não está satisfeita com a situação
Tim Sweeney, CEO da Epic Games, detalhou numa publicação no X que este tipo de pedidos são atendidos muito mais rapidamente pela Apple, suspeitando assim de um tratamento desfavorável por parte da empresa de Cupertino.
Chegou mesmo a dizer que a Apple não lhe retornou as chamadas para resolver a situação atual do Fortnite na App Store. Salientou, no entanto, que embora tenha falado com a Apple sobre os planos para submeter o Fortnite ao processo de verificação da App Store, a empresa nunca confirmou que aprovaria o pedido.
De qualquer forma, esta é apenas mais uma reviravolta na batalha judicial que a Epic Games e a Apple têm travado desde 2020, quando a empresa removeu o Fortnite da App Store por violar as regras da loja de aplicações. Não se sabe se a Epic Games irá reenviar o Fortnite para análise para um lançamento futuro.
A notícia está incompleta.
A Apple, de acordo com uma juíza nos EUA, não tem de aceitar nenhuma aplicação da Epic nos EUA após resultado de um dos julgamentos. A Epic tentou mais uma vez dar a volta à situação e, sabendo que muito provavelmente a Apple não ia de facto aceitar o Fortnite nos EUA, juntou a versão da EU no bundle para que a Apple rejeitasse tudo para serem os maus da fita. A Apple não bloqueou nada, apenas disse à Epic para separarem a versão europeia da versão americana para que tudo voltasse ao normal e que até ao fim dos processos legais não iria aceitar aplicações nos EUA.
A Epic está novamente a tentar parecer a vítima numa situação que provocou.
Fonte: https ://9to5mac.com/2025/05/16/apple-blocks-epics-attempt-to-bring-fortnite-back-to-the-app-store/
“Update May 16, 2025, 8:36 a.m. PT: Apple tells Bloomberg that it did not take action to block Epic Games from releasing its Fortnite update in the European Union. Instead, the company asked it to resubmit the EU update without including the US to avoid impacting other regions.”
Não se perde nada.
São duas situações diferentes, nos EUA e na UE.
– Nos EUA houve um longo processo judicial que deu razão à Apple em 9 das pretensões da Epic. Mas ficou por resolver um aspeto – em 2021, um juiz ordenou que a Apple fizesse alterações na Apple Store e permitisse pagamentos fora da App Store. A Apple permitiu – mas cobrando uma comissão de 27%, um desconto de 3% em relação à comissão habitual de 30%. O mesmo juiz, agora, voltou a julgar o mesmo assunto e ficou pior que estragado. E chegou à conclusão que a Apple sabia que o desconto de 3% não dava para os developers criarem um sistema de pagamentos alternativo – e por isso a Apple desrespeitou a sua sentença de 2021. E agora acabou com quaisquer comissões dessas. A Apple recorreu e interpôs uma previdência cautelar para suspender esta sentença, até o recurso ser julgado. Quem apareceu com o regresso do Fortnite à Apple Store foi a Epic, que propôs que – se a Apple aceitasse a sentença e o Fortnite regressasse à App Store nos EUA, suspendia quaisquer outras ações judicias contra a Apple (pudera). Por isso, não faz sentido, dizer-se que a Apple bloqueia o Fortnite (nos EUA e no resto do mundo, exceto UE), como se tivesse havido alguma alteração de circunstâncias.
– Quanto à UE, a situação é diferente. O Fortnite está disponível na loja alternativa da Epic e numa outra. Mas a Apple continua a fazer a revisão da app, embora mais aligeirada do que se fosse para disponibilizar na App Store. E não recebe nada. Pelo que diz o X da Epic do post, a Epic submete semanalmente uma nova versão do Fortnite – mas desta vez a Apple já ia em 100 horas para a aprovar. Não deixa de ter graça, a Apple não recebe nada, mas não se pode atrasar …