Chip A17 de 3 nm do iPhone 15 Pro vai arrasar a concorrência, diz relatório
A Apple lidera no que toca ao desenvolvimento do seu SoC que combina alta tecnologia com um chip fabricado com litografia de 3 nanómetros. Segundo informações, o chip A17 do iPhone 15 Pro vai arrasar a concorrência graças ao acordo vantajoso com a TSMC.
A17 Bionic é o chip mais poderoso da atualidade
No final de 2022, várias empresas avançaram com a informação que estariam já a iniciar o fabrico de chips de 3 nanómetros. Falou-se que a TSMC teria já encomendas para os processadores Silicon M3, mas outras empresas badalaram igualmente estarem a alinhar-se para fabricar este tipo de tecnologia, a Samsung foi uma delas.
A verdade é que a Apple parece estar já com o produto final pronto, e o novo iPhone 15 Pro estreará a tecnologia.
Assim, prevê-se que o iPhone 15 Pro da Apple seja o primeiro e único smartphone equipado com um processador de 3 nanómetros durante algum tempo. Um novo relatório do The Information explica como um acordo secreto entre a Apple e a TSMC, está a ajudar a colocar no mercado o chip A17 de última geração.
Segundo o relatório, a Apple e a empresa de fabrico de chips têm um acordo especial que coloca a TSMC na linha de frente para o custo de defeitos na produção do A17. A TSMC estará também a fabricar exclusivamente chips de 3 nm para a Apple durante o primeiro ano do seu novo processo de fabrico.
Segundo consta, este acordo permite à Apple poupar milhares de milhões de dólares em custos associados à resolução dos problemas de um novo processo de fabrico. Entretanto, a TSMC ganha o suficiente com a Apple como o seu maior cliente para que faça sentido do ponto de vista financeiro assumir os custos de produção de chips defeituosos.
Por sua vez, a TSMC pode melhorar o custo/qualidade do seu processo de fabrico de chips de 3 nm antes de abrir encomendas a outras empresas para além da Apple.
The Information acrescenta que o processo de fabrico de chips de 3 nanómetros da TSMC tem registado taxas de rendimento entre 70% e 80%. Isto significa que 1 em cada 5 pastilhas fabricadas com o novo processo tem defeitos, mas a Apple não é responsável pelo pagamento dos produtos inutilizáveis.
Dia 13 de setembro a Apple poderá apresentar o novo iPhone 15
Em suma, o facto de a Apple ser o maior cliente da TSMC está a ajudar o fabricante do iPhone a manter-se à frente da concorrência, poupando milhares de milhões de dólares.
Quanto ao grau de avanço da Apple em relação à concorrência, o relatório aponta a Intel como o único outro cliente com um negócio de chips de 3 nanómetros em cima da mesa no próximo ano, por enquanto.
Espera-se que a Apple revele o iPhone 15 e o iPhone 15 Pro por volta de 13 de setembro. Apenas o iPhone 15 Pro terá o novo chip A17.
Este artigo tem mais de um ano
Fantástico.
Só por causa disto, de ser mais rápido uma fração de segundos, todos os utilizadores de Aifone, que são verdadeiros viciados em trabalho e produtividade, poderão finalmente dar largas à imaginação e produzir como nunca.
É desta que vamos ser novamente os melhores do mundo e não só.
Convém usarem um relógio da Apple para o caso de se sentirem mal com tanta produtividade…
Tens Rennie para isso.
As palas não permitem alcançar as vantagens de serem de 3nm. É que ainda por cima ninguém falou em serem mais rápidos.
É o que temos.
Chega de treta.
O que interessa na combinação software operativo + hardware é apenas isto: Duração da bateria, velocidade de processamento decente, e flexibilidade na aceitação e operação de dispositivos hardware. Exatamente pela ordem que expus acima.
É por essas razões que o Snapdragon 8 Gen 2 brilha hoje.
É por isso também que está a anos luz dos SoC de 3 mm. Por essas mesmas razões.
Saberá que “de muitas maneiras, um buraco negro age como um corpo negro ideal, pois não reflete luz. “. Logo esse brilho que refere….
Falas como especialista de desenvolvimento de chips para dispositivos móveis?
https://chipguider.com/?p=apple-a17-bionic-vs-qualcomm-snapdragon-8-gen-2-cv2
Magnifico, estava a referir-me ao Leo.
lol. os relógios da apple quadrados…. horriveis