Chegou o novo M1, o SoC que vai mudar a Apple para sempre
A Apple tinha prometido mudar de forma os computadores funcionavam. A forma de fazer isso passava pela criação do seu próprio processador, desenhando o que este continha e controlando o que este tinha dentro de si.
Pois esse momento aconteceu agora, com a chegada do M1, o primeiro SoC que a Apple cria e que é dedicado aos seus computadores e a tudo o que estes vão permitir fazer.
Este SoC reúne o que a Apple sabe fazer, com um desempenho único e prometendo uma melhoria em vários níveis. Este é o melhor chip que a marca criou e que irá equipar nos seus equipamentos. são num único chip 16 mil milhões de transístores.
Com um processo de construção de 5 nm, tem uma prestação no campo de consumo de energia único e que será visível de imediato. Com 8 núcleos dedicados, vai ter um desempenho acima do que o mercado agora oferece.
Claro que também no campo do GPU este tem funcionalidades acima da média. A Apple descreve-o como o mais rápido do mercado, no campo dos integrados. Presente estão 8 núcleos dedicados a esta função.
Focado na segurança, o M1 assume o papel de todos os anteriores, ficando focado em proteger os utilizadores e os seus dados, num único SoC e sem depender da interação de outros elementos.
O M1 vai ser a base de todos os novos computadores da Apple e estes vão poder tirar dali ainda mais do que hoje era oferecido. Será o padrão da marca e começará já a ser incorporado nos equipamentos.
Este artigo tem mais de um ano
Melhor processador do mercado.
Só se for do mercado africano.
Que preconceito com o continente Africano, meu caro.
Não sendo um fã da Apple, tenho que dar os parabéns. Tenho muito pena que uma Microsoft, Dell, HP, Lenovo, etc não investem mais em R&D. Infelizmente portam-se meramente uns “montadores” de componentes… enfim
É mais a Microsoft e a Google que podiam aprender.
A Apple, ao contrário das empresas que falaste, tem hardware próprio, software próprio e serviços próprios, ou seja, tem um ecossistema extremamente fechado, e o alvo dos produtos que fabrica é o próprio cliente final.
A única que poderia ser equiparada seria a Microsoft, mas ao contrário da Apple, não produz apenas para o seu ecossistema. A Microssoft tem que se preocupar em manter a compatibilidade num número infinito de possibilidades de hardware (o que na minha opinião é muito mais impressionante que adaptar o sistema operativo para uma única plataforma com um único processador).
Já as outras, como é que querias que investissem mais em R&D?
Não tenho grandes dúvidas que esta transição só vai funcionar por causa do que mencionei na primeira frase…
Apple cada vez mais isolada do resto do Mundo
ja o fizeram no passado mas tiveram que se render a serem montadores para sobreviverem.
já podes descer à Terra!
o meu comentario era para o andy.
São 16 biliões e não 16 milhões de transístores. por exemplo um intel i7 de 22n de 2014 já tinha 2,6 biliões.
São 16 biliões e não 16 milhões de transístores. por exemplo um intel i7 de 22nm de 2014 já tinha 2,6 biliões.
por acaso até é 16 mil milhoes em PT-PT, há diferença entre 16 biliões dos US para os nossos 16 biliões.
1 billion = 1 000 000 000 — são nove zeros…
1 bilião, em português = 1 000 000 000 000
+1
No Brasil, um bilhão também tem 9 zeros, como nos Estados Unidos. Não sabia dessa diferença de Brasil para Portugal.
Portugal e maioria da Europa
1 milhão = 1 000 000 = 1e6
1 billion (usa, uk)/ 1 bilhão (br) /mil milhões/1 milliard (fr) = 1 000 000 000 = 1e9
1 bilião (pt) = 1 000 000 000 000 = 1e12
1 trilião (pt)/1 trilhão (br) = 1 000 000 000 000 000 000 = 1e18
+1
Em português de Portugal diz-me milhar de milhão e não bilião. Lê outra vez, 16 mil milhões…
Em português de portugal dizes como quiseres, eu digo sempre bilião quando me refiro a mil milhões, estupidez é quem não conhece as escalas e gosta de usar a escala “correcta” que não é mais que um número matemático 10e12, virtualmente inatingivel em cenários de mundo real, eu uso e usarei sempre bilião como 10e9 aqui ou na china e dispenso qualquer tentativa de correcção.
Faz mal…não é tarde para aprender. Billion é diferente de bilião, é apenas gráfica e foneticamente parecido. Matematicamente é diferente. “Constipated” não significa “constipado”…
A Intel esteve a dormir à sombra da bananeira demasiado tempo e agora vai acabar kickada pela Apple enquanto ao mesmo tempo tem levado com uma concorência cava vez mais forte da AMD.
Se entre gerações de processadores Intel Core a diferença era pouca, já a diferença entre os AMD Ryzen é grande. Por exemplo, a unificação da cache é um passo tremendo entre a arquitetura Zen 2 para Zen 3.
Aonda estãos os fanboy da AMD a gozar que a Intel ainda vai nos 14nm??
A Apple já vai nos 5nm e a AMD AINDA nos 7nm :D:D:D:D
16 milhões de transistores?
Penso que estará incorreto!
Isso para mim não vai durar muito, vão desistir pelo meio……..a Apple cada vez está a fazer mais só para sim e isso é mau, precisamos uns dos outros um pouco deste e daquele só assim se evolui…….
e por que haveria de desistir se até a Microsoft tenta usar processadores ARM nos seus computadores?