Chegou o novo iPadOS 16 e traz uma novidade fabulosa
A Apple deu hoje a conhecer muitas das novidades do novo iOS 16. Além disso, apresentou também as novidades do novo watchOS 9 e o novo Macbook Air com o novo SoC M2 e também o MacBook Pro 13.
O iPad não ficou esquecido, pois a Apple mostrou também as novidades do novo iPadOS 16. Vamos conhecê-las.
Se é um utilizador do iPad e sempre considerou que o equipamento poderia fazer muito mais, então temos novidades para si. A Apple apresentou hoje o novo iPadOS 16 que traz um conjunto de novas funcionalidades. Como é natural, algumas das funcionalidades do iOS 16 vão estar também disponíveis no iPadOS 16.
Pela primeira vez, o iPadOS permitirá ter janelas sobrepostas. Além disso, esta nova versão do iPadOS, aposta num conjunto de funcionalidades colaborativas para que o iPad seja um melhor equipamento de trabalho e de produtividade. Pode facilmente partilhar documentos, por exemplo via mensagens, pode aceder diretamente ao Facetime através de um documento, etc.
O FreeForm está a chegar ao iPhone, iPad e Mac e é mais uma das novidades onde a colaboração funcionará de forma completa e integrada.
12 anos após o lançamento do primeiro iPad, a Apple trouxe finalmente a app Weather para o iPadOS. Outras das grandes novidades.
O Game Center também irá receber algumas funcionalidades do SharePlay. Por exemplo, o utilizador poderá jogar jogos com vários jogadores enquanto mantém uma chamada no FaceTime.
Na prática, o iPad vai funcionar como um complemento do Mac com um sistema de multitarefas avançado e com a possibilidade de comutar entre as aplicações de cada um dos sistemas de forma muito rápida e intuitiva.
As novas funcionalidades chegam um ano depois que o iPadOS 15 trouxe importantes funcionalidades multitarefa que facilitaram muito o acesso a diferentes apps na configuração tradicional de exibição dividida do iPad.
Essa atualização também incluiu o prático recurso Quick Notes, um controverso re-design do Safari que acabou sendo revertido, um novo conjunto de widgets entre muitas outras novidades melhores.
Resumo das funcionalidades do iPadOS 16
As versões beta para programadores ficam disponíveis hoje e as primeiras beta públicas chegam no mês de julho.
Que iPads vão receber esta versão iPadOS 16
Segundo a Apple, os dispositivos compatíveis para receber o iPadOS 16 são:
- iPad mini (5.ª e 6.ª geração) iPad (da 5.ª à 9.ª geração) iPad Air (da 3.ª à 5.ª geração) iPad Pro (todos os modelos)
Este artigo tem mais de um ano
Portanto, agora quando ligar o iPad air a monitor 4k, já não tenho aquelas bordas pretas horríveis, certo?
Pelo menos os iPads com M1. Não sei se outros modelos suportam a resolução. É esperar pelo beta para ver.
Falta o mais simples – multi utilizador.
Isso sim, seria uma ótima novidade.
Isto é algo incompreensível não ter. Acho que é algo básico…
Eu tenho praticamente todos os equipamentos Apple, e o único que acabo por não ter é o iPad devido ao facto de não me permitir ter dois users… É ridículo.
O software do ioad está a anos de luz da concorrência.
Existe iPad e existem tablets…
Não é de todo possível fazer comparações, porque são mundos diferentes!
O iPad é fantástico, o resto, é resto.
Não fiquei esclarecido com uma questão que tenho:
– O dito multitasking que promoveram, está só disponível para equipamentos que tenham o M1 ou está disponível para todos os dispositivos que suportem iPadOS16?
Os que têm M1 vão tirar todo o proveito do novo multitasking. Tem a ver com o desempenho que nos iPads sem M1 pode ficar comprometido. Vão receber outras funcionalidades mas não todas.
Sinceramente isso não faz sentido. Tablets Android como o S7 tem processadores muitos mais fracos que o Ipad Pro mesmo sem M1 e conseguem ter multitasking bem funcional e no sistema bem mais pesado como é o Android. Cheira me a conversa para forçar o upgrade para o M1
Que péssima notícia! Eu com um iPad Air de 4ª geração vou ficar a ver navios…
Comprei um iPad por causa da sua fiabilidade e atualizações. Agora que sai uma das funções mais desejadas a Apple mostra o dedo do meio e manda-me comprar outro equipamento se quiser usufruir delas.
Sabem se o Ipad 4 Mini 4G, ainda vai ser atualizado, ou finalmente posso comprar um novo, é que enquanto há atualizações para a utilização que dou ao Ipad, não se justifica a troca do mesmo, é basicamente para quando viajo para ir fazendo pagamentos e por receio quando os equipamentos deixam de ter atualizações ai sim eu troco de equipamento
se a utilização dada é simples e pouco exigente qualo problema de não receber atualizações para sistemas operativos mais recentes?
tenho um macbook pro late 2011 que parou no macos high sierra e isso em nada afeta o que faço com ele. será utilizado até “morrer” (ou alguma eventual reparação já não ser possível ou o deixar a funcionar mal), tal como fazemos com todos os equipamentos que compramos cá em casa.
a necessidade de comprar novos equipamentos não é, para a vasta maioria dos consumidores, uma necessidade real mas sim induzida por um marketing agressivo e por um modelos económico baseado no consumo desenfreado e, consequentemente, na produção de quantidades inimagináveis de lixo desnecessáriamente