Carro abandonado da Apple seria bem mais parecido com uma carrinha
Quando a Apple começou a pensar em criar um carro elétrico autónomo em 2014, fê-lo com uma ideia clara: esse carro não seria parecido com os carros elétricos da Tesla. Não teria um design de sedan, carro desportivo ou SUV. Na verdade, teria um aspeto bastante peculiar.
A Apple tinha uma ideia diferente
De acordo com a Bloomberg, uma das últimas propostas de design, por volta de 2020, era muito mais parecida com uma carrinha futurista. A Apple chegou a considerar a aquisição de uma fabricante - a McLaren era uma forte opção - mas também houve conversações com a Canoo, uma fabricante de carrinhas elétricas, que acabou por ser a que mais se aproximou da ideia da Apple para os seus veículos.
Uma carrinha em que a maior parte dos perfis eram curvos - o oposto da polémica Cybertruck da Tesla - e que também teria janelas em que a tonalidade podia ser ajustada para as tornar mais ou menos opacas para o exterior.
O tejadilho era totalmente transparente, o exterior era totalmente branco e as jantes eram brancas com um centro preto. E havia ainda outra caraterística marcante. A frente e a traseira eram idênticas, pelo que o carro parecia estar sempre a andar para a frente.
A outra ambição era atingir o nível 5 de autonomia, ou seja, o nível mais avançado que permitiria ao condutor e aos passageiros estarem totalmente despreocupados com a condução. Ninguém conseguiu atingir sequer o nível 4 de autonomia - apenas alguns carros atingem o nível 3 - e a Apple acabou por ceder às evidências e tentou mudar a abordagem para um carro 100% elétrico, mas já não autónomo.
No entanto, enquanto durou essa ambição, o interior do carro não teria volante ou pedais. O que tinha era uma interface minimalista, bancos que podiam rodar e até televisores gigantes no interior para ver vídeos ou realizar videoconferências.
Como a condução autónoma significaria que não seria necessário um volante ou pedais, a única coisa que estaria disponível em caso de emergência seria um joystick ou um controlador semelhante a uma consola - ou uma aplicação para iPhone - para uma condução a muito baixa velocidade como método auxiliar. Seria até possível ligar a um centro de controlo para que o pessoal da Apple pudesse conduzir o carro remotamente e tirar-nos de qualquer situação de emergência.
Alterações posteriores ao projeto mudaram outros aspetos, como a forma como as portas se abririam: em vez do conceito original de portas deslizantes, foram consideradas portas que se abriam para cima, como as do Tesla Model X. No final, porém, o projeto foi cancelado e a Apple decidiu redirecionar estes esforços para o campo da inteligência artificial generativa.
Leia também:
devia ser ideia do jobs reviver o verão de 69
bisonho
Se é verdadeiro, é um protótipo – de há 10 anos atrás.
Vale a pena lembrar o protótipo apresentado pela Google, em 2014 e as caraterísticas do veículo – “não tem o tradicional volante, acelerador e até o importante travão…em vez disso a Google “artilhou” o veículo com sensores que serão controlados por software”.
Muitos acreditaram que o veículo totalmente autónomo era realizável a curto prazo e foi isso que levou a Apple a meter-se nisso. 10 mil milhões de dólares depois, concluiu que não era possível, ou o carro não dava uma margem de lucro suficiente e abandonou. Do pouco que se sabe do projeto Titan(ic), há notícias de a Apple ter chegado a soluções inovadoras em alguns aspetos. Uma vez que abandonou o projeto, podia publicar a documentação.
https://pplware.sapo.pt/google/google-anuncia-prototipo-de-carro-autonomo/
Ou vender as patentes se as criaram
Bla…bla….bla …. repetir o que dito na noticia e colocar links…..é mesmo de quem quer aparecer e não tem nada para disser, não te canses tanto oh aspirante aqui do sitio.
Feio que dói. Não admira que tenham desistido do projecto.
https://www.motortrend.com/uploads/sites/5/2021/03/2023-Canoo-Pickup-2.jpg
O Canoo existe e é um carro modular…
Faz lembrar o VW Kombi, conhecido por pão de forma.
Por acaso até gosto
Este carro da foto existe e começou a ser produzido este ano.
É da Canoo:
https://pplware.sapo.pt/motores/nasa-apresentou-os-novos-veiculos-electricos-que-transportarao-a-sua-tripulacao-artemis/
A que não têm vidros atras até que é engraçadita, já a outra cruzes canhoto o gajo que desenhou aquilo deve de ter sido depois de uma colonoscopia 🙂
Eu diria antes: Estava a fazer uma colonoscopia enquanto desenhava.