Cadeia de retalho vendeu acidentalmente iPad Air por 15 euros e quer recuperá-los
Uma grande cadeia de retalho ofereceu modelos de iPad Air de 13 polegadas a portadores de cartões de fidelização por 15 euros, com encomendas online e vendas para recolha em loja processadas e os iPads entregues aos novos proprietários.
iPad Air com uma promoção "incrível"
A empresa demorou 11 dias a perceber que tinha cometido um erro e está agora a pedir aos clientes que compraram os iPads que os devolvam ou paguem quase o preço total por eles.
Infelizmente, para o retalhista, os termos e condições associados à encomenda não excluíam erros de preço.
A Wired relata que o erro foi cometido pelo gigante tecnológico de retalho MediaWorld, em Itália.
A 8 de novembro, surgiu no site da MediaWorld, um retalhista europeu de eletrónica, uma oferta para portadores de cartões de fidelização. O negócio: um iPad Air por 15 euros em vez dos habituais 879 euros. Sem truques, sem condições […]
O processo foi simples, mesmo para quem encomendou online […] Na loja, o pagamento de 15 euros foi processado com sucesso e a MediaWorld entregou os iPads como esperado.
Onze dias depois, porém, a MediaWorld enviou um simples email, não uma comunicação formal por correio registado, afirmando que o preço publicado era claramente incorreto. A empresa pediu então aos clientes afetados que escolhessem entre duas soluções: ficar com o iPad e pagar a diferença para corresponder ao preço, mas com um desconto de 150 euros; ou devolvê-lo e receber o reembolso dos 15 euros e um voucher de desconto de 20 euros pelo incómodo.
Serão obrigados a devolver?
Os termos e condições não tinham quaisquer cláusulas que excluíssem erros de preço, com a MediaWorld a tentar apoiar-se num princípio mais geral do direito contratual.
A lei italiana diz que uma empresa pode anular um contrato se o erro fosse óbvio. No entanto, um advogado de consumidores citado no artigo disse que existem tantos tipos diferentes de promoções, algumas claramente concebidas para gerar publicidade, que não se pode esperar que os consumidores saibam com certeza que se tratava de um erro e não de uma promoção para um número limitado de vendas.
Além disso, a empresa não emitiu qualquer notificação legal formal, limitando-se a enviar um email aos clientes com as duas opções.
Não se sabe como irá terminar esta história, mas por agora é provavelmente aconselhável que os clientes mantenham os iPads e não respondam ao email.






















Claramente uma falha de controlo da empresa, devia haver multiverificação antes de actualizarem os preços…
Para mim a empresa tem de assumir a culpa,,,
Nao pode haver 2 pesos 2 medidas, se eles se enganarem o preço para cima “só compra quem quer”, ” o consumidor sabia o preço no acto da compra”.
Não pode ser sempre o consumidor Aa perder…
A madia market só tem é de abrir uma auditoria interna para perceber onde falharam, e corrigir o processo de actualização de preços para isto nao voltar a acontecer.
se não da a imagem ” se nos enganarmos nao faz mal, pedimos de volta”.
madia market? mas já não fechou portas?
Em Portugal e mais alguns países não fechou mas vendeu a empresas concorrentes. A empresa continua a existir em Itália
Mas a notícia é sobre a Media World e não Media Markt…
Lol.. se fossem a mesma empresa é que seria giro não é?
Não, não era. Giro era chamar-lhe o nome correto.
Afinal o logotipo está na imagem e ninguém tem dúvidas de que loja é nem como se chama…
Sao os mesmos. Tal e qual como a Ola, Algida, Frigo nos gelados.
Logo mediaworld e a media markt na italia.
Tu também és o mesmo mas se mudares de nome chamam-te pelo nome novo…
Mais uma estratégia de markting! Não pode ser um engano! Quantos foram?
Darty quase tudo!
e quase tudo foi de mais! 😛
A MediaWorld usou jovens, para definir os preços, no serviço central de preços.
Ora a promoção era “Com o pagamento, de 15 euros, no seu cartão de fidelização, numa compra, superior a 1000 euros, receba o Ipad Air, com desconto de 150 euros, sobre o PvP.”
Quem registou, a informação, só olhou para os 15 euros, registou 15 euros, pagamento e o código de barras do Ipad Air.
Pior: foram 11 dias, em que fosse comprado, nas lojas, ou online, qualquer cliente, que comprasse 1000 euros (faltou ali nas condições), de produtos, podia pagar 15 euros, para receber o Ipad Air. Por serem 11 dias, suponho que terão vendido, poucas unidades. Porque se saíssem 500, no primeiro dia, o director financeiro, ia notar que estavam com perdas financeiras, nas vendas, daquele dia. Se não notou, ou não possuem equipa de análises de resultados ou foram poucas vendas, só dando, por ela, quando stock estava a acabar ou que algum funcionário questionou aquele preço.
E não, não terão de devolver ou pagar. A empresa emitiu factura, pela venda, suportada por uma promoção, registada no serviço geral de preços. Só podem exigir, aquele pedido, a encomendas que ainda, não tivessem sido entregues. É parte da lei geral de consumo, europeia. Se o aparelho saiu da loja, foi entregue, com factura emitida, não podem dizer que existiu erro técnico, no preço.
Ainda bem que está cá o funcionário da loja que nos explicou o que aconteceu…
Nesses casos geralmente o cliente ganha quase sempre, pois se foi a empresa que se enganou paciência, como diz aqui outro utilizador, e se fosse engano para cima? Pois é….
Já houve outros casos assim até bem pior, coisas vendidas por 1€ loool
Eles só têm mesmo é de fazer um inquérito interno e pronto…….
Darty quase tudo…
Deram mesmo.
Como se diz na tropa: temos pena
Faz lembrar a PS1 que no continente em Leiria em vez de 57 contos andaram a vender a 5 e 700…
O estranho é demorarem 11 dias a detetar o dumping que estavam a fazer. uma venda abaixo do preço do custo deveria no minimo despoletar um alerta interno ou então nem processar a encomenda, mas pronte a empresa deve ser pequenina e sem meios técnicos para observar estas situações no minimo estranhas . Agora é aguentar a porrada e assumir o estrago.
A empresa é que errou, o consumidor não tem qualquer obrigatoriedade nem legal nem moral de entregar, nem de pagar o preço total. Era mais o que faltava !
Caros senhores da loja…. aguentem