Bateria do iPhone – Veja como está de saúde
A bateria continua a ser o componente que mais falta faz num smartphone, isto porque é a fonte de energia, neste caso, é o que "dá vida" a estes dispositivos. Assim, é natural que os utilizadores queiram uma bateria com saúde e pressionem os fabricantes a fazer mais e melhor. A Apple sentiu isso quando decidiu, unilateralmente, ajustar o desempenho para não se notar um desgaste da bateria nalguns iPhones.
Será o seu um dos iPhones que tem esse desgaste? Veja como pode verificar o estado da bateria do seu iPhone.
Podemos ver em casa o estado da bateria?
Verificar os níveis de performance da bateria do seu iPhone ou de qualquer outro dispositivo iOS não é complicado. De facto, não requer sequer uma visita a uma loja de reparação Apple. É importante lembrar que, atualmente, a Apple não exige que a sua bateria falhe nos testes deles para estar eleita a ser substituída ao preço de 29 euros. Quando vai a uma loja e eles dizem que vão analisar a bateria, geralmente usam software Apple que está disponível online para estes operadores.
Nos Estados Unidos, a Apple disponibiliza uma app de suporte que permite aos utilizadores contactarem via chat um colaborador Apple. Este leva os utilizadores a executarem alguns passos até o sistema, remotamente, fazer um diagnóstico à bateria.
Por cá, podemos fazer isso também (até mostrámos aqui com uma app para iOS) utilizando uma app muito interessante para o efeito, a coconut Battery. Basicamente, esta app, que já demos a conhecer há alguns anos, tem sofrido as devidas atualizações e, de forma gratuita, permite que tenhamos a perceção do estado da bateria do Mac, iPad ou iPhone.
Instale a app coconut Battery
O primeiro passo é ir ao site coconut e descarregar aqui a aplicação coconut Battery 3.6.5.
Como é referido no site da app, com esta ferramenta o utilizador está sempre ao corrente da saúde da bateria. A app mostra em tempo real a informação referente a este componente, quer no seu MacBook, quer nos dispositivos iOS (iPhone, iPad, iPod touch).
Assim poderá saber:
- A idade da bateria do seu MacBook ou dispositivo iOS
- Quantas vezes essa bateria já foi carregada
- A saúde da bateria (capacidade em relação à capacidade original que vem de fábrica)
- Outros dados interessantes...
Ligue o iPhone ao seu Mac
Sim, esta app foi desenhada para os computadores da Apple, por isso, a relação da mesma é ótima também com os dispositivos iOS. Assim, depois de a instalar abra a app e ligue o dispositivo iOS ao seu Mac.
Como pode ver nas imagens, o software tem três separadores, mas há um que nos interessa particularmente: iOS Device.
Depois dessa área é que temos a informação que nos vai dizer a saúde da bateria do nosso iPhone. No caso em análise está o meu iPhone 6 que mostra algum desgaste normal, mas perfeitamente de saúde. A capacidade da bateria quando saiu da fábrica era de 1810 mAh e, depois de mais de 3 anos (1158 dias) a bateria ainda consegue uma capacidade de energia de 1747 mAh.
A aplicação permite saber mais informação, nada de extraordinário, mas é sempre informação que poderá ser útil.
Fica a sugestão e o desafio para testarem as vossas baterias e deixarem o feedback. Estes dados, ao longo dos tempos, podem dar-nos uma ideia de como nós, utilizadores, agimos. Além destes problemas que sabemos existirem com o abrandamento propositado para camuflar o desgaste das baterias, também poderemos verificar se a forma como carregamos o smartphone é a mais indicada.
Leiam também:
Este artigo tem mais de um ano
RIP, no Mac this side.
Atenção que não é apenas o nível de carga suportado que interessa , mas sim também se a bateria consegue ainda dar todos os watts quando necessário . Este tema é complexo. As baterias , qualquer uma que seja, “envelhecem” e deixam de conseguir usar todos os watts/h que tinham de início.
Resumindo , não é só o nível de carga que está em causa embora isso ajude.
Abc
A potência deriva da corrente multiplicada pela tensão (P=V*A) e a capacidade é geralmente medida em Wh.
Considerando a capacidade máxima da bateria, na gama de tensão aceitável para o propósito (num smartphone supõe-se que seja de 3,7 para 100% de carga e 3,2V para 0% de carga), a rapidez da variação de 100% até 0% é diretamente proporcional ao desgaste da bateria, mas o intervalo de tensão mantém-se com variação irrelevante ao longo da vida da bateria.
O desgaste provém de partes das células que passam a estar inativas e, consequentemente, fazem baixar a capacidade de armazenar energia.
Como? 3.7v a 100% da carga?
Para baterias de lithium, considera-se que 4.2v corresponde a 100% ou perto, e que 3.7v (em alguns casos 3.6v) a tensão nominal.
“supõe-se” foi para dar o exemplo.
Dizer que “considera-se que 4.2v corresponde a 100% ou perto” também não me parece um fundamento.
Impedância também conta Vitor .
Abc
Como o Senhor Vitor M. explicou esta bem explicado. Impedância da bateria esta sempre dependente da Lei de Ohm
Uma resistência interna inferior geralmente indica uma maior capacidade; portanto, um aumento na resistência interna ao longo do tempo pode indicar a diminuição da capacidade da bateria, ou a degradação. Medir a tendência ao longo do tempo indicará quais células são mais fracas ou anormais. No entanto, é importante notar que a resistência interna varia entre diferentes baterias e fabricantes de baterias.
Só uma pequena correcção: P=VI
P – potência em Watts
V – tensão em volts
I – corrente em amperes
P(W) = I(A) × V(V)
Ainda não vi aqui a noticia de uma bateria do iPhone X que “explodiu” numa Apple Store no Reino Unido provocando quase uma dezena de feridos…se fosse da Samsung era um escândalo! E nem sou cliente da Samsung…mas o feliz proprietário de um Lumia!
Oi? Manda essa news sff que ainda não a vi. Mas não estarás a falar de um iPhone 6s Plus que foi levado a uma Apple Store em Zurique e queimou a mão de um empregado que tentou abrir o smartphone?
Se foi isso, que ao que parece a bateria teria algum problema, apareceu no teu Lumia de forma estranha. A ser isso, repito, procura no teu Lumia onde fica Zurique 😉
Uma dezena de feridos? :O
O meu Lumia “sabe” perfeitamente onde fica Zurique que é uma cidade da Suiça…aliás já lá esteve duas vezes. Também “sabe” que Londres é a capital de Reino Unido…e não “confunde” Países e/ou cidades.O erro da localização onde se deu o “acidente” foi meu e não do Lumia. E eu NÃO escrevi DEZENAS de feridos…escrevi CERCA DE UMA DEZENA DE FERIDOS. Foram oito…cerca de uma dezena!!
Mas então a ser assim, mostra sff onde foi isso.
Com 8 ou 10 feridos ja é um atentado derivado a explosão :D. A malta esquece se que isto é um blog de notícias credíveis e segundo se queres ver esse tipo de noticias ligas a tv. La por tu quereres ou gostares da cousa acho que cada notícia que para aqui vem nao é assim ao acaso sao escolhidas consoante a sua importância e o valor dessa importância para um utilizador. Que todos ja sabem quem as baterias podem explodir sabemls agora se explodiu ao acaso é uma coisa se explodiu nas maos de um tecnico é outra. Ja vi macs na pc clinic a rebentarem baterias estavam inchadas que ate o chassi ficou curvo, mas nao vez aqui nenhuma notícia que reventou uma bateria de um mac quando o cliente estava a ser atendido na loja.
Ou seja, quem não tem Mac, chapéu.
E eu aqui a tentar perceber pq não conseguia instalar isto lol
Calma, outras ferramentas serão dadas a conhecer para outros SO. Esta aplicação é muito interessante, mas é para quem tem Mac, como diz no texto.
Boas
É só a mim ou não existe com esse nome?
Tentando fazer o download, parece que crasha.
ABC
Não existe onde? Desculpa, não percebi.
https://ibb.co/d009sR
TL;DR:
84% da capacidade original, 933 ciclos, iPhone 6+
E para Android, sabem se há algo do género? Obrigado.
Há sim, já lançamos em tempos, mas ainda bem que perguntas, vou fazer um artigo com as apps mais recentes.
Obrigado Vitor. Vou ver se consigo ver o vosso artigo.
para testar com windows 10 como faço ? vitor
Na aplicação diz-me que tenho 78,8% de bateria e falei com a Tou Aqui tou Ai (reparadora oficial) via facebook, eles correram o teste remotamente e dizem que tenho 91% de capacidade. Btw, ao obrigado da garantia (meu caso) eles só substituem gratuitamente abaixo dos 80%. Acima disso (como aparentemente é o meu caso) tenho de pagar os 29€
Vai em pessoa lá caso te seja possível. Eles resolvem isso.
Abc
Com esse nome não encontro na AppStore.
Iphone 5c IOS 10.3.3
Bruno, essa app não está na app Store. Ora dá uma lida no texto sff.
Alguma forma de fazer o mesmo com a bateria de equipamentos Android? É sempre interessante sabermos o estado da bateria do nosso smartphone ao fim de algum tempo…
Sinto que tenho problemas de bateria há algum tempo, instalei a app através da app store, o restultado que me deu foram 76%. Tenho iphone 6s faz este mês dois anos e meio.
O resultado face ao tempo que tenho o telemóvel é normal, ou acham que deva trocar de bateria através da campanha dos 29€?
Já estou com 78% no design capacity!! e isto com 579 ciclos de carga!!
Ainda queres tu dizer 🙂 o normal são 500 ciclos de vida 🙂
Abc
Então se em 500 são 80% e ele com 579 vai em 78%… como “ainda”? …
Então a app Battery Life não dá para esse feito?? Eu pensava que sim!
Os IPAD air tambem estao ao abrigo deste programa?
Nope
Só iPhones 6 /6s 7/7s e variantes plus.
Abc
Onde podemos recorrer a esse serviço? Se soubesse, ficaria agradecido. Abc
Nos reparadores oficias da Apple , tendo sempre em atenção que as baterias do 6 Plus estão escassas por enquanto.
Abc
Tenho um Samsung galaxy J5 (primeira versão) com 2 anos. Alguém me consegue explicar porque após troca da bateria por uma nova, o telemóvel quando chega perto dos 40% se desliga. E quando ligo novamente só com carregador e ja só marca 1%.
Quem não tem Mac, como pode ver o estado do iphone6?