Atualize já o iPhone, iPad ou Mac para se proteger de falha de segurança grave da Apple
Apresentado há 2 dias, o novo iOS 16.3.1 é dedicado ao iPhone e já esteve envolvido em problemas. Agora que esta questão está tratada, surge mais um alerta. Todos os dispositivos da Apple devem ser atualizados para se protegerem de uma falha de segurança grave da Apple que está a ser explorada.
Uma falha de segurança grave da Apple
A descrição da Apple para o novo iOS 16.3.1 focou-se nos problemas que vem resolver, deixando de lado alguma informação importante. Mostrou que foram tratadas algumas falhas que afetavam a utilização de algumas funcionalidades, que assim ficam novamente acessíveis de forma completa.
Uma análise à lista de correções apresentada, veio agora destacar uma que interessa aos utilizadores, não apenas do iPhone. Também o iPad e até os Mac precisam de atualizar urgentemente o sistema operativo, para assim estarem protegidos contra esta falha.
O processamento de conteúdo da Web criado com códigos maliciosos pode levar à execução de código arbitrário. A Apple está ciente de um relatório de que esse problema pode ter sido explorado ativamente.
Explorada ativamente pelos atacantes
A Apple reconheceu o problema e indicou até que este estará a ser explorado por atacantes para assim conseguir correr código aleatório nestes equipamentos. A solução surge no iOS 16.3.1, no iPadOS 16.3.1 e no macOS Ventura 13.2.1.
A falha de segurança está dividida em 2 partes (CVE-2023-23529 - 1 e 2), uma focada nos dispositivos móveis e outra no sistema dos computadores da Apple. Do que é descrito, resulta de uma falha no WebKit e que facilmente permite que os atacantes executem o seu código sem controlo nos dispositivos.
iPhone, iPad e Mac são vítimas da falha
Este problema, um "type confusion", afeta um leque grande de equipamentos da Apple. Falamos do iPhone 8 e posterior, do iPad Pro (todos os modelos), iPad Air 3ª geração e posterior, iPad 5ª geração e posterior e iPad mini 5.ª geração e posterior, e qualquer Mac que esteja a correr o macOS Ventura.
Assim e dada a importância deste problema, é urgente que todos os utilizadores façam a atualização para o iOS 16.3.1, o iPadOS 16.3.1 e o macOS Ventura 13.2.1 de forma urgente. Só desta forma ficam realmente protegidos e longe da falha que afeta o iPhone, iPad e qualquer Mac.
Este artigo tem mais de um ano
e falam do android. do android n se vêm buracos assim. é que é com cada um e tão frequente
Só para ti: O número de falhas não tem haver com a proximidade de perfeição (algo que não existe) ou não do sistema.
O número de falhas tem haver sobretudo com o número de utilizadores do sistema.
Um sistema que ninguém usa (cheio de falhas desconhecidas mas fáceis de explorar) é um sistema com 0 falhas descobertas.
Um sistema bem testado e com melhorias constantes e muitos utilizadores é um sistema muito mais explorado e encontrar ou não a falha, é uma questão de tempo e não de competência de quem desenvolveu o sistema.
Mas isto é só para ti.
ok. e depois? o mercado android e ios é tipo 50% 50% mais ou menos 🙂
No Android veem-se ainda mais buracos. Não fazem/existem é actualizações atempadas para os mesmos. Já vai na versão 13 e diga lá a percentagem de equipamentos já a têm instalada?
links, por favor.
senão é só bitaites
é impossível tapar buracos numa rede.
https://9to5google.com/2023/01/18/android-13-device-distribution/ Vs https://9to5mac.com/2022/12/09/ios-16-adoption-numbers-vs-android/
https://nordvpn.com/pt-br/blog/ios-vs-android-security/ e https://aglowiditsolutions.com/blog/android-vs-ios-security/ assim de repente.
Fresquinha. https://9to5mac.com/2023/02/16/ios-16-usage-stats-apple-iphone/