Apple Watch: Por que é que os utilizadores preferem os modelos mais antigos?
O Apple Watch Series 4 será apresentado dia 12 de deste mês. Deste modo, faltam apenas alguns dias para descobrirmos o que a Apple irá trazer de novo para o melhor smartwatch do mercado.
No entanto, surgiram novos dados que mostram que 9 em cada 10 Apple Watches vendidos no segundo trimestre deste ano são do modelo Series 1. O que é que isto significa e o que é que a Apple precisa de fazer de diferente?
Apple Watch: Mas notícias para a Apple?
Mais de três anos após o seu lançamento, o Apple Watch Series 1 continua a ser relógio inteligente mais popular do mundo. No último trimestre, o Apple Watch Series 3 ficou em quarto lugar na lista, com a Fitbit e a Amazfit BIP a apresentar vendas superiores.
No segundo trimestre deste ano, a Apple foi líder de mercado, com um domínio de 41%. No entanto, em 2017, por esta altura, a Apple também dominava 48% do mercado mas sofreu uma perda de domínio quando a Fitbit subiu mais de 13%, passando de 8% para 21%.
Estas alterações podem voltar a assombrar a Apple este ano. Segundo a dados revelados pela empresa Counterpoint Research, apesar do entusiasmo inicial gerado pela chegada pelo Apple Watch Series 3 no ano passado, os utilizadores de iPhone continuaram a preferir o modelo Series 1 quando pretendem adquirir o modelo sem comunicação LTE.
Apesar de a Apple continuar a liderar com grande margem, e de estes números realçarem o quão poderoso o ecossistema da Apple é, o crescimento do Apple Watch não é sempre o mesmo de ano para ano porque a cada 12 meses a Apple apresenta novos modelos, que acabam por tornar os modelos antigos mais aliciantes devido ao preço mais baixo. Mas, com novidades e alterações interessantes a Apple deverá conseguir inverter este quadro.
Alterar o design vai levar o comprador aos novos modelos?
A Apple tem que estar satisfeita com os resultados do relógio inteligente da marca, mas tem que prestar atenção ao preço de venda, que é tão importante como as alterações e novas funcionalidades.
Muitos utilizadores adoram o Apple Watch mas, normalmente, devido aos avanços tecnológicos feitos de uns modelos para os outros, não estão interessados em gastar muito dinheiro num produto que recebe atualizações anualmente.
Assim, mesmo que a Apple apresente novidades de uns modelos para os outros, na maior parte das transições, um novo relógio não se justifica. Isto, sem dúvida, diminui, as receitas da empresa porque os modelos não são vendidos quando estão a um preço mas elevado. Isto acaba por ser um problema com o qual a Apple tem que lidar.
Esta semana tivemos acesso às primeiras imagens daquilo que será revelado no dia 12, relativamente ao relógio inteligente da Apple. No geral, podemos esperar um novo design para o Apple Watch Series 4 e um ecrã maior graças à diminuição das bordas do smartwatch.
Será que o novo design justifica a compra do Apple Watch Series 4?
Este artigo tem mais de um ano
Lá vão eles criar a necessidade de trocar…
Possivelmente prende-se o facto de ser um relógio, em que as necessidades não vão para além das que o Série 1 já oferece, face ao 3. Depois é uma questão de preço/necessidades entre o série 1 e série 3. Poderá ser essa a explicação – para não falar na estética que é a mesma.
O 3 tem dados telefónicos independentes, que só estão disponíveis em poucos lados. É preciso lembrar que não tem cartão SIM físico.
O 1 não tem e custa menos €100.
“Por que é que os utilizadores preferem os modelos mais antigos?” Não vejo qual é o mistério 🙂
é o mesmo que comprar um carro de 1998 em vez de um de 2017…
o de 1998 tb o leva onde quer ir, demora mais tempo. mas eventualmente chega la!
que comparação de treta…
eu tenho um carro de 1998 e isto não quer dizer que seja um cancro lento.
leva-me aos mesmos sítios onde leva um de 2017, ao mesmo tempo ou ainda mais rápido. Toda a manutenção é feita a tempo e horas e as peças de desgaste são substituídas quando necessário… e dá-me menos dores de cabeça do que uma porcaria tecnológica de 2017
E se me derem a escolher entre estes novos computadores com rodas de 2018 e o meu carro de 1998, escolheria o meu de 1998 sem pensar 2x
Sim claro que escolherias, se tivesses de pagar pelos dois.
Se tivesses a escolha e o dinheiro nao fosse um problema, óbviamente que tanto tu como qualquer outra pessoa iria escolher um destas porcarias tecnologicas de 2017.
Não gosto de carros com mariquices.
Prefiro carros à maneira antiga… “analógicos”
os carros de 1998 não são analógicos. Com essa filosofia, aconselho-te a procurares um ford t
sim Miguel…. deve mesmo ser assim. Deve ser tudo vintage la em casa! 🙂
TV CRT, telefone com fios, forno de lenha, fogao com gas de botija… És uma reliquia!
Dizeres que na tua situacao financeira escolherias o produto mais barato em vez do melhor, é uma coisa.
Agora dizer se te dessem a escolher entre um barato/antigo e o melhor/novo, ias para o antigo…. claro que sim! coff* coff*
RRRR
estava a referir-me a carros de 1998… automóveis… veiculos…
o moço queria dizer que um carro de 1998 era mais lento do que um de 2017 … não é bem assim…
e sim, prefiro um bom carro de 1998 do que um de 2017 . Qual o stress?
+1 mas não se esqueça que vc está em Portugal, país onde qualquer borrabotas se endivida durante 4 ou 5 anos para comprar a carripana da moda.
Mudas de carro novo a cada 3 anos?
Mudo de carro quando bem entendo.
Mas isso nao é o que está em causa. o que está em causa é o facto de escolher entre dois produtos (um antigo e um mais recente), nao é decidir se faria upgrade de um antigo apenas porque existe um modelo novo.
Na minha opinião, o Apple Watch é demasiado caro, seja que modelo for. E depois, acho que, ao mesmo tempo que tem de tudo, não tem nada. Passo a explicar: em termos de aplicações, não há nenhum que tenha tanta variedade como o Apple Watch, no entanto, de raiz, o Apple Watch traz muito pouco.
Estive indeciso durante meses sobre se comprava um ou não, até que saiu o Amazfit Stratos, que me custou 147 euros (cá em Portugal já há à venda por cerca de 190 euros). Claro que não é tão “smart” watch, até porque a Apple teima em fechar muito o seu sistema (utilizadores Android têm uma ou outra característica adicional), mas em termos do que pretendo, desporto, está excelente… GPS excelente, batimentos cardíacos (em corrida) bastante fidedignos (dentro destes equipamentos), e a bateria, correndo todos os dias 1h com gps, a durar pelo menos 5 ou 6 dias…
Volto a frisar: o Apple Watch é excelente em termos de qualidade de construção, funcionamento dentro do ecossistema Apple… Mas acho sinceramente que é demasiado caro. Mesmo o Serie 1, preço oficial praticamente 300 euros, e nem se pode ir para a piscina com ele…
E a verdade é que a Apple começa a aperceber-se que o segredo para os próximos anos está em ter equipamentos mais budget friendly… Sim, vão aumentando aos preços dos topos de gama, mas vão começar a criar uma gama de preços mais baixos (pelo menos, no que se refere a preços Apple)
Esse relógio ai, tem Strava?
Nike Run?
O Amazfit Stratos 2 tem o Strava
Deve ser bom… Nike Run?
Por acaso é bastante bom. Não o digo por dizer!
Repara que eu não estou a dizer, de forma alguma, que é melhor do que o Apple Watch. Não se comparam! O que sim, quero dizer, é que considero o preço do Apple Watch excessivo… se fizeres um proporcional do que consegues fazer com um iPhone e o que consegues com um Apple Watch, este último não deveria ter o preço que tem. E tens de concordar que o Serie 1 está demasiado caro para as características que tem, sendo que o mais provável é que, para além do update que receberá em Setembro (refiro-me a update completo de sistema operativo, não actualizações de segurança), provavelmente não receberá mais nenhum.
Mas não é por eu ser utilizador de determinados produtos Apple que tenho automaticamente de achar que todos valem a pena.
Tem Strava e, o melhor de tudo, ecrã sempre ligado!
Sem pactuar com o Helder 😛 sendo que nao sou nada fã do Helder, quanto mais da marca 😀 venho deixar um comentário a uma noticia que falava mais ou menos da mesma coisa…
Alguém comentou o seguinte:
“Good, so they save themselves the embarrassment. Status on the smartwatch market is still the same, only Apple Watch is practical and useable with real life apps and support for things we actually use.
I have privilege programme in many airlines, all support apple watch, and i have apple pay on the apple watch. No other watch can be used for paying here, especially not samsung, and google; noone is planning to support their systems. I believe Garmin Pay will come soon to parts of the world outside usa but in the meantime only apple watch can be used for contact payment and airports. Its not awesome but its far superior. I suggest to keep an eye on Garmin though, actually planning to get their most expensive watch but thats much more for my pilot/aviator needs than for its smartwatch functions.”
E tenho que concordar… Sendo que já fui utilizador de Garmin, Fitbit, Samsung Gear S3 e Gear Fit 2, LG Urbano 2 e um Apple Watch Edition, tenho de que dizer que o Apple e o mais completo! Verdade que tudo depende do que queremos, mas no meu caso é o mais completo, pq nao encontro nenhum que faça o mesmo que o Apple Watch faz, e teimo sempre em tentar as restantes modelos e OS mas nada…Não há apps que funcionem minimamente bem para o uso que dou! Contudo e nao descurando os restantes modelos, acho que cada um no seu espaço é muito bom… para fitness escolheria FitBit, para quem faz trailers e tem uma actividade desportiva enorme Garmin… mas para quem tem uma actividade desportiva casual, para um uso diário, na minha opinião o que mais se adequa é o Apple Watch.
Contudo, uso muito para musica, podcasts, viagens, notificações e respostas às notificações por voz, e pouco mais… e pq? pq no meu local de trabalho nao é permitido o uso de um telemóvel e com o Apple Watch consigo tudo e dura-me o dia e maioritariamente a noite, e de manha ao acordar, coloco a carregar e antes de sair… está de novo no pulso… a 100%
Mas sim é caro… mas nao consigo nenhum que faça isso de forma simples e eficaz e maioritariamente independente….
Eu não estou a dizer que é mais completo. O que digo é que, para desporto, por exemplo, de raiz tem muito mais do que o Apple Watch. Estou a referir-me a dados que a aplicação te fornece, ou que podes visualizar no próprio Amazfit Stratos, coisa que, no Apple Watch, te obriga a recorrer a outras aplicações que devem ser instaladas após a compra do mesmo.
Agora, recorrendo a essas aplicações externas, e como disse no início do meu comentário inicial, não há nenhum smartwatch que tenha tanta oferta.
Mas acho que em termos proporcionais a um iPhone, por exemplo, o preço do Apple Watch está demasiado elevado.
É a minha opinião, mas por 147 euros, acredita que o Stratos é excelente, basta pesquisares no Youtube. Mas, uma vez mais: não é nenhum Apple Watch!
@SG acredito nas tuas palavras e tb quero dar a entender que o Apple Watch é perfeito, pq nao é! Mas dentro da gama de smartwatch, pela experiencia que tenho acaba sendo quase o mais perfeito, faltando sim, um empenho por parte do Watch OS relativamente ao fitness e a possibilidade de apresentar mais informação e auto detecção do que possas estar a fazer… seja a dar um passeio, correr ou bicicleta… detectar sozinho… nao deve ser difícil…penso
VEremos no novo update… contudo, e testando as versões betas… acho que continua parecido… veremos se é necessário HW novo para tal
Para mim os melhores relógios deste género são os Garmin, os da Xiaomi ou Fitbit por exemplo. Os ecrãs são perfeitos para ver ao sol e mais que suficientes para relógio, mensagens e desporto. Isto sabendo que a bateria dura 4-7 dias completos. Comprar relógios da Apple ou com Android é andar com o carregador atrás e fazer muito mas nada bem.
A autonomia do meu xiaomi amazfit bip dura, pelo menos, três semanas….
Vejo quem me telefona, leio as mensagens recebidas (sms, WhatsApp, facebook messenger, etc), tem a-gps, sensor de batimento cardíaco, acompanhamento no desporto…. custou-me 55€ + 4 € por uma app para ler as mensagens e o nome de quem me liga….
Já tinha tido um AppleWatch 1, mas prefiro o Amazfit Bip, de longe.
Mas o amazfit não tem sensor cardiaco credível, o sleep tracking e ridiculo de tao pouco preciso, o ecra e deslavado sem cores bonitas, não tem pedometro credivel, não tem altímetro nem sensor SP02…e barato e faz o basico mas comparar a um apple watch ou garmin e ridículo
+1
O erro do sensor cardiaco do Amazfit Bit é semelhante ao do Apple Watch e o do pedometro é inferior a 5%. Tenho ambos e já os testei em simultâneo em vários cenários. Sou um utilizador Apple mas se voltasse a trás no tempo não teria comprado o Apple Watch. Na minha opinião carga de um smartwatch tem de durar no mínimo uma uma semana.
O Amazfit Bit não é o mais Smart mas para mim é quase perfeito.
Sim mas não é caro, caro é que é bom.
Apple Watch e telemóvel Android sincroniza bem?
Não, o Apple Watch apenas funciona com iPhone . Com android recomendo fitbit ou Garmin mas o ideal é mesmo comprares um iPhone pois muito honestamente o Apple Watch esta anos luz a frente de todos os outros smartwatches
Ou compra um relógio normal que dura anos a bateria e diz-te as horas seja com sol intenso, seja na agua, seja de noite sem teres de andar com o ecra desligado 90% do tempo a poupar bateria para aguentar 1 dia.
Se queres algo para fitness por 100 euros tens coisas já muito boas até porque a ideia de ter um relogio fitness é realmente deixar o telemóvel em casa e nisso o Apple watch por cá nao funciona com o eSim ainda.
Compra so um smartwatch se fores dos ‘raros’ que nunca tira o telemóvel do bolso e adorava ler num ecra de 1 polegada e meia as mensagens, ditar em voz alta as respostas em plena rua ou emprego ou atender chamadas em altifalante, se és destes entao o Apple watch ou outros compensam-te os 300 euros.
Se queres é ver horas e td o que fazes faz-te pegar no telemóvel por instinto então não gastes dinheiro um smartwatch. Num caso mais bizarro tens pulseiras mais discretas por 30 euros tipo MI Badn 3 que te alertam de quem liga e fazem mais umas cenas identicas aos smartwatch poe 10x menos preço e so tens de carregar a bateria de semana a semana ou 2 em 2 semanas.
Tb era assim como tu! dizia que um smartwatch nao traria utilidade nenhuma, seria mais uma para carregar em casa, etc, etc.
Mas estava curioso, entao comprei um desses relogios inteligentes mais basicos que estava a venda no lidl. Parecia um relogio normal mas tinha um ecra pequeno na face. Era bom mas nada de especial.
Acabei por comprar um apple watch em segunda mao faz quase 2 anos e os outros 6 ou 7 relogios que tinha estao agora arrumados numa esquina a ganharem po.
Uma pessoa nao sabe a utilidade que traz ate usar intensivamente.
+1
Este comentário estende-se a tudo ( sistemas operativos, equipamentos, etc)
Quem utiliza Apple conhece a filosofia. Eu tenho um 5S e vou ter enquanto ele durar. Quando voltar a comprar será um XII ou XIII ou o que houver na altura. Comprar um iWatch mais antigo não o invalida de forma alguma e a Apple não está preocupada com isso. Malta que pode comprar, será o top , Malta que não pode ou não quer pode optar por um modelo mais antigo ou até mesmo usado. É o ciclo natural deles. A verdadeira riqueza para a marca é o ecossistema, a loja, o iTunes, iMovie, etc..
Menos de 10 milhões de pessoas usam o Apple Watch a nível global, sendo que a grande maioria compra o modelo 1 para fazer o mesmo que fazem com o telefone… andar a mostrar. Uma sondagem que li, diz que 87% dos que possuem iPhone andam constantemente com o telefone nas mãos para “mostrar” que têm. O utilizador do AW faz o mesmo.
Boa!! Quem fala assim não é gago..mas sim invejoso :p
(Agora vais comentar ‘inveja eu? do que? se quisesse comprava meia dúzia de iPhones mas não quero pq X marca é melhor e mais barato! Bla bla bla ‘ )
Tenho o Apple Watch 1 desde o seu lançamento e tem me servido na perfeição.
Contrariamente ao que alguns mencionam, raramente tenho necessidade de retirar o telefone do bolso, visto conseguir ver tudo o que preciso no relógio e até manter uma conversa em alta voz quando me encontro no carro ou até em casa, o que leva a uma enorme poupança de bateria do telefone.
Carrego o relógio todos os dias, até porque faz de despertador de cabeceira, o que dá imenso jeito.
Sobre as novas versões saídas até à data, não vi alterações relevantes que me levassem a querer substituir o Apple Watch 1, salvo o modelo à prova de água, que sem duvida me fez pensar um pouco, mas que não considerei facto significativo que me levasse a desembolsar 409,00 € por um novo aparelho que nada mais de diferente interesse tem.
Assim sendo, ou a Apple inova realmente, ou acabarei por ficar com o que tenho.
Atualizei a semana passada, o meu Serie 2 para o novo OS. Desde aí o relógio começou a aquecer, e desde sábado não se liga (mesmo fazendo o Hard Reset). Entretanto contactei a Apple via o seu agente “Tou aqui Tou aí” e foi-me dito que o relógio tem de ser reparado ou substituído por outro. O custo são 305€ ou seja, praticamente o preço de um novo.
Tendo questionado por uma garantia tipo de cortesia ou good will, já que a garantia original terminou apenas à cerca de um mês, esta foi recusada (o relógio foi comprado novo numa Apple store em Agosto de 2017).
Neste momento e face à irredutabilidade da marca, constato que a Apple se está a dedicar à criação de produtos com obscelência programada para o fim da garantia, como forma de incrementar a procura pelos novos modelos, o que considero de todo lamentável.
Um conselho, se gostam do vosso Apple Watch, não atualizem o OS, sob pena de ficarem sem relógio!