“Apple Watch ajudou a salvar a vida da minha mãe”… história incrível!
Os dispositivos que hoje "vestimos" e usamos de forma mais permanente têm uma missão cada vez mais importante: ajudar-nos a cuidar da saúde. Não é exclusividade da marca A ou B, existem muitos atualmente que são usados para monitorizar sinais vitais e outros dados relativos à saúde e bem estar. O caso que trazemos hoje é incrível. Um utilizador conta como o Apple Watch ajudou a salvar a vida da sua mãe.
O dia em que o Apple Watch salvou a mãe de Xanderpy
A história foi partilhada no Reddit e quem a conta é o filho de uma utilizadora do Apple Watch que teve um acidente vascular grave.
O utilizador com o nick Xanderpy, contou na rede social que o caso passou-se com a sua mãe durante uma viagem de negócios. Ficou alojada num hotel. Começou a sentir uma dor no peito e ficou preocupada. Nesse momento enviou uma mensagem de texto a uma amiga que também estava no hotel e pediu-lhe que fosse ao seu quarto (não deu a entender que havia qualquer emergência). Imediatamente a seguir, caiu de cara no chão.
O Apple Watch tem vários sensores e um deles, em particular, deteta quedas acidentais. Após a deteção da queda, o dispositivo dá um minuto para que o utilizador responda ao pedido de informação sobre a sua condição. Se nada for feito, automaticamente o Apple Watch dispara um pedido de ajuda para o número de socorro 112 (911 nos EUA).
Alguns minutos depois, a amiga foi ao quarto, encontrou-a caída no chão e ligou para o 911 (112 de Portugal). Para sua surpresa, os técnicos de emergência disseram que a ambulância já estava a caminho. E esta chegou muito rápido, após a amiga ter ligado.
Conta o utilizador do Reddit que a sua mãe tinha uma rutura da aorta e a situação era tão má que foi preciso um conjunto de manobras de reanimação para que conseguisse sobreviver, incluindo o transporte que foi incrivelmente rápido para o hospital.
Alguns dias mais tarde, quando a mulher acordou da cirurgia e conseguiu livrar-se dos tubos e das sondas (ficou intubada alguns dias após a operação), perguntaram-lhe se tinha ligado para o 112 antes de desmaiar. Ela disse que não ligou.
Descobriu-se então que a chamada de emergência para o 911 (112 de Portugal) tinha sido feita pelo Apple Watch no momento da queda.
Na avaliação do cenário do acidente vascular, aqueles minutos extras entre o momento em que o Apple Watch ligou para o 911 e a chegada da amiga acabaram por ser cruciais. Quando a mãe do utilizador do Reddit chegou ao hospital, os médicos disseram que ela tinha uma aorta rompida e uma das chaves para o tratamento era o transporte imediato para o hospital.
Na conclusão do seu testemunho, o utilizador refere que por vezes via histórias como a que assistiu e pensava que eram exageradas para fins publicitários ou possivelmente inventadas. Claro, agora já não acha isso, depois de ter percebido que provavelmente fora o Apple Watch que salvou a vida da sua mãe.
Este artigo tem mais de um ano
Eu uso pulseira desportiva, não a Apple, demasiado cara, mas é um excelente gestor de saúde e desporto. Serve para muita coisa. Aconselho a todos
Atual há já vários dispositivos bem em conta com muitos destes sensores.
Boa. Mas estranhamente parece que ninguém quer expendir esta capacidade.
Os políticos talvez por causa do aumento dos gastos com reformas…
E qual seria a solução? Obrigar todos os fabricantes de smartwatch a ter esta função nos seus dispositivos e consequentemente obrigar toda a população a usa-los? Já agora oferecia-se um a cada Português ao estilo Sócrates e os seus Magalhães.
O estado Português devia comparticipar o Apple watch . Seria um grande sinal de desenvolvimento se todos os Portugueses pudessem orgulhosamente exibir um nos seus pulsos.
Aconselho a tirarem o apple watch quando tiverem na intimidade. Ja me ativou o sistema SOS a meio do ato e quando dei por mim estava a chamar o 112 sem necessidade.
Lol
Mas já está a funcionar em Portugal? Obrigado.
Sempre funcionou. Mas está limitado porque a lei portuguesa de proteção de dados não permite que seja enviado os teus dados pessoais inclusive a localização.
Numa situação idêntica não adiantaria de nada porque a sra ficou inconsciente!
Hehehe… pode acontecer de facto.
Com o botão pressionado ele pode ativar o pedido de SOS em 5 segundos. Se estiver configurado de fábrica, ele fará barulho ao iniciar a chamada, mas se estiver com essa opção desligada, o pedido de socorro por parte do relógio pode ser silenciosos. No limite apareciam à porta os bombeiros e os médicos do INEM 😀
Não aparecem nada. Por limitações legais nem o INEM,nem. Bombeiros nem Polícia, nem nenhum dos teus contactos de emergência tem acesso a localização nem a nenhum dado pessoal .quanto muito sabem o número que ligou( se não tiver anónimo).
Pelo menos foi o que um Sr do INEM, me disse num curso de primeiros socorros.
O Sistema está preparado para isso mas a lei de proteção de dados não permite.
Não é bem assim, deixa-me dar-te aqui alguns exemplos. O sistema não está assim desenhado e tem a tua autorização para enviar a tua localização assim como os dados para o contacto de emergência, o utilizador autoriza essa informação.
Outra situação. Se tu deres um toque acidental no sistema de SOS do iPhone e ele ligar o 112, mesmo que desligues, o 112 liga-te. Isso eu sei que é assim (e sei que funciona). Depois se for o Apple Watch, por exemplo com o sistema de deteção de quedas, o Apple Watch faz a ligação e envia uma mensagem de pedido de emergência assim como a localização (isto está no contrato que assinas com a Apple quando ativas o serviço). O contacto de emergência recebe logo a mensagem e a localização (esta parte do contacto de emergência eu já vi que funciona). Mas levantaste aqui uma questão que vou colocar a quem de direito.
Depois essa questão da proteção de dados duvido. Isto porque existe um diretiva comunitária em relação a estes sistemas de segurança, também em utilização obrigatória nos carros. Portanto, pode haver uma parte que tenho de questionar, mas outras partes sei que funciona.
E não faz sentido essa questão da proteção de dados quando existe uma lei que obriga aos sistemas de localização para SOS.
Mas é uma boa questão a colocar!
Pode ter havido alguma alteração. Já que os entretanto automóveis novos são obrigados a ter um sistema idêntico.
Conclusao maior: o nosso SNS, afinal funciona…MUITO BEM E COM EXTREMA EFICACIA!!!
lol…. a história não foi em Portugal….
“Não aparecem nada. Por limitações legais nem o INEM,nem. Bombeiros nem Polícia, nem nenhum dos teus contactos de emergência tem acesso a localização nem a nenhum dado pessoal .quanto muito sabem o número que ligou( se não tiver anónimo).
Pelo menos foi o que um Sr do INEM, me disse num curso de primeiros socorros.
O Sistema está preparado para isso mas a lei de proteção de dados não permite.”
Percebeste agora?
Outra questao: em espaços abertos, geolocalizaçao é facil, aqui tb havia alguem que sabia exatamente, em que quarto a pessoa estava. A minha questao é: num hotel com centenas de quartos, ou num bloco residencial com dezenas e/ou centenas de habitaçoes, quando mto, a geolocalizaçao dara o numero da porta da rua (e mesmo assim, salvaguardando a margem de erro, que ate pode dar o numero errado se mto proximo); e dp, como saber exatamente qual dos quartos ou habitaçao sera (isto em caso da pessoa n estar em condiçoes de falar ou atender devoluçao de chamadas, ja para n falar em garagens e afins)?