Apple vai pagar uma fortuna à Google para o Gemini alimentar a nova Siri
O estado da IA no ecossistema da Apple preocupa os utilizadores. Está muito atrasada em relação a toda a concorrência e não parece ter forma de acelerar o processo. Após ter sido revelada uma possível parceria com a Google para usar o Gemini na nova Siri, surge agora dados adicionais. O mais relevante é que a Apple vai pagar mil milhões por ano para ter esta solução.
Apple vai pagar uma fortuna à Google
Há poucos dias revelámos que a Apple estaria a recorrer à Google para potenciar a Siri com o Gemini. Agora, surgem mais informações e mais detalhes. De acordo com uma notícia da Bloomberg, a Apple planeia pagar à Alphabet mil milhões de dólares por ano. Isto para ter acesso a um modelo de IA extremamente poderoso com 1,2 biliões de parâmetros, que alimentará a assistente de voz Siri.
O modelo Gemini da Google será utilizado pela Apple para lidar com as funções de resumo e planeamento da Siri. As funções de planeamento podem sintetizar informação e executar tarefas complexas. A Apple planeia tratar a Google como um fornecedor de tecnologia nos bastidores. Isto significa que os utilizadores de iPhone nunca saberão que a Apple depende da criadora do Android para alimentar a sua IA.
O sistema Gemini personalizado com 1,2 biliões de parâmetros representa um avanço relativamente ao modelo de 150 mil milhões de parâmetros atualmente utilizado para o Apple Intelligence baseado na cloud. A Bloomberg referiu ainda que o modelo da Google será executado nos servidores Private Cloud Compute da Apple, o que significa que será separado da infraestrutura da Google.
Gemini deverá alimentar a IA da nova Siri
A nova assistente de voz planeada para o iOS 26.4 tem o nome de código Linwood, e o projeto para corrigir a Siri com um modelo de terceiros é conhecido internamente como Glenwood. Esta nova Siri deverá ser lançada na primavera do próximo ano, e usar o Gemini como base é apenas uma solução provisória, dado que a Apple admite estar atrasada na IA.
A Apple estaria a trabalhar no seu próprio modelo baseado na cloud com 1 bilião de parâmetros, que espera ter pronto para aplicações de consumo já no próximo ano e que poderá substituir o Gemini. De notar que é improvável que a Siri com Gemini esteja disponível na China devido à proibição dos serviços da Google no país.
Na China, espera-se que a Apple utilize modelos próprios, juntamente com um filtro desenvolvido pela Alibaba. A empresa está também a considerar uma parceria com a Baidu para as suas ofertas de IA na China.






















“Não os consegues vencer, junta-te a eles”, sendo que neste caso é “paga para que se juntem a ti” AH AH
E a Apple inventou a IA.
Inventou caso não sabes AI significa Apple intelligence, todas as empresas pagam a apple para usar AI
Cuidate ahahah
Ui, não sei o que tomaste! Mas está a bater forte!
A Siri tem 15 anos. O Gemini tem que idade, mesmo?..
Exacto.
Tão bons e tão inovadores e nunca fazem nada sozinhos… IA recorrem à google, os ecrãs são samsung, os iphones são construidos na China…. Fraquinhos…
Desconta nos 20 mil milhões que a Apple recebe anualmente da Google para o Google Search ser o serviço de pesquisa instalado “por defeito” no Safari.
Mas não acredito que a Apple use apenas um modelo de IA de terceiros – como faz a Microsoft no Copilot. Até há pouco tempo a Microsoft não tinha modelos próprios para usar no Copilot, usava os da OpenAI (como o ChatGPT) combinados e optimizados com os seus próprios desenvolvimentos de IA. (Atualmente, não é muito diferente, só acrescentou os modelos que, entretanto, desenvolveu(.
Vejo como mais provável a Apple permitir que o utilizador selecione um modelo de terceiros preferencial – ChatGPT (Open.AI), Gemini (Google), Claude (Anthropic) e da Perplexity), a combinar com os seus próprios modelos/desenvolvimentos de IA.
A Apple gastou 960000 milhões de dólares, ($960 billions) a tentar desenvolver uma AI deles. Até que puxaram o tapete. Aconteceu semelhante com o Apple Maps ($330 billions) e acabaram por os basear nos da Google.
Neste caso, não vão permitir nada… só vão pagar 8000000 milhões, nos próximos 10 anos, para a Google, lhes fornecer, o código fonte, para ser adaptado, à SIRI, por uma divisão de 32 funcionários, em vez os 983000 que tinham. Daí os 6 milhões de funcionários, dispensados, pela Apple, desde 2023.
Como não pode deixar de ser, isto vai ser pago pelos clientes de uma forma ou de outra.
Sinceramente não entendo esta febre da IA, principalmente nos telemóveis, certamente será ignorância minha da real utilidade da IA, para valer estes números gigantes.
Como tudo nesta vida tem prós e contras, para viajar dá muito jeito e por norma a ferramenta mais usada numa viajem é o tlf, facilita, em traduções então é uma mais valia, mas compreendo o que dizes num écran tão pequeno como o do tlf aparentemente não serve para muito mais, pelo menos para a utilização que faço do meu tlf.
A utilidade não é no cliente… é na empresa.
Se pagar 2000 euros, pelo seu telemóvel e permitir fazer perguntas, com respostas, produzidas, em 3 segundos, ao mesmo tempo sugere que faça compras na loja A, que paga comissão. No final, de cada ano, dos 5, que o aparelho é para durar, você já pagou 900000 euros, pelo seu telemóvel, na pior das piores, hipóteses.
É aqui que a IA funciona. Ao mesmo tempo que permite a qualquer ignorante pagar 2000, pelo telemóvel e não saber fazer, as perguntas, sabe as respostas certas, para mostrar que é dos melhores, do mundo. É a regra do influencer. O que interessa é falar e mostrar que é capaz de ter 900 crianças, só não tem nenhuma, porque não arranjou nenhuma mulher capaz de o enfeitiçar, das 70000 com quem viveu. Não muda nada, em relação aos anos 70, em que se valorizava o que se dizia e, não, o que se fazia.
Oh manel 2000 euros? Não sera 20000000 milhoes? Ve la bem esses teus dados
Pois, Apple a ser Apple sempre a correr a trás da concorrência, sempre com 10 anos de atraso mas é tudo novo e novidade. Lançou an Apple Intelligence porque AI é para os pobres do android. Mas depois como a inteligência da Apple é que é pobre e não faz nada de jeito se juntam aos pobres da Google… tristeza de empresa que chula os fanáticos e entrega tao pouco. Não sei como ainda tem clientes, sempre levada ao colo pelo governo e fansboys que são tão inteligentes como a Apple Intelligence…
Assim sendo, não é melhor comprar um Android ♂️