O futuro da Apple passará pela Realidade Aumentada
A Apple não esconde o seu gosto ou apetência pela Realidade Aumentada (AR) e todas as suas potencialidades. Desde a medição de distâncias através do iPhone até a um futuro do gaming. Com maior ou menor adesão por parte do público, o futuro da Apple passará por aqui.
O interesse de Tim Cook, atual CEO da Apple, na Realidade Aumentada foi publicamente manifestado em 2017, na WWDC. Aí, o executivo realçou que a sua visão de futuro passaria pela AR e por tudo aquilo que esta tecnologia poderia fazer pelas pessoas para melhorar o seu quotidiano.
Tudo isto para deixar bem claro que a Apple não esconde o seu interesse na tecnologia de Realidade Aumentada e a sua inclusão no iPhone foi apenas o primeiro passo. Agora, começamos a ver mais sinais de que a sua aposta neste ramo será séria e compreensiva, ainda que alguns dos seus projetos como os óculos de AR continuem a ser mantidos sob sigilo.
O que é a Realidade Aumentada (AR)?
Por Realidade Aumentada entenda-se a tecnologia que, graças a um software ou algoritmo, gera novas camadas (invisíveis ao olho nu), por cima do mundo real. Por vezes sob objetos deste ou simplesmente sob tudo aquilo que nos rodeia. Poderá encontrar aqui uma explicação mais detalhada sobre o tema.
O próximo passo para a Apple
Regressando à esfera de Cupertino, de acordo com a publicação Bloomberg a empresa tem um novo executivo responsável pelo marketing para a Realidade Aumentada. Este mesmo executivo liderava, até então, um dos departamentos dedicados ao iPhone.
Esta mudança no seio da Apple foi detetada pela publicação de Frank Casanova no seu perfil de LinkedIn, tal como nota a imprensa internacional. O seu novo cargo torna-o responsável por todos os esforços de marketing da iniciativa de Realidade Aumentada da Apple, tal como o próprio descreve a sua nova posição.
Assim, todo este nicho acaba de adquirir uma importância significativa para a empresa de Cupertino. Algo que, naturalmente, nos deixa curiosos quanto ao próximo passo da Apple. Que rumo tomará a aplicação desta tecnologia para além da sua presença em algumas aplicações para iPhone? Além dos jogos e da régua, onde poderemos ver esta AR?
Até onde pode ir a Apple com a AR
Podemos apenas pesar a importância desta mudança no seio da Apple. Frank Casanova é um dos mais antigos colaboradores da marca. O seu percurso na marca da maçã começou em novembro de 1997. Assim, o seu novo cargo denota a crescente importância da iniciativa de Realidade Aumentada de Cupertino.
Algo que poderá e deverá encontrar novas aplicações para iPhone. Mas, além disso, deverá marcar presença em novos produtos. Casanova só agora é que assumiu o novo cargo, por conseguinte, o primeiro lançamento ainda deverá demorar pelo menos um ano. Entretanto, contamos com novos desenvolvimentos nesta área.
Assim, esperamos que a Apple nos apresente novas soluções de software numa primeira fase que culminará na próxima WWDC 2019. Só então é que poderemos começar a cogitar o novo hardware. O futuro da Apple passará certamente pela Realidade Aumentada. Contudo, será um processo gradual e faseado.
Por fim, os rumores sugerem uma nova câmara para o iPhone de 2020. Um sensor de imagem inteiramente dedicado à RA. Ora, quem melhor para promover esta (possível) novidade do que alguém que trabalhou durante anos com o iPhone?
Este artigo tem mais de um ano
Acho que isso é o futuro das outras marcas também, mas pronto.
E a microsoft na gama surface com a realidade aumentada…? nao conta?
Agora tb foi a apple que inventou a AR…
Parece que descobriu a polvora
A Google tem muito mais ferramentas para desenvolver AR do que a Apple. Isso de que a Apple ja vai à frente não é verdade. Podem ter mais apps nativas neste momento mas de forma geral, não.
Isto tudo para falar em algo que já existe ? ARkit ?
Abc
Até agora passa pelos preços aumentados, veremos no futuro.
E notícias há?
Suposições e rumores de 2017 não passam disso.
A única coisa que é certa vai ser o aumento dos preços para tentar estancar as perdas….
A inovação era a imagem de marca da Apple , neste momento já ultrapassado pela concorrência, que vão lançar telefones e tabletes dobráveis, sim diminuir o seu tamanho e serem mais compactos, isso vende pois é o que o público procura, estão perigosamente a ficar para trás
E os dobráveis são o topo tecnológico? Mas em quê? É que depende do que entendas como sendo o topo, não parece que um dobrável tenha a resistência, a capacidade e a definição de uma smartphone tal como o conhecemos. São coisas diferentes. Lembra-te que a Apple terá sempre ecossistema, os outros não. A Samsung tem outros trunfos, como os ecrãs e o fabrico próprio de baterias e chips. Isso define as marcas, não ter isto ou aquilo de forma isolada.