Apple processa startup de chips por “campanha coordenada” para roubar os seus segredos
A Apple tem dentro da sua empresa segredos bem guardados e que são de extrema relevância para o seu sucesso. E porque todo o sucesso acaba por ser motivo de inveja para muitos, uma startup de chips, sediada em Mountain View, parece ter tentado aliciar, numa "campanha coordenada" funcionários da Apple da divisão de chips para lhes roubar um dos maiores segredos da empresa.
A empresa avançou já com um processo contra a Rivos.
Rivos é uma startup com sede em Mountain View, na Califórnia e que é especializada no desenvolvimento de chips. Naquilo que a Apple chama de uma "campanha coordenada", parece que esta empresa está a querer roubar funcionários da divisão de design de chips da empresa, para ter acesso aos seus segredos.
Antigos funcionários da Apple levaram "gigabytes de dados confidenciais"
De acordo com a Reuters, a Apple alega que, pelo menos dois antigos funcionários levaram "gigabytes de dados confidenciais" para a Rivos. Já o Bloomberg avança que nesta informação confidencial estavam detalhes de designs de chips inéditos.
No processo, a Apple, que se recusou a tecer comentários públicos sobre o caso, refere que:
A Apple tem motivos para acreditar que a Rivos instruiu pelo menos alguns funcionários da Apple a transferir e instalar aplicações para comunicações encriptadas (por exemplo, a aplicação Signal) antes de se comunicar com eles
A empresa de Cupertino refere que a Rivos procurou propositadamente contactar engenheiros da Apple com acesso aos seus segredos comerciais. Além dos dois funcionários identificados, o processo ainda inclui outras pessoas que terão levado documentos confidenciais quando deixaram a empresa, que tentaram encobrir os seus rastos limpando os dados dos dispositivos cedidos pela Apple.
Segundo a Apple, os segredos roubados poderão ter um papel significativo no processo de desenvolvimento de SoCs concorrentes. O que a empresa pretende com este processo é que a Rivos seja impedida de usar toda a informação roubada e que seja ainda atribuída uma indemnização em dinheiro, sem que o valor seja revelado.
Este artigo tem mais de um ano
Os donos dessa empresa não serão russos ou chineses? Parece ser o procedimento habitual deles lol
Existe uma diferença entre empresa X recrutar trabalhadores da empresa Y pelas suas famas e experiências na área, e um trabalhador mudar de X para Y e levar “gigabytes de dados” numa pen para roubar…
A última requer provas.
Apple igualmente “roubou” pessoal diretamente da Tesla…
E o inverso também.
Vê o Chris lattner
Abc
Por isso é que a Apple instaura uma acção cível, de forma a ter acesso à prova de que foi a empresa a incitar ao roubo, ao mesmo tempo que tenta impedir que esses ex-funcionários possam trabalhar. A Apple já tem a prova de que esses ex-funcionários roubaram informação.
Tudo bem mas se alguem comete um crime é o ex-funcionário da Apple. A não ser que a empresa em questão esteja a torturar esses ex-funcionários para pedir os tais “segredos”…
Torturar não, mas quando existem indícios que a empresa aliciou, é crime. E é isso que está também em causa.
Estás a querer dizer que é impossível a uma empresa aliciar com subornos (ex: emprego com melhor salário) um funcionário dum concorrente para ter acesso a segredos?? Em que mundo é que vives?
Aí está uma prova como o Signal é superconfiável. Nem a Apple conseguiu quebrar o que foi transmitido. Qual Twitter ou Telegram..
Mas o Pegasus rebenta com o Signal.
Qualquer coisa ligado a net tem segurança relativa.
Não é prova nenhuma. Mesmo usando aplicoes não encriptadas iria dar ao mesmo.
Sem ordem judicial não podem espiar um dispositivo ou conta e fazer justiça pelas próprias mãos
Grande tiro no pé….
“The lawsuit also said several other unnamed Rivos employees took confidential documents when they left Apple, and that the defendants tried to cover their tracks by wiping data from their Apple-issued devices.”
… que a Apple deu.
É sabido que a Apple controla e vigia os iDevices dos funcionário.
Existem várias noticias de funcionários da Apple a utilizar Android para poderem ter privacidade/liberdade
se são os aparelhos de empresa a Apple teve oportunidade de verificar esses aparelhos após terem sido devolvidos, como qualquer outra empresa poderia fazer e acaba por fazer se tiver alguma suspeita sobre ex-funcionários.
Não estou a negar isso. Mas o certo é que muitos não se sentem 100% seguros a utilizar no dia a dia.
https://pplware.sapo.pt/apple/funcionarios-da-apple-store-usam-android-para-manter-planos-de-sindicalizacao-em-segredo
Escolhe, ou afirmas categóricamente que a Apple controla e vigia aparelhos de funcionários…
ou citas uma notícia de funcionários de lojas que têm um medo de que podem ser vigiados, que tal como tantos outros medos/paranoias, não é porque sabem que algo é verdade, mas antes porque não sabem se a suspeita é falsa.
Não sou eu que afirmo, são os funcionários da Apple… Mas tens razão, provavelmente eles não fazem a mínima ideia de como a Apple funciona.
O comentário é teu e as palavras são tuas e não de outros. Em lado nenhum os funcionários dizem que sabem que a Apple controla e vigia os aparelhos pessoais dos próprios funcionários.
explica onde é que a Apple deu um tiro no pé!