Apple processa empresa de reciclagem por revender os seus dispositivos
A Apple tem mostrado vontade em tornar-se mais sustentável e, para isso, já dirigiu várias alterações. Desde os carregadores dos seus smartphones começarem a ser vendidos à parte, para que não sejam trocados ainda em bom estado, até à reciclagem dos seus dispositivos.
Contudo, aparentemente, a Apple parece ter sido enganada por um dos seus parceiros responsáveis pela reciclagem dos seus equipamentos.
Antiga parceira de reciclagem da Apple processada por roubo
A Apple está, neste momento, a processar a antiga parceira GEEP Canada. Isto, porque a agora parte da Quantum Lifecycle Partners roubou, alegadamente, cerca de 104 mil equipamentos, como iPhones, iPads e Apple Watches, a fim de os revender. No caso, a empresa estava responsável por desmontar cada um dos dispositivos e reciclar as suas peças.
Conforme descrito pela Apple, foram enviados 500 mil equipamentos para a GEEP Canada, entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017. Após uma auditoria, a Apple percebeu que 18 por cento desses dispositivos ainda estavam conectados à Internet, ou seja, estavam a ser utilizados.
Assim sendo, a Apple pretende obter, pelo menos, 22,7 milhões de dólares da empresa que, alegadamente, a roubou. Apesar de negar as irregularidades de que é acusada, a GEEP Canada não nega a ocorrência de um roubo de dispositivos.
De acordo com a empresa canadiana, o furto foi executado por três empregados, que roubaram os aparelhos em seu nome. Contudo, a Apple discorda, por alegar saber que esses três ditos empregados são, afinal, executivos.
Apple com preocupações e ações ambientais
A Apple tomou medidas de reciclagem, depois de perceber a quantidade de resíduos eletrónicos que são produzidos. Aliás, em 2019, os seres humanos geraram uma quantidade absurda de lixo eletrónico, cerca de 53,6 milhões de toneladas dispositovos, como telefones, computadores e outros aparelhos.
Assim como já referimos, a Apple tem tentado melhorar a sua pegada ambiental. Aliás, além das suas políticas internas de reciclagem, recorrendo à Daisy e ao Dave, depende ainda de outros parceiros para recuperar outro tipo de material utilizado nos seus equipamentos.
GEEP Canada defensora da renovação e reutilização de equipamentos
Apesar de o acordo com a Apple se cingir à reciclagem de produtos, a GEEP Canada sempre se assumiu como uma empresa de renovação e revenda de dispositivos usados. Assim, uma das suas alegadas missões passava por encorajar a reutilização de equipamentos.
O problema entre as duas empresas surge das duas perspetivas diferentes que adotam. Se para a GEEP Canada os produtos estão bons para serem revendidos e reutilizados, para a Apple não cumprem as normas de qualidade e segurança da marca. Isto, porque, se são enviados para a reciclagem, significa que já não são adequados para serem vendidos aos consumidores.
A Apple trabalhou com a GEEP Canada de 2015 até 2018, altura em que descobriu que a empresa de reciclagem revendia os seus produtos. No entanto, apenas apresentou queixa este ano.
Este artigo tem mais de um ano
O que a empresa fez é quebra de contracto/ ilegal e deve ser punido como tal.
Por outro lado se houvesse assim tanta preocupação pelo ambiente os equipamento poderiam ser reparados/recondicionado e revendidos em vez de jogar fora. Se esta empresa o vez (de forma ilegal) é porque era possível e economicamente viável.
Provavelmente a Apple está mais chateada pelo o que o primeiro ponto significa¯\_(ツ)_/¯
Mas todos gostam de um equipamento novo todos os anos por isso é o comportamento esperado.
não fazes ideia qual era a idade dos equipamentos…
Há um limite de idade para a reutilização?
há limites de suporte da Apple ao software e ao hardware.
Não estarias à espera que a Apple fosse revender equipamentos já sem suporte ou à beira de perder suporte – SIM, a Apple revende aparelhos usados, recondicionados.
Não era a Apple que os estava a vender e quem os comprava sabia das limitações, mas se lhes servia, não era ecologicamente sustentável?
os equipamentos eram da Apple, e foi a Apple que teve que avaliar as condições!
Lá porque alguém pode comprar equipamentos sem suporte não justifica que um fabricante distribua equipamentos sem suporte para revenda!
A ecologia justifica que se cendam telemoveis sem carregador, mesmo para quem não tem carregador em casa, mas não justifica que se revendam equipamentos ainda funcionais para muitas pessoas, é isso? Dois pesos e duas medidas.
ToFerreira, um fabricante não poderia revender um produto que depois não daria suporte. E o facto é que a Apple recondiciona milhares de aparelhos usados todos os anos para revenda…
E eu não posso ter uma loja de penhores e vender o que quiser e de quando quiser? A não ser que a Apple me pague por eles. Equipamentos fora de garantia… e de peças… Então não pode existir stands de veículos usados e stands de peças para veículos usados? Ou de baterias usadas?
Maria, podes ter o que tu quiseres, mas aqueles equipamentos tinham sido obtidos pela Apple, eram propriedade da Apple.
E qual era a idade dos equipamentos? Para estares tão indignado é porque tens informação acerca da idade e estado dos diapositivos.
uhmm… a haver alguém indignado serás tu! Quanto à idade também não fui eu quem lançou a ideia de trocar todos os anos, sem saber qual seria a idade dos equipamentos em causa!
“os carregadores dos seus smartphones começarem a ser vendidos à parte, para que não sejam trocados ainda em bom estado” 😀
Antes da reciclagem vem a reutilização. Que políticas ambientais são as da Apple ao reciclar o que pode ser reutilizado? Quem decide se os equipamentos ainda têm condições de ser utilizados é o mercado, que pelos vistos foi claro nesse sentido.
os equipamentos eram propriedade da Apple que contratou aquela empresa para reciclar.
Não pus em causa as preocupações económicas e legais, apenas as ambientais.
segundo as tuas palavras não seria a Apple a decidir…
Vais continuar a ignorar as questões ambientais que foram as que levantei desde o inicio?
vais continuar a ignorar que a Apple recondiciona aparelhos usados?
Onde está isso dos carregadores??
Acautlelai-vos moleques , eles andemnaí a rastrear-nos vejem lá que eles saberem que equipamento x devia estar desligado mas continua na net , quando quiserem fazer pinantices tem de tenher isto em conta , ólaré
Existem imensas empresas de reparação com interesse em adquirir logic boards para retirar componentes utilizados nas reparações. É uma forma de reaproveitar.
A Apple está mais preocupada em apresentar lucros aos accionistas do que com o ambiente, pois a única coisa que querem é forçar a compra de novos equipamentos.
E como acessório, o carregador.
Em Portugal andam várias empresas a vender iphones que provavelmente vêm da dita reciclagem, forall phone é uma delas, os iphones são vendidos sem as caixas dos mesmos
Se vendem usados e com peças contrafeitas não fazia sentido vir com caixa original..
Isso são tudo lojas de iPhones martelados.
Muitos chegam lá com ecrans todos partidos, baterias gastas e eles metem um ecran lcd rasca, uma bateria manhosa chinoca e vendem a centenas de euros com Rating A+ (como novo).
Mas tb a culpa é dos inocentes que vão lá comprar, sem eles não havia esse negócio.
A Apple alega que os três empregados são executivos. Mas na época podiam estar a trabalhar no centro de triagem, até à data, foram evoluindo dentro da empresa.Como acontece nas empresas portuguesas.