Apple pede desculpa pelos problemas de fiabilidade dos teclados do MacBook
São bem conhecidos os problemas que a Apple tem tido nos teclados dos novos MacBook. As queixas têm-se acumulado e a empresa não tem conseguido dar uma resposta à altura para estes problemas.
Uma reviravolta neste caso surgiu agora, com a Apple a pedir desculpa. Em causa estão os problemas de fiabilidade dos teclados dos seus MacBook mais recentes.
As mais recentes versões dos MacBook têm um problema bem identificado e que aparentemente pode ser resolvido.
Um problema nos teclados que tem vários meses
Os teclados destes equipamentos ficam presos e não funcionam corretamente. Esta situação levou a um processo coletivo, que em breve deverá ser resolvido.
A Apple, entretanto, já o teria tratado, com a criação de uma correção no seu teclado, que supostamente resolveria o problema. Na verdade, foi aplicada uma nova película sob as teclas com o objetivo de impedir a entrada de detritos para esta zona sensível.
A resposta da Apple aos problemas no MacBook
Agora a Apple veio pedir desculpas pelos problemas de fiabilidade dos teclados do MacBook. As palavras da empresa são diretas e procuram reduzir o problema.
Estamos cientes de que um pequeno número de utilizadores está a ter problemas com o teclado borboleta de terceira geração e, por isso, lamentamos.
A grande maioria dos utilizadores de notebooks Mac está a ter uma experiência positiva com o novo teclado".
Refere também que a maioria dos utilizadores não tem qualquer problema com este novo teclado. Desta forma procura minimizar a questão.
O artigo que originou o pedido de desculpas da Apple
Estas declarações surgem como a resposta da Apple a um artigo publicado no The Wall Street Journal, onde a colunista Joanna Stern descreve os problemas existentes nos teclados, em especial na terceira geração.
O artigo descreve todos os problemas que existem desde 2017 e que levaram até a que a Apple lançasse um programa de troca destes componentes. Este fala também das ações que decorrem em tribunal.
Esta não é, principalmente, uma posição normal na Apple. É o reconhecimento do problema, mesmo nesta nova versão. No entanto, as palavras levam a querer transparecer que o problema é reduzido e muito limitado no número de visados, algo que é falso.
Este artigo tem mais de um ano
Eles pedem desculpas, mas o meu teclado continua com problemas … boa
Isso não é, de todo, verdade! O meu macbook pro teve problemas numa tecla e foi substituido todo o teclado por um novo. Isto significa mudar o modulo todo superior que inclui a bateria também (como deves imaginar a bateria veio nova). Podes ver tudo no site da Apple: https://www.apple.com/support/keyboard-service-program-for-macbook-and-macbook-pro/ (lançado a 2018-06-22).
Então mas já foste a assistência? Já a muito tempo que estavam a trocar teclados pelo que sei.
O meu MacBook 2015 até ver tem se aguentado e nem sou muito cuidadoso.
Eu fui. A minha tecla “N” estava com os problemas descritos como standard: falha no click, um click colocava dois “Ns” e o toque não era o mesmo que as restantes (parecia presa a tecla).
*há muito
O facto é que a Apple tem tido muitos problemas “reduzidos” e apesar se serem normalmente rápidos a resolver os problemas torna-se um inconveniente. Sou utilizador Apple em basicamente tudo mas tenho um pressentimento que quando o meu MacBook Pro de 2016 “morrer” talvez dê uma oportunidade a linha XPS da Dell, são máquinas lindas e poderosas
Os thinkpad carbon tambem são uma boa alternativa
alternativas pode haver muitas. com macos é que não há mais nenhuma
Tenho um macbook de 2017, já tive que trocar 3 vezes o teclado, o que implica a troca total do corpo do portátil( exceto o ecrã). O que vale é que quando isso acontece a garantia estende. Quando funciona bem é top, mas confortável do que outros teclados que já usei. Mas quando começa a dar problemas é só horrível.
Implica a troca da parte superior onde se inclui o teclado, a bateria, as portas usb c e pouco mais. A não ser que o problema seja maior do que apenas o teclado. A parte inferior onde está a placa principal e os componentes como o processador é a mesma. No meu caso e segundo relatos das trocas é este o procedimento standard.
Exato fica apenas a motherboard e a parte do ecrã, o resto troca tudo porque está tudo colado. A primeira avaria foi uma coluna. O macbook tinha 3 meses e deixou de dar som de um dos lados. Foi hardware. Trocou a top case.
Exato fica apenas a motherboard e a parte do ecrã, o resto troca tudo porque está tudo colado. A primeira avaria foi uma coluna. O macbook tinha 3 meses e deixou de dar som de um dos lados. Foi hardware. Trocou a top case.
A parte inferior, como lhe chamas, não tem placa principal nem componentes. É simplesmente um pedaço de alumínio preso por parafusos sem qualquer componente anexado.
Tens toda a razão. Tinha a ideia visual errada. De qualquer das formas, não é tudo trocado (corpo) excepto o ecrã. A parte inferior é a mesma pois, só tem parafusos.
Link para o tal pedido?
As declarações da Apple estão descritas no artigo do WSJ.
Não devia ser desculpas mas sim reestituir parte do valor pago por um laptop desses valores, é isso e a treta do gestor do USB C que desde que fiz upgrade para o Mojave tenho tido N problemas
Isto é o que dá o cortes para maximizar os lucros, colocam material de 2° ou mesmo 3° para baixar o custo de produção e depois se não der problemas boa, se der olha vamos pedir desculpas e tentar reparar com mais peças de 2°, mas o tempo que o cliente fica sem a maquina para trabalhar esse não é compensado, nem mesmo com desculpas. Já dizia um grande amigo meu, “… as desculpas não se pedem, evitam-se.”
Passar bem.
Onde é que foste buscar a ideia de usar material de 2a ou 3a? Este problema surgiu do próprio design do teclado super fino. Tem que ver com um problema em como foi pensado e já foi solucionado através do programa de trocas. Até ao momento não há qualquer problema com a segunda versão do teclado borboleta. Adoro o que as pessoas, como tu, inventam para criticar só porque é um problema da Apple.
Não é por ser Apple, podia ser Microsoft, IBM, Mercedes-Benz, Audi, Ferrari, ou até Fiat, Opel ou outra qualquer, a regra comercial é mesmo essa produzir ao menor custo usando os materiais mais baratos e sempre com a não de obra mais barata possivel, por isso a produção é sempre feitas em países chamados do 3° mundo, mas na hora de vender são preços proibitivos para a maioria das pessoas, onde muitas delas se endividam para comprar esses produtos. Se o defeito têm a ver com design, o mesmo têm de ser testado em todas as condições de preferencia as mais adversas possíveis, mas como tudo isso têm custos e como tal os accionistas não estão disponíveis para perder as suas margens de lucro em prole de um produto de excelência, por isso se passar muito bem, se tivermos problemas pedimos descula e logo se vê, e isso passa-se com todas as marcas não só com a Apple.
Primeiro, não acho que se possa considerar uma regra comercial sendo que estamos a falar de produção. Segundo, a Apple, Samsung (topos de gama), a microsoft (em produtos surface por exemplo), usam materiais e sub produtos que são referência no mercado. Sim, são produzidos em todas as partes do mundo que permite optimizar o custo de produção. Isso não pode deixar de impactar o produto final pois a Apple precisa de garantir que os standards são os mesmos quer se produza na UE, nos EUA ou na China. Os preços são o que são para uma marca que se posiciona num segmento premium como a Apple. Se as pessoas sem possibilidades querem comprar o produto isso não é um problema que afecta a discussão. Neste caso, foi testado e mais que testado e mesmo assim houve um problema, arranjaram solução (ao contrário do que tu dizes que “pedimos desculpa e logo se vê) e pediram desculpa. Não podiam fazer mais do que isso. Parece-me apenas que falas sem conhecimento de uma marca que tem um dos standards de produção mais altos do mercado e isso tem impacto nos produtos, serviços e valor. É isso que acrescenta valor aos produtos da Apple.
Tenho um dos novos modelos de terceira geração, é o melhor teclado que já vi num portátil. Sou relativamente cuidadoso na utilização, evito comer em cima dele por exemplo. Até agora sem problemas.
Bem, visto que as vendas andam mal não fizeram um “programa” como fizeram com a bateria dos Iphones, admitiram que as baterias não prestavam e “ofereceram” a troca da mesma (2 anos depois ) pelo ridiculo preço de 30€, do género, foram enganados por nós e agaora vão pagar na mesma , eu nem sei como o pessoal compra produtos da Apple sabendo que nunca vão ser os donos, estão sempre dependentes do que apetece a essa empresa.
Tanto conhecimento que tens, só que não. 1) as vendas não andam mal, não foram o esperado…é ligeiramente diferente; 2) não admitiram que as baterias não prestavam. Admitiram que face à perda da capacidade da bateria (normal em qualquer telefone) o SOFTWARE diminuía o processamento para evitar que o telemóvel se desligasse. A solução para o problema que surgiu após admitirem o decréscimo da capacidade foi oferecer a possibilidade de procederam à troca de baterias desgastadas por novas a um preço inferior e uma actualização de forma a activar/desactivar este bloqueio de processamento. Que eu saiba a Apple não é dona dos produtos que as pessoas compram mas se percebi bem o que quiseste dizer isso será cada vez mais uma constante do mercado. A Samsung deixa os utilizadores dependentes de actualizações que demoram meses a chegar (quando disponibilizam as mesmas). Há topos de gama de muitas marcas que em 2 anos deixam de ter actualizações. Não será isso sinal de maior dependência?
O copo não está meio vazio, está meio cheio…
Tenho um MacBook de 2006 primeira versao intel 2.0, e so tive de mudar o disco rigido, e continua foncionando como novo.
Um portátil que para trocar o teclado tem de substituir uma série de peças…. Way to go Apple!
Uma série de peças? Mas por acaso sabes o que falas? Trocas apenas a top case nada mais
Isso nao é verdade. O meu Macbook pro foi para arranjar o teclado e precisam de mudar parte da bateria que está soldada à top case. Isso e mais uma série de componentes.
Sorte a tua, bateria nova 😛
Isso é comum em tantas marcas com ultrabooks no mercado que o teu comentário é mesmo sem noção.