Apple prepara-se para uma revolução na sua aplicação Calendário
A aplicação Calendário da Apple foi lançada originalmente com o iPhone OS 1.0, em 29 de junho de 2007, o mesmo dia em que o primeiro iPhone chegou ao mercado. Desde então, tem vindo a ser atualizada regularmente, acompanhando a evolução do iOS. Contudo, segundo consta, a Apple irá trazer grandes novidades no iOS 19. Há alguns indícios fortes.
Apple já investiu numa solução
O iOS 19 está prestes a ser apresentado na WWDC25, um dos eventos mais aguardados por muitos, onde serão reveladas não só as novidades deste sistema operativo, mas também de macOS, watchOS, iPadOS, entre outros.
Espera-se uma mudança significativa no design do iOS 19, com uma reformulação radical face ao que conhecemos hoje. Contudo, também se notam movimentações interessantes por parte da Apple relativamente a funcionalidades de algumas aplicações, como é o caso do Calendário.
A empresa publicou uma oferta de emprego para engenheiros com o intuito de revolucionar esta aplicação com foco no futuro.
Procuram-se engenheiros para redesenhar a app Calendário
No seu portal de emprego, a Apple publicou uma vaga para engenheiro de software sénior com experiência em sistemas de calendários. Com isto, confirma-se que a Apple está a trabalhar numa nova abordagem ao conceito de calendário, não só para o iOS, mas também para os restantes sistemas.
A descrição do cargo é a seguinte:
A Apple revolucionou a forma como as pessoas vivem, se ligam e trabalham, e a equipa System Experience Calendar procura reinventar um calendário moderno em todas as plataformas Apple, criando experiências fluídas que ajudem milhares de milhões de pessoas a gerir as suas vidas. Como engenheiro sénior, terá um papel fundamental no desenvolvimento desta visão, colaborando com uma equipa apaixonada para resolver problemas complexos, influenciar a direção do produto e oferecer um software elegante e com impacto. Junta-te a nós e ajuda a definir o futuro do calendário!
Entre os requisitos mínimos exigidos estão: domínio de Swift e SwiftUI, mais de 6 anos de experiência em engenharia de software (com SwiftUI/Swift ou UIKit/AppKit/Objective-C), bases sólidas em princípios modernos de programação e práticas de desenvolvimento, e forte capacidade de resolução e depuração de problemas, sobretudo em desafios complexos.
Valorizam também características como: motivação para criar experiências de utilizador de excelência para milhares de milhões de utilizadores, sensibilidade apurada para design de interfaces, atenção minuciosa ao detalhe, espírito colaborativo e experiência com modelos de dados temporais, normas iCalendar e CalDAV.
Apple confirma WWDC 2025: o que se espera do evento
Este movimento ganha ainda mais sentido considerando que, há alguns meses, a Apple adquiriu a startup Mayday Labs, especializada em aplicações de calendário potenciadas por inteligência artificial.
Esta app permitia automatizar e programar eventos e tarefas de forma eficiente. Estaremos perante uma app Calendário renovada no iOS 19? Ou reservará a Apple esta mudança para o 20.º aniversário?





















Há uma coisa chata:
– Se se criar um evento (futuro) e der um nome parecido com um que já existe, esse evento (passado) aparece, pudendo mudar-se a data e fica-se com os dois.
– Mas se uma pessoa se lembrar de quando foi o evento passado, for lá e alterar a data só fica com o evento futuro. Às vezes quer-se conservar o histórico, o evento passado, para saber a data e as notas, e foi-se.
Outra coisa era poder-se associar ao evento fotos e documentos, e não apenas notas de texto.
No resto, quanto menos mexerem e complicarem – melhor.
Completamente acordo.
a facilidade com que se usa a palavra “revolução” para coisas insignificantes…
Depende, a novidade que se espera, com introdução da IA e de novas ferramentas adquiridas da empresa que a Apple comprou… tem tudo para ser uma revolução numa ferramenta importantíssima. 😉
Se fizessem o Siri funcionar como deve ser já ajudava, é o mais burro dos 3 (Amazon, Microsoft e Apple).
É-me impossivel criar um agendamento em que consiga através do Siri indicar o nome do titulo, localização, data e hora.