PplWare Mobile

Apple nunca mais conseguirá usar o factor surpresa

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Luis Ferreira says:

    Esquecem-se que isto tudo do factor surpresa é sobrevalorizado…

    Eles durante meses vão tendo publicidade grátis e toda a gente fala sobre como vai ser e que rumor é real, etc…

    E seria bastante fácil de resolver este problema…

    Bastava não ter milhões de unidades a serem produzidas antes do lançamento e os clientes só os poderem comprar meses depois.

    Como acham que a apple faz mais dinheiro?

    • Vítor M. says:

      Sim, concordo em parte sim, mas o factor surpresa também é um forte aliado contra a concorrência, isso é importante em larga escala nesse factor: concorrência!

      Depois há sempre o hype que se gera em torno dos lançamentos, que gera muita atracção do consumidor à marca, e tudo vende mais, até ao nível dos outros segmentos quer não aquele que está em foco.

      • Rui Santos says:

        Por isso é que é complicado manter o segredo.
        Mais gente e menos controlo nas fábricas e prazos de entrega curtos de modo a após uma apresentação o consumidor final possa comprar.
        Nos tempos do Jobs era sempre +/- 1 mês.
        Há vantagens e desvantagens mas o WOW efect é algo que claramente faz parte do passado.

    • vasconde says:

      Concordo plenamente. Isto não é mais do que uma mega campanha de marketing totalmente à borla.

      Sem gastar um cêntimo consegue por toda a gente (desde pequenos blogs a grandes cadeias de televisão) a fazer publicidade aos seus produtos.

      Ainda conseguem fazer o papel de coitadinhos… LOLOL

  2. Benchmark do iPhone 5 says:

    Há sempre uma surpresa, pelo menos quanto ao nome.

    Não se vai chamar iPad Mini. Aposto mais em iPad Air.

    E há-de haver mais qualquer coisa para apresentar.

    Às 18H00 logo se vê

    • Vítor M. says:

      Sim, também acho que será iPad Air. Pelo menos isso, se bem que o iPhone 5… foi mesmo iPhone 5 😉 quando poderia ser The New iPhone 😀

    • Ricardo Vieira says:

      Ui, que coisa fantástica, não se chamar iPad Mini e se chamar iPad Air. Quando grande inovação, que surpresa fantástica!

      Se ainda dissesses, vão-lhe chamar iPod Big…

      • Claudio Oliveira says:

        Como temos o “New Ipad”, acho que será o “Little New Ipad” lol

      • Benchmark do iPhone 5 says:

        Há quem lhe dê outros nomes, como: ‘Competition’s worst nightmare’

        • maybe says:

          lol…. e o nexus 7 é o que? the next next big thing? PPlware agora é so Apples e Mac como se fosse os únicos a trabalhar para a inovação… se repararem a nível de inovação e de evolução eles não são nada de especial…Boas maquinas, como a concorrência tem óbvio mas é igual aos outros ou pior… Acho que o “WOW” desapareceu claro com a ajuda dos chinocas e por a as outras marcas também ganharem o efeito “WOW” com terminais mesmo muito bons.
          Era uma questão de tempo..

          • eduardo says:

            lol?? já pensaste em como está o mercado de tablets?
            o Android só tem conseguido ganhar “tracção” significativa nos tamanhos mais pequenos e baratos de tablets, com o iPad mesmo assim a manter cerca de 2/3 do mercado total.
            Com um iPad mais pequeno e barato, a concorrência passa a ter um sério problema – o segmento onde conseguiam crescer fica com a forte concorrência da Apple. Para mim isso é um pequeno pesadelo para muitos. Vai haver muitas empresas a desistir.

    • eduardo says:

      iPad Air!????
      é um nome sem lógica, porque invoca o MacBook Air e pode criar confusão entre os dois.
      Mini é uma referência directa ao tamanho e não cria confusão (mesmo havendo milhares de produtos com esse nome). Não quero dizer que venha a ter esse nome, apenas que “Mini” é melhor que “Air”

    • Artur Rosado says:

      Isso do Ipad Air só poderia ser usado se fosse para fazer concorrência ao Surface Pro, isto é, se fosse um tablet que utilizasse toda a arquitetura de um PC (x86, salvo erro)

      Se for para utlizar na mesma a arquitetura que se utiliza no iphone, ipad, ipod, então terá que ser Ipad mini ou parecido.

      É a minha opinião

  3. Preto says:

    Acredito que o factor surpresa é importante numa marca como a Apple, vive muito do marketing e design e não só da qualidade de construção e OS. Mas também acredito que como já li, se aproveitam destes leaks marotos! Acho até que o ppl gosta destas cenas, ou seja chama a atenção do consumidor para… Claro que ser grande e ter quase toda produçao fora da sua alçada complica muito.

  4. César Couto says:

    A surpresa agora vai ser ver quais são os “bugs” que trazem 🙂

  5. idontcare says:

    tragam as vossa fabricas pra portugal… nos produzimos e não abri mos o bico…

    • Vítor M. says:

      😀 isso tudo, que tirem “da mão de obra escrava” e que invistam aqui no nosso país!!!

    • João says:

      o Gaspar ia ficar contente…

    • Glink says:

      concordo, em que tragam para cá, mas acredito que continuassem as fugas :/

    • Serginho M says:

      Isso é que era! Era tudo o que precisava-mos neste momento. Mas infelizmente, todas ou quase todas as marcas de tecnologia, estão sediadas na China, para poderem pagar salários baixos, e obter o lucro máximo. Nós temos provas dadas, que produzimos melhor do que eles, basta ver a industria do calçado. Mas isso não chega, na economia do lucro fácil. É triste, mas é a realidade… 🙁

      • Vítor M. says:

        O paradigma está a mudar meu caro, as manifestações na Foxconn são ada vez mais assíduas, além do mercado chinês estar também a evoluir, lá, nos grandes centros industriais, o salário “malga de arroz” está a ficar na história, o povo lá está a abrir os olhos.

        Com isso, o preço das “coisas” está também a aumentar lá, na produção. daqui por 3 a 4 anos, verás que a China não será tão atractiva como hoje “ainda” o é!

        • Alexandre Amaral says:

          Isso vai um bocado na teoria “ou vai ou racha”, se a china deixa de ser a china que é hoje perde toda a sua fonte de rendimento, deixa de ter a vantagem na produção que atirou a Europa para a sargeta aos poucos e poucos.
          O que quero dizer é que (com o actual sistema politico da china)a mão de obra barata não vai deixar de existir, pois é isso que atrai as grandes empresas o investimento e que no fundo, faz da china o pais grande que é hoje.

          • carlos fernandes says:

            e depois da china …..india e…depois nigéria…..

          • eduardo says:

            A tua teoria está muito incompleta!
            A China pensa a longo prazo e sabe perfeitamente que salários baixos não é o que irá manter o seu crescimento.
            A dinâmica na China tem estado a mudar para o consumo interno, mas para isso funcionar bem os salários não podem ser baixos, e se os salários subirem é mais dinheiro que fica na China por cada produto que é vendido.
            Para além disso a grande maioria das companhias não foi para a China só por causa dos salários. Foram para a China porque é o maior mercado do mundo, com uma capacidade futura de crescimento enorme. Todos querem vender na China e ter lá fábricas e quase que necessário para cair nas boas graças das autoridades!

        • Serginho M says:

          Esperemos bem que sim, que isso seja apenas um ciclo. E que daqui a 3/4 mude de rumo. Eu não tenho nada contra os Chineses. Mas a forma como eles agarram o mercado, esta a destruir a economia mundial. Quase tudo o que compramos hoje em dia, é made in China.

      • Serva says:

        Boa tarde ,

        Serginho M o que dizes sobre os sapatos e não só os sapatos em Portugal produz-se com qualidade o problema para mudar neste momento a produção da China não é simplesmente mudar ou construir uma fábrica em Portugal seria construir um cluster industrial mais ou menos como existe na Auto Europa em Palmela e aí poderia se ganhar na qualidade de construção e baixar os custos logísticos , nisso os Italianos são fantásticos têm imensos clusters que alimentam a fabrica mãe diminuindo os stocks e aplicando o just in time que permite obter economias e escala muito interessantes .

        Cumprimentos

        Serva

  6. Claudio Oliveira says:

    Não há secretismo porque eles não querem.
    Isso é tudo marketing, mas pelo visto, o efeito não está a ser o esperado.

  7. Jorge Carvalho says:

    Leiam 2 artigos ou 3 antes deste …

    Abc

  8. Rui "ALL" Sousa says:

    Apple nunca mais conseguirá usar o factor surpresa…

    Após esta frase ate pensei que a Apple não desenvolvia software… alias digam-me qts de vocês sabiam novidades do novo iTunes antes de ser anunciado? Vamos esperar q saia hoje!

    Qt ao hardware, sim, face À situação actual, dificilmente esse wow voltara a acontecer. Alias, acontece, mas pelo contrario, qd saiu o 4S, qd se falava de um iphone c ecra maior, pelo menos eu foi wow=wtf?!

    • The Man says:

      Sim, é um facto que o fator surpresa hoje em dia vai bater no software, repara no novo nexus phone, é praticamente certo que seja LG que tenha o Snap Dragon quadcore xpto e bla bla bla. o WOW pode e deve ser apenas no SW e serviços.

  9. eduardo says:

    Não há dúvida que está mais complicado para a Apple obter o factor surpresa com os seus aparelhos!
    Contudo é demasiado simplista achar que desapareceu só porque as pessoas vêem o aspecto dum aparelho antes do anúncio! Aliás para os aparelhos que a Apple comercializa neste momento não faria grande diferença se se mantivesse essa surpresa, já não há muito por onde o aspecto físico seja algo que deslumbre. É bem possível que estes rumores constantes sejam neste momento mais benéficos ao manter a Apple na boca do mundo, roubando o “interesse” pela concorrência, que está sempre a fazer anúncios.
    Mesmo sem este factor surpresa, a Apple consegue criar uma imagem forte com os anúncios de novos produtos porque há muito mais para além do aspecto físico. Basta pensar no iPad 3… muitos sabiam as especificações, mas nunca tinham visto a qualidade do ecrã e a diferença que criava.
    É a experiência criada com os seus produtos que irá sempre permitir à Apple criar a outra parte da surpresa, pois só se irá ver como é que é realmente o produto quando ele for anunciado.
    As fotos de partes de hardware nunca irão permitir ofuscar isso. E uma coisa tb é certa os serviços e software vão ser cada vez mais relevantes para criar a experiência do aparelho.

    Relativamente a produtos verdadeiramente novos (o iPad mini é só mais um iPad), aí a surpresa de novo hardware tem mais relevância. Mas eu diria que a Apple irá conseguir manter esses segredos sob controlo, por uma razão muito simples, a Apple anuncia sempre os produtos verdadeiramente novos com bastante antecedência.

    • Tiago Dias says:

      Por acaso ainda há dias estava a pensar isso.. os dispositivos móveis da Apple, iPhone, iPad, estão cada vez mais a adoptar um design próprio e icónico, cada vez com menos mudanças estéticas, bem ao estilo do que acontece com os seus computadores.

      Critica-se muito (eu próprio critiquei) a pouca alteração nos lançamentos mais recentes, tanto no iPhone como no iPad. Mas é isso assim tão mau? Veja-se o exemplo dos Macs. Os seus designs mantêm-se durante anos, com linhas próprias e bem definidas, que continuam a agradar aos utilizadores, enquanto que na concorrência são lançados dezenas de modelos diferentes ao ano (não que isto seja mau, porque traz variedade). O mesmo se está a passar com iPhones e iPads. As linhas são as mesmas, apenas há actualização de hardware e software, não se preocupando com quantos modelos diferentes têm os concorrentes.

      Vamos ver se surpreendem hoje. Pessoalmente gostaria de ver um iOS 6.1 com novas funções (aquelas coisas simples que estupidamente continuam a não implementar), lançamento do novo iTunes, novidades no iBooks e iBooks Author (que acho que tem uma grande potencialidade), e claro, iPad Mini (estou curioso quanto às especificações e quanto à justificação para o seu lançamento).

      • eduardo says:

        acho que a surpresa vai ser o iPad “regular”. Não me admirava nada que tivesse um update completo – novo processador, melhor ecrã, novo conector, ligação 4G no resto do mundo.
        Surpresa-surpresa (inesperado) seria tb o iPad mini aparecer com um ecrã retina. Se começar a 299 dolares acho que valia a pena perder margem e tentar pôr um ecrã desses. Aí sim, a concorrência teria problemas sérios. Mas dúvido que isso aconteça… seria um ecrã muito caro, implicaria peso maior e um processador bem mais potentes – no mínimo igual ao do iPad actual. As margem deveria ser diminuta!

  10. Leandro says:

    O que acontece é que eles criam, fabricam milhões e depois apresentam.
    Deveria ser, criam, apresentam e depois fabricam milhões.

    Pega uma fabrica que tem centenas de milhares de pessoas trabalhando é claro que vai vazar.

    • Vítor M. says:

      Isso é impossível!!! Produzir depois de apresentar? Nem pensar, depois de apresentar o consumo tem de ser quase imediato, para aproveitar todo o hype e toda a publicidade gerada pelo anúncio.

      Mas, como dizes e bem, centenas de milhares de pessoas, sabendo do que o mundo informativo e de consumo paga por algumas imagens e informações… é certinho que vai “vazar” muita coisa.

      • Preto says:

        Impossivel é a palavra Vitor… Talvez possa parecer que o risco é maior, mas não.
        Produzir e depois sim apresentar é o ideal. Quando chega a hora de apresentação há todo um trabalho feito… onde está incluido a criação do “hype”, os testes e por aí.

        Nuno Preto

    • eduardo says:

      isso não faz sentido nenhum! Se fazes um anúncio “forte” e queres aproveitar o factor surpresa junto do consumidor, é bom que já tenhas o produto para vender. Doutro modo não só perdes o interesse criado junto das pessoas devido ao tempo de espera, como não vais vender o produto antigo que tens nas prateleiras e ficas com um prejuízo enorme.

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Isso já parece a concorrência 😉

      Anuncia … volta a anunciar… apresenta … volta a presentar … anuncia o preço … anuncia as pré-encomendas … anuncia o início da comercialização.

      Com a Apple é: faz o lançamento em que anuncia o preço, e que as pré-encomendas começam uma semana depois, e que o início da comercialização é na semana seguinte. Isto é que é como “deve de ser”.

      Para se fazer isso têm que já estar uns milhões fabricados e distribuídos.

  11. The Man says:

    Reparem numa coisa muito simples.

    Reparem no iPhone 5, Apple anuncia dias depois esta em distribuição. Eu tive o meu no dia em que eles anunciaram para PT ou seja dia 28 de Setembro.

    Samsung S3, Galaxy Note 2… Os telefones são entregues bem bem bem depois do anuncio, vejam também o caso do Nexus 7, ou até mesmo o surface, que depois de apresentado demorou meses até sair.

    Ou seja a Apple quando anuncia, já tem os aparelhos em produção massiva a muito tempo. Se forem a 2 anos atrás a Apple anunciava e os produtos ainda demoravam a sair.

    Este é um dos grandes problemas, eles se fizerem o produto e não o colocarem em produção massiva, ou apenas fizessem isso após a apresentação o problema tava resolvido.

    So que neste momento eles querem apresentar e entregar rapidamente. Ninguem nesta industria distribui tão rápido como eles.

  12. Ricardo Borges says:

    Tudo isto não deixa de ser publicidade gratuita para a marca, que apesar de perder algum factor surpresa (concerteza que ainda têm bastantes compradores fieis á marca que não andam todos os dias na net á procura de fofoca), podem também observar a reacção do público, alterando estratégias comerciais de última hora.

  13. DJLinux says:

    Já agora para quem quer ver em direto fica aqui o Link :

    http://www.apple.com/apple-events/october-2012/ (as 18H PT)

  14. Nuno says:

    Isto é tudo estratégia. Há estas fugas de informação para atrair pessoas (e rapidamente). Claro que o factor surpresa acaba por desaparecer quando os produtos vão para as lojas, mas é assim mesmo.
    Não acredito que sejam fugas de informação acidentais.

  15. Blend says:

    Ainda não se sabe absolutamente nada acerca do windows phone 8. Por isso é possível manter o segredo.
    Parece é que já não interessa à Apple manter segredo.

  16. César Faria says:

    Afinal… ainda se mantém algum desse factor surpresa…
    Tanto se falou do iPad mini e nunca se ouviu um rumor do iPad 4

  17. Joaquim Leitão says:

    Os argumentos aqui apresentados fazem todo o sentido. Agora pensem só nisto. Quando o antigo líder da empresa comandava as tropas da China não aparecia assim grande coisa antes dos lançamentos. O caso mais flagrante tinha acontecido na Califórnia com gente interna da Apple. Já li algures que se culpam os Chineses pelas fugas de informação. Como não ganho prémio nem para ser o primeiro a ver e muito menos para ser o primeiro a ter então estas noticias entram para a categoria cor de rosa das TI.

  18. BFS says:

    Afinal a apple consegue surpreender!
    Grande novidade, em exclusivo um tab mais pequeno!!!!!!!!!!!
    Ou melhor:
    “Ainda agora acabaste de compraste o novo iPad3? Supresa, agora já é velho! Agora temos o novo e revolucionário iPad4!”

    lol lol lol

  19. Nelson says:

    O iPad mini não tem nada esse aspecto. Pelo menos isso…

  20. Carlos says:

    Curiosamente, é mesmo esta a justificação que o diretor-geral da divisão que fez o Surface na Microsoft deu para aquela apresentação esquisita há uns meses: tinhamos chegado a um ponto em que tinhamos começado a fabricar os Surface e deixou de ser possível manter o segredo.

    O anúncio foi feito de propósito para evitar as fugas de informação.

    Quem diria…

  21. Artigo interessante que toca num ponto interessante… O problema que é produzir na Asia. Já era tempo de trazer as fabricas de volta. Pessoalmente não me importava não me importava de pagar mais um pouco, mas saber que a produção era americana, ou europeia. A médio prazo a nossa economia ia agradecer…

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