Apple lança iOS 17.5.1 com correção do erro que fazia com que as fotos apagadas voltassem
A Apple lançou o iOS 17.5.1 para o iPhone. A atualização de software aborda especificamente o problema das fotografias apagadas que, alegadamente, regressam após a atualização para o iOS 17.5.
Erro trouxe fotos comprometedoras de novo “à vida”
A Apple reconhece diretamente nas notas de lançamento o problema das fotografias eliminadas que comunicámos na semana passada:
Esta atualização fornece importantes correções de erros e resolve um problema raro em que as fotografias que sofreram corrupção da base de dados podiam reaparecer na biblioteca Fotografias, mesmo que tivessem sido eliminadas.
Não, a Apple não guarda secretamente as fotografias eliminadas
Embora alguns tenham perguntado se isto significa que a Apple guarda as nossas fotografias eliminadas, a explicação para o que realmente aconteceu é sugerida nas notas de lançamento.
A Apple está claramente embaraçada com o erro, uma vez que não cumpre os seus objetivos de privacidade. No entanto, o comportamento não foi projetado.
Em vez disso, a Apple parece descrever a correção como uma reparação dos mecanismos de tratamento da base de dados, garantindo que os registos de eliminação da biblioteca de fotografias são exatos para evitar que as fotografias anteriormente eliminadas voltem a aparecer.
A forma como a eliminação de fotografias foi concebida para funcionar é a seguinte: as fotografias são eliminadas pelo utilizador, movidas para o álbum Eliminadas recentemente e efetivamente eliminadas 40 dias mais tarde.
As fotografias podem ser completamente removidas manualmente antes de decorridos 40 dias, eliminando as imagens do álbum Recentemente eliminado.
O erro o que fez foi trazer fotos que ainda estariam no intervalo de 40 dias (para serem apagadas automaticamente), mas que tinham sido apagadas manualmente.
Que garantias os utilizadores da Apple têm em como as fotos e outro tipo de informação não é enviada à sucapa para a Apple ou outra entidade governamental? NENHUMA!
Diz-me uma marca grande empresa que não armazena dados…
Presumo que a tua resposta seja a mesma: NENHUMA
vamos todos viver em cavernas e utilizar calhaus…
Ao menos que não apregoem que são os campeões da privacidade.
Actualizei mas as fotos que tinha apagado continuam cá.
Isto e so para iphones, as imitacoes chinesas que compras nao ficam resolvidas.
Que explicação mais “sem vergonha”.
Então afinal as fotos não são apagadas, é apenas um campo na BD a dizer, em repouso, não aparecer no álbum do utilizador.
Depois dos 40 dias serão, esperam os utilizadores, apagadas, ou podem ser manualmente apagadas, diz a Apple… Mas não era esse o propósito inicial quando alguém apaga “manualmente” qualquer coisa?, apagar realmente a coisa.
A palavra eliminar para a Apple significa talvez sim, talvez não, logo se vê.
Vão ao ponto de chamar estúpidos e ignorantes a todos os utilizadores, porque afinal o problema eram com fotos “corrompidas”, que depois ganhavam nova vida da sua eliminação, já que estavam eliminadas, e voltavam para a sua casinha, o álbum do utilizador… entretanto, a Apple diz que realmente as elimina, mas estas ovelhas negras estavam na “matrix”, num lugar em que ninguém vai.
Esta marca já tem historial, mas os seguidores até de comida estragada gostam, desde que seja da Apple.
Além disso, que 40 dias? Houve pessoas a quem apareceram fotos que foram apagadas em 2020 e 2021!
Mais um processo conjunto em tribunal, afinal as imagens quando são apagadas ficam com a Apple…
Todos os discos fazem isso….todos os pcs fazem isso e tu nem sabes. Vai estudar para nao fazeres essas figuras toto
Se só estão no smartphone ficam com a Apple?
Consegues garantir isso?
Ó Palerma, acredita no que quiseres 😉
Não estás informado. As fotos que apareceram estavam na cloud!
Não, estavam no “disco” do smartphone. No Windows, para se garantir que um ficheiro (ou foto) não é recuperável existem aplicações para gravar dados por cima do espaço do ficheiro apagado.
O que está em causa no “disco” do iPhone é exatamente o mesmo.