Apple lança anúncio de privacidade no iPhone que “rebenta com a espionagem” das apps
Ainda existem milhões de pessoas que não se aperceberam de como mudou o "paradigma do seguimento" nas aplicações que usam. Aliás, depois de muitos meses de ataques severos à mal amada ferramenta do iOS 14.5, algumas empresas estão agora mais silenciosas, possivelmente para não dar o foco que a Apple queria à nova funcionalidade.
Contudo, a empresa de Cupertino quer que as pessoas, que usam o seu sistema operativo, percebam a importância desta ferramenta. Como tal, a Apple desenvolveu um vídeo bastante explicativo sobre o que é o App Tracking Transparency.
App Tracking Transparency... como funciona "na vida real"?
Os novos recursos de privacidade oferecem aos utilizadores o controlo total sobre quem nos segue e quem pode ver o que fazemos na web e/ou nas aplicações. O vídeo abaixo mostra o Felix, e a sua vida, enquanto é seguido com tudo o que faz.
Esta é uma visão muito interessante porque materializa nas personagens e na ação o que de facto acontece no mundo digital, invisível e que envolve totalmente o utilizador.
Apesar do aspeto de exagero que é mostrado, o foco da Apple é conseguir passar para o domínio do utilizador essa "responsabilidade" de deixar ou não as empresas por trás das aplicações sigam os passos digitais.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Apple “rebenta com a espionagem”.
Se isto for verdade e eficaz, compro um iPhone já amanha e se fizer o mesmo que esta no vídeo (todos os que estão a minha volta fazerem Puffff) compro dois.
Fico a aguardar feedback dos usuários de iPhone.
😀 o video é uma ilustração, as pessoas na vida real não se desintegram, são exemplos cinematográficos, não interpretes à letra. Explicam de uma forma extrapolada o que significa a funcionalidade, na verdade ninguém “explode”.
Desde já o meu obrigado ao Vìtor M. pela explicação dada, contudo na parte “todos minha volta fazerem Puffff ” seria uma mera brincadeira da minha parte, por isso estava entre parêntesis.
Quanto a parte, dos novos recursos de privacidade que oferecem aos utilizadores, teria mesmo interesse em saber se é eficaz ou é uma mera e simples publicidade.
Basta experimentares ver as settings no iphone. Tens tudo detalhado e recebes notificações de tudo. A minha experiencia de Samsung S9 para Iphone 12 foi tipo mindblowing em termos de segurança.
Ja fui a um site no Android que um pop-up identificou o modelo do meu telemóvel…fiz o mesmo com um ipad e nada, nem o pop-up aparece sequer.
Estás a confundir as coisas. O sistema aqui fala em apps.
É como tudo, temos de acreditar que ao desligares a opção de Seguimento, de facto, isso acontece. Se assim não fosse, o Facebook não andaria tão preocupado, assim como uma mão cheia de agências publicitárias que t~em criticado a ferramenta e a Apple em geral.
Acredito que agora vai ficar mais caro para as autoridades terem acessos aos dados dos usuários.
Por isso uso duckduckgo em vez do google para as pesquisas, no entanto ainda vou ao google maps e outras apps.
Não levo nem com anúncios ou links patrocinados nem com tracking entre pesquisas.
Irritante é a quantidade de publicidade no YouTube…
Livra…
Podiam fazer algo menos intrusivo
uBlock…
Muito bom
Isso funciona também para a própria Apple? Hein? Hein? Curiosidade real. Bom… de qualquer forma é uma boa premissa, pena haver essa polarização “mainstream” entre iOS e Android, existem outros players mas muito pequenos ao ponto de apenas alguns “tecnólogos” os conseguirem instalar e usar…. Enfim, urge a necessidade de mais alternativas existirem no mundo dos SO móveis e assim dar ao utilizador mais possibilidades de escolha, caso contrário continuamos presos entre a “roupa” e o “vestuário”.
E depois andam a dar os dados dos utilizadores ao Governo Chinês…
assim como todas as empresas dão dados a todos os “governos” em investigações que esses governos fazem
+1
Dão com uma mão, tiram com outra.. enfim. As corporações são todas iguais, tolo é quem se deixa enganar com estas campanhas da treta.
Isto é publicidade enganosa, é preciso esperar para se ver, temos de fazer como dizia o Tomé, ver para crer.
Se dizes que tens de esperar para ver, como podes dizer que é publicidade enganosa? 😀 Cada uma que dizes 😀
Excelente anúncio. Excelente medida/política.