Apple já terá reservado a primeira encomenda de chips de 3 nm da TSMC
Não é por acaso que a Apple é uma das empresas mais inovadoras do mundo. E um dos motivos para isso mesmo é que a marca se esforça por trazer para os seus produtos os componentes mais recentes e de ponta existentes no mercado.
De acordo com os rumores, a Apple já terá mesmo reservado para si a primeira encomenda de chips de 3 nanómetros da TSMC.
A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) é a maior fabricante independente de semicondutores do mundo. E é a responsável principal pelo fabrico de muitos equipamentos, como processadores e placas gráficas.
No que respeita à litografia dos chips, a empresa já domina o segmento de 5 nanómetros, assim como o de 7 nanómetros. O fabrico destes chips já está mesmo a todo o vapor até 2021, e a Apple detém grande parte das encomendas da litografia de 5 nm para integrar nos chips do novo iPhone 12.
Mas, a máquina não para e a fabricante de Taiwan já está focada nos chips de 3 nm. A sua primeira fábrica para esta litografia já está pronta e irá começar a produção em 2022.
Apple poderá ter já reservado a primeira encomenda de chips de 3 nm
De acordo com alguns rumores recentes, a Apple já terá reservado a primeira encomenda de chips produzidos numa litografia de 3 nm à TSMC. Estas informações são de fontes chinesas e afirmam que a marca da maçã quer ser uma das primeiras marcas com hardware fabricado neste novo processo em 2022 e, por conseguinte, distanciar-se ainda mais da concorrência.
Atualmente a empresa de Cupertino conta com o processo de 5 nm para o seu processador A14 Bionic, presente na nova geração de iPhones e iPads e também para o M1 integrado nos Macs.
Para já as informações ainda são poucas. Não se sabe, por exemplo, a quantidade encomendada nem quanto vai representar no total da ocupação da fabricante de Taiwan.
O que se sabe é que a TSMC quer lançar este novo processo em 2022, ano em que a Apple poderá lançar o processador A16 Bionic, já que em 2021 deverá chegar o A15 Bionic.
Mas tudo isto são, para já, rumores e iremos estar atentos a mais novidades que possam surgir.
Este artigo tem mais de um ano
A reservar assim quem se lixa é a AMD que também fabrica aí os seus processadores e consequentemente a Sony e a Microsoft com a Playstation e XBox que irão provavelmente continuar com os problemas de produção.
Quaisquer que sejam os problemas da Sony e Microsoft com a AMD, isso não tem nada a ver com a Apple. O processo de fabrico usado pela AMD é mais antigo e nem sequer é usado pela Apple. A AMD usa o processo N7e enquanto que a Apple usa o N7P numa pequena percentagem da sua produção actual.