Apple já funciona com 100% de energia renovável
A Apple foi considerada por vários anos como a empresa tecnológica mais “green” do mundo, segundo um ranking da Greenpeace. Contudo, a empresa teve há uns anos um relacionamento complicado com o ambientalismo e a energia verde. Tudo mudou após esforços consideráveis para adotar totalmente a energia renovável.
No outono de 2016, a empresa aderiu a uma iniciativa global chamada RE100, reivindicando uma meta de 100% de energia renovável. Essa proclamação seguiu-se a um acordo de 2015 que tornou a Apple a maior corporativa de energia renovável nos EUA.
Apple já usa 100% energia renovável
Segundo um press release da empresa, bem como um recurso detalhado da Fast Company, as instalações da Apple operam agora totalmente com energia verde. Isso inclui centros de dados, a nova sede da Apple Park em Cupertino, lojas de retalho e outras instalações espalhadas por 43 países.
O valor de 100%, no entanto, aplica-se apenas às próprias instalações da Apple, e não aos seus vários parceiros de produção e outras operações. Mas a Apple também convenceu um total de 23 empresas - incluindo nove novas - da sua cadeia de fornecimento, a fazer uma promessa de 100% de energia renovável.
A conquista foi conseguida em parte pelos investimentos da empresa de Cupertino em parques solares e eólicos perto de muitos dos seus centros de dados, bem como grandes instalações solares sobre edifícios da própria empresa, como aqueles na sua sede da Apple Park.
No total, a Apple tem 25 projetos de energia renovável em todo o mundo, produzindo 626 megawatts de capacidade de geração. A empresa está a trabalhar para trazer mais 15 projetos online em 11 países, coletivamente capazes de produzir 1,4 gigawatts de energia limpa e renovável.
Estamos comprometidos em deixar o mundo melhor do que o que encontramos. Depois de anos de muito trabalho, estamos orgulhosos de ter alcançado este marco significativo. Vamos continuar a ampliar os limites do que é possível com os materiais dos nossos produtos, a forma como os reciclamos, as nossas instalações e o nosso trabalho com fornecedores para estabelecer novas fontes criativas e voltadas para o futuro de energia renovável, porque sabemos que o futuro depende disso.
Referiu o CEO Tim Cook em comunicado.
Um longo caminho verde
Apesar de ter uma campanha pública de responsabilidade ambiental que inclui relatórios regulares de progresso, anúncios e menções em apresentações de produtos, a Apple há uns anos encontrava-se em conflito com ativistas. A Greenpeace, por exemplo, classificaria a empresa quase no final da sua lista das empresas mais verdes do setor de eletrónicos de consumo.
Isso começou a mudar em 2007, quando Steve Jobs lançou uma carta aberta intitulada "A Greener Apple", com uma série de planos relacionados com a remoção de mercúrio dos produtos da empresa, além de programas de reciclagem.
A empresa acelerou esses esforços com Cook. A Apple continuou a apertar o botão da energia verde, contratou Lisa Jackson, ex-administradora da EPA no governo Obama, como vice-presidente de sustentabilidade e assuntos governamentais e, no início do ano passado, a empresa ofereceu um bónus de mil milhões de dólares para financiar produtos de energia verde.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Não sei se chegaram a fazer um artigo semelhante a este ou não, mas a Google também já anunciou isto à umas semanas. E a Google tem uns gastos energéticos maiores que a soma da segunda e terceira empresa mais gastadora.
Lol, risível!
Dado que a Apple inclui a energia de fabricação dos componentes que é feito por terceiros.
Sabes quanta energia é necessária para derreter vidro, alumínio, etc.?
Isto multiplicado por centenas de milhões de produtos por ano…
Não sabes…
o Hélder conta lá o teu novo emprego na Apple a dar ao pedal numa bike agarrado a um dínamo para ter energia no edifício, e e não podes parar se não ficam á escuras e lá se vai a energia renovável, e levas com o pau, ehehehehehe…
A Apple faz como a Google. A energia que é utilizada não é toda renovável. Eles compensam com o financiamento de centrais.
Neste artigo: A apple compra “1,4 gigawatts de energia”
No artigo que o LG partilhou: A Google comprou “3 gigawatts”
O que é risível? E quem é que não sabe?
Ou seja, não sabes como é que funciona uma rede eléctrica, mas tens de comentar…
E tu sabes? Hummm…
Sei.
Rúben onde é que artigo tu lês que a Apple compra “1,4 gigawatts de energia”. Eu apenas li, o seguinte “A empresa está a trabalhar para trazer mais 15 projetos online em 11 países, coletivamente capazes de produzir 1,4 gigawatts de energia limpa e renovável”. Aqui não fala que a Apple compra 1,4 de gigawatts de energia.
“Apple pays off consumers and other companies to give it ‘green credits’ for its coal electricity usage” – https://www.forbes.com/sites/alexepstein/2016/01/08/the-truth-about-apples-100-renewable-energy-usage
Já vais dizer que Forbes é fake news…
Opinions expressed by Forbes Contributors are their own.
que neste caso só passou de um NY Times best-seller
Que por acaso é nada mais, nada menos que este gajo…
https://youtu.be/s6b7K1hjZk4
A Forbes é fake news.
E é claro que fazem isso para a Apple, já para a Google e para as outras empresas todas, não dizem nada…
Porque a Google investe o dinheiro em energias limpas da mesma forma como a Apple, excepto que a Apple investe depois ainda mais noutra fatia para a publicidade porque sentem necessidade de toda a gente saber que a Apple está “limpo”… Andava Steve Jobs a apresentar o primeiro iPhone, já a Googleplex tinha o telhado coberto de paineis solares sem andarem a lançar foguetes por tal coisa…
Agora a Forbes é fake news??? Ainda há uns tempos “postaste” um link de uma noticia da forbes e “disseste” qualquer coisa como que a forbes era o expoente maximo da credibilidade. Em fim…a tua coerencia já todos conhecemos.
@Joao, link então… Forbes é uma autêntica palhaçada, qualquer um escreve lá, desde que dê cliques, até de níveis de jogos eles falam!
Quem usa a China não é verde…. não podem dizer que são verdes e mandam fabricar componentes nos países mais poluidores do mundo…. TRETA
https://pplware.sapo.pt/google/google-funciona-100-energias-renovaveis/
Obrigado, ainda tentei procurar, mas não encontrei. Afinal já tinha sido anunciado há mais tempo.
É boa notícia que o dinheiro que os seus clientes pagam contribua para um planeta melhor para todos.
Em 90% dos teus posts é sempre a mesma coisa: dinheiro isto, dinheiro aquilo.
Tenho imensos produtos Apple que adquiri ao longo dos anos, e valeram todos cada cêntimo do que custam.
Falam como se o resto fosse de borla.
Comparado com os preços da apple, sim quase parecem de borla ;P
Comparando com a qualidade da Apple, parecem muito caros de borla…
Chegas ao ponto do quase fanatismo, uma coisa é defenderes as tuas ideias outra é defenderes uma marca que so conheces pelos equipamentos, mas nunca tiveste a trabalhar para eles nem tao pouco passaste pela mesa da direcção. Tens de aprender que a Apple pode ser o teu mundo cor de rosa, mas temos mais no mundo e nao é preciso chegar primeiro, a Google ja tinha feito isto a algum tempo, a Apple fez a seguir, no seu novo edifício, mas a tresla tambem ja o fez em muitas das fabricas, bem antes da Apple. O que interessa é fazer da melhor forma e acho bem que se implante estas ideias, talvez um dia o teu iphone carregue com a tua energia que pelo que se vê qui é muita
A Apple já tinha feito isto muito mais cedo em datacenters, agora é a totalidade da empresa, lojas.
Já 100% dos teus posts são sempre a mesma coisa: Apple Apple Apple…
Fizeste mal as contas, na verdade é em 87% dos posts, mas o que tens contra o dinheiro? Afinal não é tudo sobre o mesmo?
Acabaste por confirmar o que eu disse, os tais cêntimos todos que pagaste, em vez de irem todos para lucro da empresa ou para melhorar os produtos que compras, serviram também para melhorar a vida de todos, inclusive daqueles que “falam como se o resto fosse de borla” (hoje estás muito binário) e até daqueles que pagam menos pelos produtos por as marcas não terem estas preocupações ambientais, o que é de louvar. Aceita os elogios e deixa de lado essa mania da perseguição à tua dama.
Os telemóveis da apple podem ser montados nos USA mas as peças são feitas na china. E a luz na china é baseada no carvão…
E os telemóveis da Google são montados aonde?
LOL
Só falta agora deixar de se aproveitar das miseráveis condiçóes em que os trabalhadores na china operam, para ter um bom lucro.
Quem te diz que estão em condicões miseráveis? Até podem estar..pelos padrões europeus.
Quem te diz a ti se não há bem piores condicões laborais na China? Quem te diz a ti que o miúdo que está na fabrica a trabalhar está a fazê-lo porque a mãe ou o pai está doente e ajudar a tomar conta dos irmãos?
É cá uma mania de julgar tudo pelos nossos padrões…
Sim, tu realmente sabes as condições destes e sabes como é nas outras empresas…
Muita gente confunde energia renovável com energia limpa, mas são dois conceitos muitas vezes bastante afastados. Seria interessante perceber quais as tecnologias adoptadas, para avaliar até que ponto há um benefício ambiental.
+1 Vai na volta nem existe benificio ambiental, apenas economico.
Existe benefício ambiental, secundário à necessidade de melhorar a imagem da marca (com respectivos benefícios económicos).
há que ter cuidado com a questão do benefício ambiental. Por exemplo, a energia proveniente de uma hidroelectrica é considerada renovavel no entanto a construção dessa infra-estructura tem um impacto ambiental brutal. É preciso ter esses factores em conta.
Pronto, lá vêm os do choradinho dessas tretas…
Quando um petroleiro se afunda no meio do mar, e o petróleo vem good bater à costa, é que o impacto ambiental não é nenhum!
E a construção de uma central termoeléctrica não tem impacto ambiental? Comparação descabida.
@Nuno, podes dizer quem disse isso?
Energia solar.
Abc
Sim.
Energia renovável = bem definido e que a maior parte dos cientistas acordam em ser benéfico para o bem do ambiente
Energia limpa = calcitrin da energia, mal definido e uma maneira de enganar parvos do governo.
Não, gosto do SO mac/ios ecossistema apple, nem da politica de produção da apple….sou + de linux/gnu e era de Ms.
Mas uma companhia que RESPEITA o BEM ESTAR de TODOS vai ter sempre o meu apoio. Bom trabalho apple gosto da tua politica energética.
Boa iniciativa da Apple.
Próximo objectivo: dispositivos 100% reparáveis com facilidade e construídos para durar décadas (promovendo uma utilização eficiente dos recursos materiais).
Não se preocupem accionistas, ganham com as vendas/ alugueres na loja de aplicativos/ vídeos/ músicas.