Apple: iOS 14 será compatível com os mesmos iPhones do iOS 13
É uma excelente notícia se se vier a confirmar esta informação que partiu de supostas fontes confiáveis. Tal cenário irá dar a equipamentos com 5 anos um sistema operativo moderno. O iOS 14 traz várias novidades que necessitam de hardware recente. No entanto, o sistema operativo também trará muitas outras funcionalidades que foram otimizadas, melhoradas e afinadas que correm perfeitamente numa máquina como o iPhone 6S. Assim, tal cenário dá muito mais vida a um vasto leque de iPhones, entre eles o que faz 5 anos em setembro deste ano.
Este sistema operativo que a Apple apresentará dentro de poucos dias, mais precisamente no evento WWDC 2020, que começa dia 22 de junho, irá mostrar novas apostas. A realidade aumentada é uma dessas tecnologias que toca em muitas ferramentas que usamos no dia a dia.
iPhones suportados no iOS 13 serão também suportados no iOS 14
A Apple abandonou o suporte a vários iPhones antigos com o lançamento do iOS 13. Isso incluiu o popular iPhone 5s e a série iPhone 6. Dado o grande número de novos recursos que o iOS 13 trouxe para a mesa, fazia sentido para a empresa abandonar o suporte a dispositivos mais antigos.
Assim, e seguindo pela mão dos rumores e supostas fugas de informação, o iOS 14 não terá pesadas novidades. A Apple apostará sim em afinar ferramentas, mecânicas que já tinha, otimizar conjuntos de processos para os tornar mais práticos e aumentar a usabilidade.
Claro que algumas novidades, como a Realidade Aumentada, apenas correrão no hardware mais recente e até outras funcionalidades, como as que necessitarão do chip U1, só mesmo nas máquinas de ano passado e deste final de ano.
Que iPhones serão suportados?
Seguindo o boato, se o iOS 14 acabar por suportar o mesmo conjunto de dispositivos que o iOS 13, os seguintes iPhones seriam compatíveis com ele:
- iPhone 6s series
- iPhone SE "Original"
- iPhone 7 e iPhone 7 Plus
- iPhone 8 e iPhone 8 Plus
- iPhone X
- iPhone XS e iPhone XS Max
- iPhone XR
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max
- 2020 iPhone SE
Além destes, como certamente será normal, ainda acresce os novos modelos a apresentar no outono deste ano.
Segundo a informação avançada, o iOS 14 será a última versão do iOS para as séries iPhone SE e iPhone 6s. Aliás, não é a primeira vez que ouvimos falar do iOS 14 com suporte para o mesmo conjunto de dispositivos do iOS 13.
Não está claro se o iPadOS suportará o mesmo conjunto de dispositivos que o iPadOS 13. Com a Apple a ramificar o iOS e o iPadOS em sistemas operativos separados, existe a possibilidade de a Apple abandonar o suporte para alguns iPads mais antigos, se o iPadOS apresentar muitos recursos novos.
A Apple anunciará o iOS 14, iPadOS 14 e a próxima versão do macOS, watchOS e tvOS na WWDC 2020, que está programada para acontecer virtualmente.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Crédito onde ele é merecido. O iPhone 6s foi lançado em 2015 e, se este rumor se verificar, demonstra um excelente suporte dos dispositivos por parte da Apple. Nesse caso, até setembro de 2021, este iPhone vai correr o sistema operativo mais recente, são 6 anos de suporte oficial.
a somar a isso a Apple ainda continua periodicamente a lançar updates de segurança no iOS 12 para os telemóveis mais antigos. Como exemplo o iPhone 5s que daqui a uns meses fará 7 anos recebeu essas actualizações.
+1
“Obsolescência programada” dizem uns.
Se o SE Original suportar o iOS 15 não se admirem..
O iPhone SE é uma besta, e consegue fazer imenso tão bem como outros de topo. A única coisa que deixa a desejar, é sem dúvida a bateria, mas é o preço a pagar por um telemóvel com um tamanho aceitável!
tendo em conta que a Apple está a fazer updates regulares no iOS 12 para os aparelhos mais antigos, acho que é provável que no mínimo o SE tenha suporte durante mais 2 anos, mesmo que fique no iOS14 e não tenha o iOS15.
Como o 7 também tem 2gb de ram e deve receber o 15 não me admirava que o SE e o 6s também tenham o 15 mas se ficar pelo 14 já foi bom
Não diga que não possa ter o 15, mas o processador pode ser um problema – já é de 2015.
Boas noticias para o meu SE!!!!!