Apple ID poderá ser batizado de Apple Account para contornar uma limitação
O Apple ID é a única ferramenta que a Apple disponibiliza para autenticar o utilizador nas suas plataformas e serviços. É eficaz, até ser necessário "fundir" duas ou mais contas. E há imensos cenários em que o utilizador precisa de mais que uma conta. Como tal, e segundo algumas informações, a empresa de Cupertino estará a pensar numa alteração profunda na ferramenta e dando-lhe o nome de Apple Account.
Quando apareceu o Apple ID?
O Apple ID é a forma como os utilizadores iniciam sessão nos serviços Apple. É uma parte tão familiar da utilização do ecossistema da Apple que nem pensamos na importância que este sistema representa. Tudo está bem organizado até ao momento de precisarmos juntar dois (ou mais) Apple ID. E... pois, não é possível!
Recuando no tempo, nem existe bem a memória de quando o mundo digital exigiu que fizéssemos "login", para usarmos um serviço, uma aplicação, para termos um espaço "só nosso", online. O Apple ID da Apple é ainda mais difícil de colocar na linha do tempo.
Há um exemplo de login no malogrado eWorld nos anos 90 ou o exclusivo para revendedores AppleLink dos anos 80. Contudo, a primeira vez que os utilizadores tiveram que fazer login em algo foi com o iTools em 2000. Mesmo assim, esse serviço era gratuito, portanto não havia registo de cartões de crédito associado, e consequentemente menos necessidade de segurança.
Depois surgiu a iTunes Music Store em 2003, e passou a ser necessário o login com mais frequência. E formalmente, nessa altura chamou-se Apple ID.
Resumindo, o Apple ID de nome tem mais de 20 anos, de utilização como ferramenta... não se sabe bem, mas deverá ter mais de 30 anos!
Apple Account substituirá o Apple ID
Segundo informações, a Apple está a considerar mudar o nome da identificação de início de sessão para Apple Account (Conta Apple). Esta alteração,q ue será muito profunda, pois estamos a falar de uma ferramenta e plataforma pilar na segurança da Apple, poderá ocorrer até final de 2024. Isto, contando que a nova estrutura chegue a tempo para ser lançada com o próximo iOS 18 e a próxima versão do macOS.
Claro que, da parte da Apple, ainda não há qualquer detalhe que isso esteja para acontecer.
Se não se tratar apenas de um rebranding cosmético, talvez a Apple esteja a alterar ou a melhorar o Apple ID de alguma forma que justifique a sua distinção do modelo anterior. No entanto, para além de finalmente permitir a fusão de IDs, ou de alguma forma ligar o ID a uma implementação mais alargada do Apple Card, é difícil adivinhar que outras funcionalidades poderá trazer.
Atualmente a coisa está feita para se usar uma única Apple ID em todos os equipamentos, iCloud e Apple Store e restantes serviços Apple. Usar mais do que uma acaba-se por complicar, por uma razão ou por outra.
Criar várias, agora chamadas Apple Accounts só pode ter um significado – pode permitir criar IDs para usar fora do ecossistema Apple, sem comprometer a ID principal. Estou-me a lembrar, por exemplo, em instalar apps de lojas alternativas (i. é, fora da App Store).
Por exemplo…
No meu local de trabalho não me é permitido o uso do telemovel, e apenas queria o uso do mesmo para ouvir musica e uns podcasts… Mas foi-nos disponibilizado o acesso online via web para as demais plataformas de musica… O problema é que o id que uso para a musica é o id apple que tem acesso a tudo emais alguma coisa… Pode ser que com esta situação possa ter acesso com outro id sem distribuir todos os meus dados passwords etc num PC do trabalho que é usado por dezenas de pessoas…
O meu apple ID foi inativado por iniciativa da Apple e agora não me o querem reativar, não me dizem porquê, nem como posso recuperar os meus dados. Fantástica arrogância e desrespeito pelo cliente.