Apple: Craig Federighi admite que os Macs têm uma quantidade inaceitável de malware
O julgamento que coloca frente a frente a Apple e a Epic Games tem-se mostrado uma fonte importante de informação privilegiada destas duas empresas. Os depoimentos e os documentos apresentados revelam dados até agora desconhecidos.
Um dos últimos a dar o seu testemunho foi o conhecido Craig Federighi. O responsável máximo do software da Apple admitiu agora que os Macs têm quantidade inaceitável de malware, fruto da sua filosofia.
Quantidade inaceitável de malware nos Macs
A defesa da Apple neste processo parece assentar em defender o modelo adotado para o iOS e para a App Store. Querem mostrar que ao bloquear o carregamento de apps externas garantem que este smartphone fica protegido contra software malicioso.
Para mostrar este modelo, o conhecido Craig Federighi deu como (mau) exemplo o que acontece no macOS e nos Macs. O seu modelo mais aberto, com acesso direto a apps que não estão na loja da Apple, torna-o exposto a problemas de segurança.
This is a bold strategy here from Apple, to essentially throw Mac security under the bus to protect the iPhone.
Federighi says there’s “significantly larger malware problem on the Mac,” calls it unaccpetable. But says it’s safe “if operated correctly,” like a car.
— Nick Statt (@nickstatt) May 19, 2021
Craig Federighi admite problema de segurança
A informação dada pelo executivo da Apple foi mais longe e revelou que existe malware no macOS que atinge níveis inaceitáveis. A frase de Craig Federighi é clara e mostra o cenário: "Hoje, temos um nível de malware no Mac que não consideramos aceitável".
Esta resposta surgiu depois de uma pergunta clara da juíza Yvonne Gonzalez Rogers sobre o iOS e a sua loja de apps. Esta pretendia saber por que razão a Apple não seguia no iOS o mesmo modelo de software e apps que tem aplicado no macOS.
Apple quer proteger o iOS e a App Store
O executivo da Apple também apontou o Android como outro exemplo de uma plataforma com várias lojas de apps com problemas de segurança. Revelou que é reconhecido pela comunidade de segurança que o Android tem problemas de malware e que O iOS tem conseguido ficar à frente de qualquer o problema de malware.
Estas declarações de Craig Federighi são importantes e mostram um cenário que a Apple não reconhecia. A empresa parece apostada em proteger o iOS neste processo, mesmo que para isso tenha de colocar em causa todos os níveis de segurança que o macOS e os Macs têm, que sempre se julgaram acima dos padrões da concorrência.
Este artigo tem mais de um ano
“significantly larger malware problem on the Mac,” calls it unaccpetable. But says it’s safe “if operated correctly,” que (duplo) tiro no pé, porta-aviões ao fundo… na mesma frase conseguiu arrasar com a seguranca dos Mac E admitir que, se usado correctamente, um iPhone consegue ser seguro, mesmo sem as restrições que a store impõe. A Epic não faria melhor…
e ainda assim é 1000x mais seguro usar mac a windows, e usar iOS a android. 🙂
Segundo ele não será bem assim não é?
Repara que ele disse que o problema era o Android permitir instalar outras lojas e apps externas.
Ora.. Tal como ele disse tbm “The Mac is a car you can take if off road if you want and you can drive wherever you want” , ou seja, se usares o Android sem instalares outras apps e/ou lojas externas à partida será mais seguro.
O utilizador define se é seguro ou não, e cada vez vemos isso. Não importa o SO que use, se o utilizador for um ignorante nas boas práticas de pouco adianta usar SO X ou Y.
Adianta qual é o SO se o sistema operativo logo à partida não permite seguir fora das boas práticas! É isto que está em causa… dar às pessoas a possibilidade de ter um SO que dá logo à partida mais segurança…
Nem todas as pessoas querem um smartphone que segue as mesmas políticas dum computador.
Quanto ao Android, mesmo que instales só duma loja, o SO continua a ter políticas menos restritas que o iOS, o que criou um nível de ameaça de malware superior.
Só se ainda acreditares no Pai Natal e no Coelhinho da Páscoa…
Este tipo de constatações sem qualquer tipo de fundamento é que criam situações de insegurança.
Eu uso os dois sistemas e não tenho, nem nunca tive problema de segurança com nenhum deles, mas sem duvida alguma que um administrador tem muito mais facilidade em gerir de uma forma automática ou centralizada uma rede de computadores Windows e com isso consegue garantir uma segurança de nível elevado.
Não foi isso que ele disse.
Federighi says there’s “significantly larger malware problem on the Mac,” calls it unaccpetable. But says it’s safe “if operated correctly,” like a car.”
Usado corretamente está a referir-se o mac , mas ele disse muito mais . O Pedro Pinto é que não colocou aqui.
Abc
onde é que está o tiro no pé!? Segurança é sempre uma função multifactorial… Se reduzes a segurança inerente ao software tal pode ser compensado ao nível de comportamentos do utilizador… Só que isso não diz nada sobre o que o utilizador tem que sacrificar para atingir o mesmo nível de segurança; sacrifícios esses que podem não ser aceitáveis ou viáveis para a utilização pretendida!
Segundo ponto, para sermos correctos na análise ao que ele disse, o que ele fala é sobre melhoria na segurança no Mac, que por sinal passa por restringir as pessoas à AppStore no Mac, já que é onde as aplicações têm maiores níveis de segurança pelas políticas obrigatórias que segue! Ou seja para melhorar a segurança tem que se comportar como o iOS.
Parece que ninguém sabe interpretar palavras ou gostam de distorcer, parece-me lógico que um sistema aberto a instalação de software de qualquer fonte esteja aberto a malware. Não só não é uma novidade como não é uma falha de segurança, chamam-se computadores e acontece em todos os SOs.
Se lermos atentamente o texto todo das declarações dele, percebemos que a quantidade inaceitável de malware em Macs, é inaceitável se projetada para IOS, pelo que a comparação é entre Mac OS e IOS. Já se formos comparar entre MAC OS e Windows a história é totalmente diferente.
Novidades, há? Quem ainda acha que o iOS e o MacOS são seguros só pode andar a dormir. Não existe nenhum sistema que não possa ser atacado. A Apple apenas vende banha de cobra… Overpriced.
Sim ,
Unknown hackers have been exploiting four Android vulnerabilities that allow the execution of malicious code that can take complete control of devices, Google warned on Wednesday.
All four of the vulnerabilities were disclosed two weeks ago in Google’s Android Security Bulletin for May. Google has released security updates to device manufacturers, who are then responsible for distributing the patches to users.”
Agora espera sentado .
Abc
Tanto ranho neste miúdo. Calma apple fan sem cérebro. Tenta pensar um pouco. Não é preciso ir buscar as falhas dos outros para assumir as falhas do teu sistema operativo. É como os futeboleiros desonestos a desculpar as falhas da fruta dos outros com os as frutas dos adversários.
Não é meu ,sorry .
Tomara eu que fosse.
Quanto ao resto dispensa comentarios.
Abc
Há aqui tantos mentecaptos que assusta…
Independentemente das marcas ou preferências clubísticas, um sistema que só permite apps que foram controladas é sempre mais seguro que um que permita o utilizador instalar apps donde quer que seja!
Se eu num Windows ou Android instalar só apps da loja é extremamente improvável que tenha problemas! Mas também se sabe que a Apple controla muitíssimo mais as apps que a Google, daí o risco no Android ser duplo: a loja é mais insegura e permite instalar APK (e digo isto só tendo Android e não tenho nenhum iPhone);
mas também há que ser realista, ninguém que eu conheça com iPhone teve alguns vez na vida trojan/ vírus ou problemas de segurança. No entanto a minha sogra e alguns conhecidos tiveram com alguns Android mais antigos (antes do 9, mas na altura que eram os mais atuais) problemas de segurança e trojan sem que tivessem instalado nenhum APK!!! (nem sabem o que é isso)
Mas claro, saltam logo os “meninos” raivosos a distorcer as palavras do homem.
Basicamente a Apple diz que não permite a instalação de aplicações externas à loja porque iria dar muito trabalho andar a corrigir o sistema.
O que se passa é que a Apple quer fazer o máximo de dinheiro possível, e se as leis não os obrigam a permitir a instalação externa então eles não permitem e ponto final.
“Querem” (“meia-dúzia de pessoas”) que a Apple também permita a instalação de aplicações de qualquer fonte fora da loja de aplicativos da Apple? Têm de forçar os políticos a aprovar leis que os obriguem a isso. Se a China consegue obrigar a Apple a fazer tudo o que eles (políticos na China) querem, então aqui na Europa será igual… não querem? Podem ir andando que no mercado não falta é oferta alternativa com Android.