Apple aprova loja de apps da Epic Games na Europa depois de vários problemas
A Apple e a Epic lutam abertamente há algum tempo. Depois de muitas presenças em tribunal, tudo mudou com a chegada da DMA à Europa. A boa notícia é que a chegada da loja de apps da Epic Games foi aprovada, após ter sido rejeitada várias vezes, com acusações de rejeições aleatórias e infundadas.
Apple aprova loja de apps da Epic Games
A Apple revelou que aprovou a loja de jogos da Epic Games para iPhones e iPads na Europa. A informação avançada mostrou tudo está ultrapassado e que não tem nada a ver com a app Fortnite da fabricante de videojogos, que já recebeu luz verde.
Este é um passo importante, que era esperado há já algum tempo. Com a aprovação da sua loja, tanto para o iPhone como para o iPad, ficará mais simples à Epic lançar os seus jogos e as suas formas de pagamento diretos na Europa.
Update: Apple has informed us that our previously rejected Epic Games Store notarization submission has now been accepted. https://t.co/tl5LY1aQD6
— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) July 5, 2024
Tudo muda agora na Europa após problemas
Antes deste anúncio da Apple, a Epic avançara a informação de que a fabricante do iPhone rejeitou por duas vezes os documentos apresentados pela editora de jogos. A Epic Games Store foi rejeitada porque o design de certos botões e etiquetas era semelhante aos utilizados pela App Store.
Numa série de publicações feitas no X a Epic Games revelara mais detalhes desta situação. Estão a usar "as mesmas convenções de nomenclatura de Instalação e Compras na aplicação utilizadas em lojas de aplicações populares em várias plataformas e a seguir convenções padrão para botões em aplicações iOS”.
2/3 We are using the same "Install" and "In-app purchases" naming conventions that are used across popular app stores on multiple platforms, and are following standard conventions for buttons in iOS apps. We're just trying to build a store that mobile users can easily understand,…
— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) July 5, 2024
Garantiu ainda que “a rejeição da Apple é arbitrária, obstrutiva e viola a DMA (Lei dos Mercados Digitais)" e que partilharam as preocupações com a Comissão Europeia. A Comissão Europeia já investiga as verificações e análises implementadas pela Apple para validar apps e lojas de apps alternativas.
Apesar de ainda não estar lançada, a Epic acaba de ter uma vitória única nos seus casos contra a Apple. Em breve, e na Europa, os utilizadores vão poder instalar o Fortnite e outras propostas sem qualquer limitação. Ao mesmo tempo, tudo o que comprarem será pago diretamente à Epic, ainda que a Apple tenha acesso a uma parte deste valor.
Nunca foi sobre segurança…Sempre foi sobre dinheiro!