Apple adquire a Xnor.ai, empresa especializada em ferramentas de Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é, sem dúvida alguma, uma das tecnologias do futuro. Tendo perfeita consciência disso, a Apple está a desenvolver vários projetos. A compra da Xnor.ai - empresa especializada em ferramentas de IA - é mais um passo nesse sentido.
Esta startup de Seattle estava a trabalhar em ferramentas muito interessantes que vão ao encontro dos objetivos da Apple neste segmento.
A compra de empresas e startups de Inteligência Artificial por parte da Apple não é algo novo! Aliás, é bastante comum tal acontecer, o que demonstra o compromisso da empresa com esta tecnologia.
Hoje, foi dado a conhecer pela imprensa internacional que a empresa de Tim Cook comprou a Xnor.ai, uma startup especializada em ferramentas de Inteligência Artificial muito particulares e diferentes do que é produzido na maioria dos projetos.
No caso da Xnor.ai, as suas soluções destacam-se por serem simples, leves e requererem pouca energia. Deste modo, o processamento da IA é feito no próprio dispositivo, ao invés de recorrer a servidores da empresa.
Compra da Xnor.ai custou cerca de 200 milhões de dólares
Os valores envolvidos nesta compra não foram divulgados, mas o GeekWire avança que rondam os 200 milhões de dólares. A Apple não confirmou o preço que pagou na aquisição, apenas referindo que "compra pequenas empresas tecnológicas de tempos a tempos", não querendo revelar os seus planos.
A génese da Xnor.ai vem do AI2 - Institute for Artificial Intelligence - criado pelo co-fundador da Microsoft Paul Allen.
Será interessante ver que projetos irá a Apple desenvolver com as soluções da Xnor.ai. As ferramentas de Inteligência Artificial - mais especificamente usadas em Machine Learning e reconhecimento facial - poderão ser usadas nas câmaras das futuras gerações do iPhone.
Para além disso, as tecnologias da Xnor.ai poderão tirar muito mais partido do NPU de IA que a empresa de Tim Cook tem atualmente na sua gama de chips.
Para além da Apple, empresas como a Microsoft, Google e Deep Mind também investem em IA...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: GeekWire
Para que é que acham que servem os chips extra nos telemóveis e nos portáteis?
Realmente alguém pensava que era para o utilizador fazer o que? Obviamente que era para os dados que importam serem pré processados pelo próprio aparelho, sendo que assim o custo energético e de manutenção (avarias) fica a cargo do cliente. Eles recebem os dados já limpinhos, sem custos de energia,.
É assim que os “espertos” trabalham. E para serem ainda mais “espertos”, fazem marketing sobre os fantásticos novos chips, que fazem… coisas… melhoram… coisas.
Realmente alguém já pensou bem que esses chips não servem para nada, na perspectiva do utilizador?!
Pois, gist, mas deixa-me dizer-te uma coisa… Já ando há meses a estudar-te. Comecei com análises profundas diárias de todos os teus comentários neste e noutros fóruns, avaliando todas as vertentes possíveis, desde a diversidade de vocabulário, à ortografia, passando pela capacidade argumentativa, uso de figuras de estilo, coerência e coesão sintáctica e semântica, uso de estrangeirismos, pontuação, tradutibilidade para as mais diversas línguas e dialectos, etc.. Neste momento estou a usar um algoritmo que, com o apoio de machine learning e de uma base de dados que tenho vindo a alimentar com milhares de comentários claramente verdadeiros e outros tantos de lixo, me auxilia na avaliação das tuas contribuições aqui no canal. O resultado é sempre o mesmo, comentário após comentário: 100% LIXO, incluindo este último.
Brutal, só por isso toma lá um +1, não pelo valor do conteúdo do que escreveste, que tem exatamente o valor que afirmas, lixo, mas pela forma até engraçada de como o fizeste.
Já agora, e porque gostei mesmo do teu comentário, até te dou uma dica, a ti e a todos os que lerem e tiverem interesse até como experiência.
Podes fazer exactamente o que acabaste de dizer, ou seja, fazes o scraping dos comentários de todos os posts do Pplware e corres algoritmos ( conhecidos) de análise de texto e tentas fazer algum tipo de classificação. Usas os nicks labels.
Ficavas a saber coisas interessantes, como quem é quem, e até mais do que os moderadores querem que tu saibas. Queres experimentar? Cria um repositório público, que se vir que tens real interesse eu até te ajudo 😀
+1
Quais chips ??!!
Abc
Os chips extra que os macbook têm que supostamente iam melhoram qualquer coisa da segurança… É só procurar as noticias sobre tais chips (Apple T2 chip) “opacos nas suas funções”, porque a questão da segurança é até um argumento fraco como ele é posto pela marca.
Ou os chips que os telemóveis têm, que têm em si um modulo de “AI”. Esse modulo que supostamente serve para melhorar coisas, tipo fotos e videos… na realidade as “coisas” são outras, até porque do ponto de vista da empresa, sabe perfeitamente que o utilizador beneficia marginalmente de qualquer real vantagem que esse tal modulo possa ter, e a para os olhos de qualquer cliente, pondo uma foto ou video feito num Iphone ou num da concorrência com boa qualidade, é indistinguível, e já o era antes dos “módulos AI”.
E não é a única marca a fazer ou a querer fazer isto, há mais “espertos” na mesma onda.
Este gist deve ser um engenheiro mestre disto tudo….ou é só um idiota com teorias da conspiração. Sim, deve ser a segunda opção.
E sabes disso como? Tal como a amigo ali de cima?
Naaa, tu pelo comentário ofensivo sem qualquer tipo de interesse, és mais básico, portanto tu deves ser mais do tipo boçal.
Gist, Nem queria estar com coisas, mas por acaso tenho uma licenciatura em engenharia de Software e mais de 6 anos de experiência no ramo, mas pronto, tu é que percebes disto tudo.
hun?!
Eu tenho uma Wyze Cam e estes individuos faziam um plug in (detecção de movimento de forma humana) que foi descontinuado o mês passado. A justificação é que essa empresa teria rompido unilateralmente o contrato. Percebe-se agora o motivo.