Quantcast
PplWare Mobile

Apple não usa teclado FlickType e é acusada de apresentar um clone no Apple Watch

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. lapizazul says:

    No problemo… A Apple compra a empresa em causa, e depois já não há caso. Onde já se viu… A Apple a usar patentes dos outros?

    • Vítor M. says:

      Vamos ver, isso diz ele, se tiver razão, a Apple que pague, se não tiver… vai continuar fazer barulho só. Vamos ver no que dá. Para já só barulho… até porque se tivesse razão, é como dizes, a Apple comprava-lhe a propriedade intelectual. Aliás, ainda ano passado comprou uma app de meteorologia. 😉

      • Pedro F. says:

        Se ele tiver razão? A aplicação dele existiu e trabalhava exactamente como a “nova funcionalidade” da Apple, tem o mesmo aspecto…
        Será que se trata de ver quem tem razão ou quem tem mais dinheiro para pagar a advogados?

        • Vítor M. says:

          Se tiver razão, seguramente que não faltarão advogados para lhe fazer o serviço e pedir uma indemnização à Apple de milhões. Aliás, lá por tudo e por nada se metem as gigantes em tribunal. E se ele tem razão, vai avançar. Agora, uma coisa é ele ter algo parecido e não ter propriedade intelectual sobre isso e haver forma de a Apple ter também um produto idêntico mas não utilizando a sua propriedade intelectual. É isso que ele tem de ver. Se tiver razão, que caia em cima da Apple e ela que pague. Se não tiver razão, a concorrência é assim, é em tudo, não faltam apps que os programadores desenvolvem idênticas a outras que já existiam há anos.

          Agora, a Apple nestas cenas podia comprar a app e estava o assunto resolvido.

          • Pedro F. says:

            Quando os chineses fazem “um produto idêntico mas não utilizando a sua propriedade intelectual” são acusados de clonagem…
            Quando a apple processa uma empresa por lhes copiar o logo apesar do logo da apple ser uma maçã e o da empresa ser uma pera, já é normal…
            E de acordo com o dicionário, idêntico é sinónimo de igual, por isso em vez de se escrever “a Apple ter também um produto idêntico” e igual à frase “a Apple ter também um produto igual”… Só para evitar que se tente disfarçar a igualdade dos produtos com palavras “idênticas”.

          • Vítor M. says:

            Se os chineses fossem acusados e deixassem de usar, 90% do material Android não existia. Basta ver que uns são clones dos outros. Por exemplo, a Xiaomi cresceu a clonar a Apple, até levou o cognome de Apple Asiática.

            Depois, no caso da Apple, esta tem sempre os reguladores em cima. Na China esquece lá isso. Olha, o Android é um caso paradigmático de um sistema operativo que foi acusado de “usar 37 APIs do Java, que na época pertencia à Sun Microsystems, depois adquirida pela Oracle). Andaram anos…. e o caso ainda não está resolvido! A Samsung foi condenada por ter usado material Apple quando desenvolvia produtos para a Apple e “usou” propriedade intelectual e foi condenada a pagar milhões à Apple. A Apple já foi condenada também por usar propriedade intelectual de terceiros, houve casos que depois comprou o material.

            Neste caso, vamos ver. Como referi, não acredito que a Apple tenha usado a mesma tecnologia para fazer a sua app. E como deves saber, há vários caminhos para chegar ao mesmo lado. Quantas apps conheces que fazem a mesma coisa com aspeto idêntico, mas que usam métodos diferentes?

            No entanto, é a minha opinião, a Apple comprava a app ao fulano (se este estivesse interessado em vender, que por vezes abrem a boca até rasgar os cantos) e ficaria o assunto resolvido. Caso seja legítimo o que a Apple fez, ele tem de se aguentar, é a concorrência a funcionar. Foi a Apple, mas poderia ser outra empresa qualquer. Quantos teclados conhecemos que fazem quase a mesma coisa?

            Mas vamos ver no que dá… se ele tiver razão, ele vai para a justiça… se não tiver….

          • Pedro F. says:

            Esquece lá isso? Não estou a falar de reguladores nem se os chineses cumprem ou não.
            Estou a falar de se usarem 2 pesos e 2 medidas. Se a Apple pode copiar desde que não use propriedade intelectual, os outros também podem. Seja a Xiaomi, o shing leng, ou a pear…
            E continuas a usar o termo “idêntico” para falar de algo parecido quando neste caso o termo idêntico é “igual”…
            Que apps são essas idênticas?

          • Vítor M. says:

            A Apple pode desenvolver como qualquer outra empresa. E pode usar propriedade intelectual se pagar a quem de direito ou, se for sua propriedade. Porque não? Pode claro que sim.

            Vamos para este caso em particular. Aqui há um erro da Apple que, na minha opinião, era simples de resolver. A Apple comprava a app. Mas atenção, era isso que o developer queria, mas a Apple esteve mal ao não seguir o que inicialmente os responsáveis acreditavam que ia acontecer. Eles gostaram da app e deveriam ter avançado. O problema começou em 2019, começou a haver um braço de ferro entre ele e a Apple, ele basicamente tornou.se numa espécie de inimigo dentro de portas. A Apple tinha regras que ele não concordava (podia até ter razão, mas eram as regras da Apple). Depois há um sem número de avanços e recuos de ambos os lados e há aqui pelo meio partes que não são ainda conhecidas com clareza.

            Depois há outras apps, como o Shift Keyboard que apareceu no início de 2019 e há pelo meio acusações de parte a parte. Repito, a Apple esteve mal, mas resta saber se houve ou não intenção de compra ou se houve tentativa de aproveitamento por parte do Kosta Eleftheriou.

            Se ele tiver razão, e como meteu uma ação contra a Apple seis meses antes do anúncio do Apple Watch 7, vamos ver no que dá.

            Atenção que este programador fez já bom dinheiro com a venda da sua empresa ao Pinterest… além de outros negócios… por isso, não é um inocente, ele sabe o que faz 😉 e se a Apple tiver culpa, vai pagar, se ele foi malabarista, vai embora com as mãos vazias. Vamos ver.

          • Rrrrrrr says:

            amigos… muito facil.
            vao a tribunal e provem a coisa, ou para um lado ou para outro.
            escusam de estar a fazer julgamentos antes do tempo.

            Para mais, depois da acusacao do developer, ha a resposta da Apple.
            nao se pode acreditar num e nao no outro. ha que saber a historia toda.

          • Vítor M. says:

            Exatamente. É importante que os dois lados digam tudo, há aqui “coisas mal contadas”.

        • LG says:

          “Agora, a Apple nestas cenas podia comprar a app e estava o assunto resolvido.”

          Não é bem assim. A Apple está no meio do processo Antitrust cujas investigações ainda estão a decorrer e que engloba também este tipo de casos que a Apple “nega” existirem. Isto é mais uma cereja para o bolo e pode ser perigoso para a Apple. “Comprar” a empresa e a propriedade intelectual poderia ser “damage-control” mas voltou a apimentar a situação do Antitrust.

          • Vítor M. says:

            Depende, a Apple ano passado comprou a app de meteorologia Dark Sky. Aliás, todas as empresas fazem isso, a própria Google comprou o Waze e ano passado a aquisição foi alvo de apreciação por parte do regulador, apesar disso, o Google Maps continua a integrar funcionalidades que eram do Waze. Não é fácil, isto é sempre sensível porque as gigantes da tecnologia têm muitas tecnologias patenteadas no passado que por vezes são usadas muitos anos depois. Depois há as regras das lojas que são tuteladas por eles e que os developers que já ganharam muito querem contornar e vimos o caso da Epic que a Apple e Google expulsaram. Há o caso dos Airtags que a Tile contesta porque diz ser concorrências desleal, mas não faltam concorrentes ao Tile.

            Vamos ver no que vai dar. O interessante é o Apple Watch trazer este teclado que me parece muito interessante tendo em conta a dimensão do ecrã.

          • LG says:

            O mais certo é que não vai dar em nada. É novamente um David contre Goliath sem o final feliz da lenda…

    • StupidDGS says:

      Invejo a tua fé em criticar a Apple neste site, amigo, vale zero, perdes o teu tempo.

  2. Ricardo Gomes says:

    Agora já esta disponivel, porque entretanto já copiaram as funcionalidades e já ninguem necessita mais da aplicação original… Apple a ser Apple 😉

  3. LG says:

    A AppStore já há muito não é o que era… Se há fraude é na AppStore

    https://www.theverge.com/2021/4/21/22385859/apple-app-store-scams-fraud-review-enforcement-top-grossing-kosta-eleftheriou

    Esse developer (Kosta Eleftheriou) encontra constantemente fraudes, reporta e a Apple demora meses e meses a tomar ações… E muitas dessas Apps fraudulentos continuam na AppStore.

    • Vítor M. says:

      Mesmo assim é bem mais segura que a Google Play. E tem melhorado após ter inserido novas regras aos programadores. Já foram removidas milhares de apps que não cumpriam as regras. Aliás, até ao nível da privacidade do utilizador, é hoje substancialmente mais rigorosa.

      Ao nível de malware está muito melhor, e não podemos esquecer que é um algo muito mais apetecível, fatura quase o dobro da Google Play.

      Estes casos reportados têm sido removidos, segundo o que a Apple afirmou recentemente. O que é importante para à segurança da loja. Mas nunca se conseguirá arrumar com todos. O demorar tem a ver com alguma ação interna que querem executar. Porque se num problema no iOS, ou no macOS são expeditos a resolver, a corrigir, na loja era mais fácil. Se demoram, alguma coisa deve estar por trás dessa demora. Mas, como o Kosta refere, a Apple acaba por os remover.

      A Google Play é muito pior é é um enorme problema para a Google e, sobretudo, para os utilizadores, pois é uma incubadora de fraudes que todos os dias ouvimos falar. Também para a Google é uma dificuldade, porque as suas regras não são apertadas e os roubos as contas bancárias dos utilizadores através de esquemas são diários.

  4. Secadegas says:

    A Apple acusada de roubar propriedade intelectual? Novidades, há?

  5. Nelson Nunes says:

    A questão é que precisamos… A Apple só inclui teclado no novo watch. Para os anteriores, mesmo com o watch os 8 não há teclado para ninguém É ridículo!

  6. Jota says:

    Não estou nada admirado!

  7. v99 says:

    Infelizmente isto é muito comum, até mesmo em menor escala. Já vi acontecer algo semelhante, um colega propôs uma ideia ao chefe, uma ideia que ia poupar alguns milhares de euros por ano, dias depois levou uma nega ficamos sem perceber. Quase um ano mais tarde numa reunião e para nosso espanto o sacana do chefe surgiu com a ideia fez passar como se fosse dele e a mesma foi aprovada logo ali sem grandes deliberações porque o benefício era óbvio. Os sacanas estão em todo o lado sejam grandes ou pequenos

    • Zé Fonseca A. says:

      Grande IP uma ideia.
      Roubar ideias existe em todo o lado e nada tem de ilegal, se fores esperto ou sais do sitio onde possas ter um chefe desses e vais à procura dos novos chefes, permissivos, compreensivos, que ajudariam a desenvolver a ideia e a receber o devido merito por ela ou então ficas calado e só falas diante dos intervenientes certos e continuas com uma chefia má.
      Já ter ideias que poupam alguns milhares de euros por ano não me parecem grandes ideias.. todos os anos implemento ideias que reduzem custos acima de 1M ou que automatizam tarefas para onde precisarias de 20-30 tarefeiros, menos que isso nem vale a pena por o cerebro a trabalhar, nem uma palmadinha nas costas levava, gasto mais em almoços.

  8. Rui Manuel says:

    A Apple não copia, inova, cria, pensa diferente.

  9. CêRsEtE says:

    Conclusão o tipo queria xular a Apple e começou a fazer bulling a empresa.como ganhou umas notas com a Microsoft agora dedica-se a fazer apps e a vender ao preço que quer e a fazer guerra. O mundo é dos finos

    • Vitolas says:

      Isso é ver a coisa só de um lado, também podemos especular que a Apple não teve para estar a pagar a quem tinha esse direito e achou por bem clonar algo sem dar cavaco ao dono, cometendo assim uma ilegalidade.
      A única coisa certa é que algo aconteceu e com o tempo veremos quem errou ou quem errou mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.