Apple acha que 128 GB no iPhone é “muito espaço de armazenamento”
A questão sobre quanto espaço de armazenamento os smartphones devem ter não é nova e a Apple e o iPhone já passaram por ela. É cada vez mais simples ter equipamentos com muito espaço, disponível para fotografias, apps e mais. Agora, a Apple revelou um vídeo onde mostra que 128 GB é "muito espaço de armazenamento", algo que nem todos concordam.
.
128 GB no iPhone é "muito espaço de armazenamento"
A escolha de um smartphone passa, também, pela escolha do armazenamento que queremos ter disponível. As diferenças de preço são muito próximas e é normal optar-se por valores de espaço mais elevados, com marcas a oferecer muitas vezes a atualização gratuita para valores mais elevados.
Nete contexto, e para enaltecer as qualidades do iPhone, a Apple lançou agora um vídeo dedicado ao seu smartphone. Neste, a empresa afirma que o iPhone 15, que começa a sua oferta com 128 GB, tem “muito espaço de armazenamento para muitas fotografias”.
Esta peça, que segue a linha de muitos outros vídeos da Apple, mostra um utilizador prestes a apagar as suas fotografias do iPhone. Nesse momento os presentes na imagem começam a cantar numa tentativa bem-sucedida de impedi-lo de tomar esse passo.
Apple acaba por ficar longe da oferta do Android
A questão é ver a Apple a enaltecer este espaço de armazenamento básico do iPhone, que começa nos 128 GB. No universo Android, onde há muito tempo que se passou esta barreira, o padrão dos smartphones está já nos 265 GB de espaço de armazenamento.
Os 128 GB de armazenamento já não representam nada de especial e há alguns anos que assim é. Embora se possa argumentar que a Apple tem como alvo deste vídeo os proprietários de qualquer iPhone mais antigo, presos aos 64 GB de armazenamento, essa ideia cai por terra porque a Apple abandonou os 64 GB de espaço de armazenamento em 2021 com o iPhone 13.
A Apple tem por norma focar-se no seu universo ignorando o que a concorrência e o mercado têm como padrão, mas este cenário do armazenamento mostra como a empresa poderá estar equivocada. A mudança feita veio tarde e deixou o iPhone muito longe do que a concorrência oferece há já muito tempo.
Se usarem o iCloud (que é o que eles querem), chega e sobra, porque localmente, por exemplo para as fotos e videos, só guarda proxys que são extremamente pequenas e faz download quando se tenta abrir.
Basicamente é um imposto de 1$/€ para que o telefone se comporte como deve ser, porque os 5gb que dão de graça acabam num instante.
O mesmo com as apps, o iPhone instala e desinstala apps automaticamente para não ocupar espaço localmente.
Só vale a pena comprar um iPhone com 1TB aos preços que eles cobram se for para trabalhar (eg: vídeo, edição de fotos/video, audio) porque quer os iPhones, quer os iPads ainda não trabalham como deve ser com discos externos ou remotos, levando tudo a ser feito localmente.
Icloud para quê?
Mais vale ter uma conta 365, com 1TB e com tudo o resto
Se tivesses lido o que escrevi perceberias porquê. O iPhone só faz “magia” com o espaço se estiveres dentro do espaço Apple. Não estamos a falar de espaço, estamos a falar de funcionamento.
Além do que já escrevi, se estiveres dentro do espaço apple, tudo é automaticamente partilhado entre todos os teus dispositivos também, sem configuração ou problemas.
A UE já está em cima da apple por causa deste tipo de coisas, num mundo ideal eu devia poder escolher ter as fotos no iCloud, google photos ou noutra drive on-line qualquer. Mas não consigo, ou não consigo de forma fácil e sem ter que abrir uma app e deixar aberta para haver sincronização de fotos, por exemplo. Não compensa o trabalho.
Se ao menos existisse concorrência no mundo dos SO móveis… era tão bom que existisse um concorrente do iOS que permitisse fazer isso que tu dizes.
Aquilo que tu criticas é aquilo que me fez mudar para o ecossistema Apple. Eu nesta fase da minha vida quero só uma coisa que funcione e faça magia, não quero andar a escolher apps. Quero tirar da caixa colocar o meu login e feito.
É pena não haver concorrência ao iPhone não é? Ou menos se houvessem outros sistemas operativos livres que as pessoas possam escolher.. raios Apple tu e a tua mania de fazer as coisas funcionar de forma simples.
😉 tocaste aí em pontos que são “o G” 😉
No meu tipo de utilização é mais que suficiente os 128gb, quem quiser mais tem opções com mais armazenamento. O que acho pouco é o iPhone 15 sair em pleno 2023 só com 6 GB de RAM e um ecrã 60hz isso sim é que é vergonhoso.
6GB de RAM só é pouco no mundo Android, relativamente ao ecrã partilho a mesma opinião, devia já ter saído com 120hz
128GB é o mínimo que deve ser. Tenho o iPhone 11 e de documentos nada tenho no telemóvel. Agora, o S.O. por si só deveria ter ume memória totalmente isolada do armazenamento efetivo que o telemóvel teria para o atualizador, para assim se usufruir de todo o espaço.
no iPhone 11, 10GB vão logo à vida atualmente so do iOS estar instalado, e mais 4 a 6GB (depende por vezes do que possa estar a ser usado), de Dados de Sistema, portanto dos 64GB, números redondos, resta apenas na realidade 48GB, para poder instalar as aplicações que se usa e que cada vez ocupam mais espaço.
Portanto 128GB para mim é mesmo o mínimo recomendado para o uso que dou, porque tenho que andar sempre a limpar espaço que as apps deixam e ficheiros temporários de cada uma para ganhar espaço por vezes…
Burro é quem tem 128GB (ou até 5GB) apenas no telefone. Se alguma coisa corre mal, já foste.
Além disso, ninguém é obrigado a ter icloud. Existem outros serviços de armazenamento cloud. Pagos, claro, mas querem camarão sem pagar?
Essa é que é a grande questão.
Quanto maior, mas se perde.
Vamos lá ver 128gb nos dias que correm, já são curtos para usos mediano intensivo, mas em alternativa a cloud, porreiro, mas depende do uso de cada um e contexto por exempo falta de rede e necessidade de acesso, simplesmente a Apple só dá tiros nos pés quando vêem com este tipo de ideias, o cliente precisa de espaço local de 1Tb eles só tem de oferecer e nao limitar, o que acabam é por perder clientes…
A apple sempre achou que mais é menos: ainda há pouco andava a vender a ideia que 8GB num portatil chegam LOL
E o mesmo com sensores de fotografia. Andou anos a vender a ideia que poucos megapixeis chegavam.
Sempre foi assim que a apple fez dinheiro: a vender menos hardware e o armazenamento não é diferente.
Só cai quem quer
Eu tenho três macs. Um Macbook Pro M1 MAX de 32gb de ram, um mac mini M1 de 8gb e um macbook air m1 de 8gb.
Uso o primeiro para trablhar, o segundo como cloud server para a minha casa e o terceiro é o que uso quando viajo.
É tão bom como ter 32gb de ram? Não. Mas dá para coisas como league of legends, editar fotos e programar. Claro que não corres 7 docker containers, mas não é esse o público alvo.
A maior parte das pessoas que goza com os 8gb nunca utilizaram um mac e pensam que 8gb num M1+ é igual a 8gb no hp budget com processador e ram de caca. Garanto-te que funciona melhor que muitos i3 de 16gb que já usei.
8gb chega e sobra para 90% das pessoas que vêm o e-mail, youtube e word. Tenta, usa e não mandes postas de pescada se nunca usaste…
8Gb hoje até num mac por mais optimizado que esteja já curto, tentaste mas o mundo não gira há tua volta…
O que não falta ai malta a queixarem-se que as maquinas já estão limitadas, simplesmente o MAC os também tem as suas limitações…
Claro que são limitados. Tudo o que é budget é limitado.
Mas enquanto 8gb de ram num pc, neste momento, não servem para quase nada (nem o chrome), num mac M1, M2 ou M3 chega e sobra.
É o mac que recomendo à maior parte das pessoas e ofereci um à minha mulher. São genuinamente bons para pessoas que não jogam ou fazem edição de fotos/video ou algo mais intensivo.
Volto a dizer, experimenta antes de dizeres asneiras. Eu paguei mais de 3000 euros por 32gb de ram porque o meu trabalho precisa, mas por algum motivo viajo com o macbook air. Porque chega e sobra.
Em vez de discutir, vou dizer de outra forma:
Toda a gente a quem recomendei ou ofereci um macbook air de 8gb ainda o têm e adoram. Anos a fio e ninguém se queixa de nada além do disco ser curto.
Sim, podem-se queixar dos macs, mas não se queixem da ram, queixem-se do disco que, no mundo de hoje em que tudo ocupa gbs, é curto.
Claramente falas do que não sabes ou sabias que 8Gb de RAM chegam perfeitamente para uma utilização normal de MacOS da mesma forma que um iPhone com menos RAM que um android é sempre mais rápido e não é diretamente comparável. Pega num portátil M1 com quase 4 anos e compara com outros windows novos e vais ver que nenhuma eles consegue fazer o mesmo ou melhor com a mesma RAM ou a mesma bateria porque são arquiteturas diferentes. Relativamente aos megapixels é curioso ver que ainda assim estão sempre nos tops em sites como dxomark e restantes do género. Também deve ser por mero acaso que são uma das empresas mais valiosas do mundo.. Mas há algo que concordo: só cai quem quer. Há quem prefira cair no windows ou no Android e a mim n me incomoda nada.
Para quem faz os equipamentos impossíveis de reparar o fazer upgrade ao hardware, esta do “muito espaço de armazenamento” é mais uma anedota quenos iSheep concordam em absoluto
Facil de resolver o problema de falta de espaço: https://www.amazon.com/SanDisk-iXpand-32GB-Memory-iPhone/dp/B01EUXL36W/ref=cm_cr_arp_d_product_top?ie=UTF8
Os discos, HDD/SSD, depois de cheios têm todos a mesma capacidade – o que se apagar ou transferir para outros suportes.
Impõe-se também a necessidade de fazer backups (automáticos ou manuais), por segurança.
Com os discos e smartphone a questão é a mesma – com menor capacidade de armazenamento é necessário ser mais criterioso e organizado e fazer limpezas/backups mais frequentes.
128GB é muito ou é pouco? Para a generalidade das pessoas (organizadas e com suporte “cloud” para backups) é suficiente.
Errado aves 128gb não é nos dias que correm suficiente já foi tal como os 32,64, hoje sem grandes aventuras 256gb pelo menos, a qualidade das fotografias, tamanho dos ficheiros, as aplicações e updates cada ves maiores 128gb voam num instante, quem tira partido do smartphone sabe bem o que gasta e um dos problemas sempre foi o espaço para usar aquilo que se tem de ter localmente, 128gb era muito há 20 anos, hoje até 1tb já não é nada por ai além…
Mas alguém te impede de comprar um iPhone de 256GB ou de 1TB? É que parece que a Apple só vende iPhones de 128GB.
Aliás, tenho conta no Google One de 200 GB de armazenamento e vou mudar para 100 GB no final do mês de Maio. É coisa a mais. Não preciso de tanto. Em vez de estar a pagar 29,99€ vou só pagar 19,99€. Chega e sobra.
“128GB é muito ou é pouco? Para a generalidade das pessoas (organizadas e com suporte “cloud” para backups) é suficiente.” Concordo consigo. Eu próprio comprei um smartphone com 512 GB e acho que é areia a mais para a minha camioneta, como se diz. Aliás, mesmo a outra versão dele, de 256 GB era mais que suficiente. Esses 128 GB de que fala são mais que suficientes, concordo consigo.
Estes da Apple sempre fumaram coisas más, mas nos últimos anos devem meter muita farinha no nariz…
– o meu Macbook Air M1 com 256Gb vai ser o meu último, os mais recentes são uma pipa de massa com uma misera capacidade e ainda 8 GB de RAM que não chegam para mais que uma utilização simples. No meu vejo sempre a swap a ser utilizada com fartura, e se nem sequer o SSD posso mudar, quando pifar… foi-se. Isto de como quando eram os modelos Intel que podiam durar 1 década, já não existe. Além disso de 256 GB pouco me fica livre depois de instalar umas Apps e um par de jogos. O resto tem que ir para um SSD externo! Mais de 1200€ para ter que usar SSD externos?! Não obrigado!
– iPhone 15 Pro 256Gb: tenho o “básico” para hoje em dia (e nem tenho facebook, tiktok e afins) e só um par de jogos básicos para matar o tempo. De 256 GB tenho 187.86 GB ocupados só de iOS + Aplicações + “cache/data” das apps como Whatsapp, mensagens, etc.. Isso quer dizer mal posso instalar 1-2 jogos que usem o chip do iPhone 15 Pro a sério que fico sem espaço; ou mesmo basta fazer uns videos a 4k60 e lá se foi o espaço!
Então com dois aparelhos de 256GB e mais de 1000€ cada…e só com o básico fico já nas lonas! Parece-vos normal que em 2024 a Apple continue a lançar produtos “premium” com uns limitados 8 GB de RAM e 128 a 256GB de SSD? A mim não me levam mais… isto até depois de ver na FNAC que há portáteis com ecrã OLED, chips Intel ou AMD muito bons e suporte a gráficas externas que permitem muito mais que um portátil Apple. Não têm 20h de bateria?! Quero lá saber! Fichas e baterias há em todo o lado, agora 8 GB RAM e 256 GB SSD não me deixam mudar em nenhum lado, ou os tenho…ou não.
Por isso da próxima, se tiver que comprar um portátil não Apple de 1800€ que em uso “normal” me dá 8 – 12h (um dia de trabalho ou voo grande) com gráfica Nvidia, 16 GB RAM e 512 GB/1TB de SSD ou um MBP limitadíssimo mas 20h de bateria…venha o portátil não Apple
Só vejo dois cenários:
Compraste um macbook air para jogar, o que não é suposto.
ou
Nunca utilizaste esse suposto mac e estás a falar sem conhecimento de causa.
Porque se queres uma gráfica nvidia, o que queres é jogar. Mas se queres editar fotos o ecrã do mac é melhor, se queres ver videos ou ter bateria, o mac é melhor.
Melhor uns óculos para veres mais cenários:
– macbook air M1 (GPU ~GTX 1050) já permite uma boa capacidade 3D e eu gostava de a usar. Com 8GB e limitações da Apple/MacOS, não posso.
– macbook air M3 (~GTX 1660 a RTX2060) M3 base 8/8, com 8 GB RAM, 256 GB SSD: 1349€. Por 1349€ com um GPU muito aceitável eu… não posso almejar jogar?!
O que queres dizer nos teus cenários é: se eu comprar o mais baixo de todos por 1349€ eu só posso almejar ver e editar videos / fotos / office e web…? LOL
Cada um com a sua opinião, mas se no MBA M1 ainda posso considerar (pelo valor mais baixo e no ano que foi lançado) aceitável, em 2023 e 2024 é -para mim- totalmente inaceitável! E dizer (tal como a Apple…) que eu por 1349€ não posso pensar em CAD ou algum jogo 3D… não faz mal. Tenho alternativas 😉
Um macbook air m1 custa 850 euros em promoção. Um computador windows com esta bateria, este ecrã e esta performance não existe… A não ser que queiras jogar.
Jogar nos macs novos implica uma tradução ARM -> X86, o que torna irrelevante a tua gráfica, porque vais sempre ter uma penalização. Mas para tudo o resto, eu diria que o macbook air m1 é intocável em relação preço – qualidade, principalmente se queres algo que não te dê dores de cabeça.
Ou CAD. Mas até isso não sei, porque por 850 euros não consegues um PC com uma gráfica decente.
É no mínimo ser idiota afirmar isso de uma máquina de entry level.
Fale de um MBP (ou mesmo desktop) para esses trabalhos.
Tudo o resto que afirma não tem qualquer sentido.
Dizer que “um computador de 1350 euros tem que jogar” é o mesmo que dizer que uma pick-up de 40k tem que andar rápido. Compras a ferramenta errada e depois choras que não joga. Não entendo.
Seja como for, um Macbook M1 custa 850 euros em promoção. Por esse preço, desafio-te a arranjar um PC com melhor ecrã (com HDR) para editar fotos/vídeo ou consumir conteúdo e ao mesmo tempo ter a mesma performance e bateria e que é excelente para office/web.
Queres fazer CAD ou jogar jogos? Sim, um PC é melhor. Para jogar precisas de traduzir ARM->x86, portanto, nunca vais ter a mesma performance, mesmo nos Macs topo de gama.
Não percebo estas comparações, é alhos com bugalhos e no fim acabas desiludido.
Lol lol lol.
Já esperva esse comentário do tipo “os 8gb de ram da Apple são melhores do que os 16gb dos restantes computadores”.
Recorda-me quando lançaram um Iphone com ecrã LCD, os fan boys diziam que o LCD da Apple é melhor que o Amolled das restantes.
Percebes pouco de informática. A parte boa do Mac, é o desempenho do pc associado a uma excelente bateria e um design leve. Quanto a desempenho não sabes do que falas.
Eu poupo o trabalho de pesquisa já que não sabes do que falas:
https://www.notebookcheck.net/i7-12700H-vs-M1_14013_12937.247596.0.html
Um I7 12700H é mais rápido do que o M1. E já para não falar dos novos I9 nos portáteis.
Sobre a Ram, nem deves saber que os portáteis de gama alta usam ram ddr5 a 5800 mhz.
Lol lol lol.
Pareces os fan boy quando diziam que o LCD do Iphone era melhor do que o Amoled.
Vê comparativos do I7 12700H contra o M1 e vê quem ganha.
Ou então, vê os portáteis mais recentes que já usam 16gb ddr5 a 5800mhz.
Rica comparação.
M1 release date 10 November 2020
i7 12700H realese date January 2022.
Tudo dito.
(Há cada um mais armado em Chico esperto….)
“ How much power does the M1 use compared to Intel?
While the Intel Core i9 consumes up to 115 watts of power, the power consumption of the M1 Max chip stays around 60 watts most of the time, and hardly exceeds 90 watts when running at full performance. 06/01/2022”
Toma lá, que não te falte nada.
I7 12700H vs M2, ambos de 2022
https://www.notebookcheck.net/i7-12700H-vs-M2_14013_14521.247596.0.html
E temos ainda:
Power consumption. 45whats vs 20whats.
Tal como na memoria RAM, os 128GB do Iphone devem equivaler a 256GB da concorrência.
O iPhone é muito optimizado. O que diz tem muita pertinência.
Exijo à Apple que o iPhone 17 venha com uns fartos 32MB de storage em formato HDD e umas boas 3 polegadas na diagonal de ecrã!
Vai ser um alambazar.
se o pastor diz as ovelhas obedecem.
Claramente insuficiente para guardar as minhas músicas do Spotify.
128 GB ?? Como ?? Ainda se fossem filmes e vídeos, agora músicas ?? Mas como é possível ?? 128 GB de armazenamento para guardar músicas ?? 😐
Exatamente como disse.