App Store gera mais dinheiro hoje que a Apple toda há 10 anos
A Apple é uma máquina de gerar dinheiro, através da venda dos seus equipamentos, dos seus serviços e das muitas aplicações que usamos. A cada novo trimestre os números superam-se e novos records são batidos.
Uma recente avaliação veio mostrar uma realidade que poucos devem ter consciência. A Apple gera hoje mais dinheiro com a App Store do que há 10 anos atrás com todos os seus produtos.
Esta avaliação não foi feita pela Apple e nem recorre a números oficiais, mas foi obtida com base no que a empresa tem apresentado ao longo dos últimos meses.
A SensorTower apresentou agora uma análise que mostra que os os lucros gerados pela App Store nos primeiros 6 meses deste ano superam os lucros que a Apple apresentou em 2007, o ano em que o iPhone foi colocado à venda.
Na primeira metade de 2017 a Apple terá tido uma receita de 4,9 mil milhões de dólares. Há 10 anos, a companhia no seu todo teve um resultado líquido de 3,5 mil milhões de dólares, o que significa que a App Store, só por si, gerou em 2017 40% mais dinheiro que em 2007.
Os últimos anos foram de crescimento elevado na App Store. Se em 2013 a App Store representava apenas 1% de toda a receita da Apple, em 2016 esse número cresceu para 3,4%.
Claro que não é apenas a Apple a beneficiar destes números. Os programadores são quem recebe a maior parte dessas receitas. Em 2016 estes programadores receberam um valor recorde de 20 mil milhões de dólares, de acordo com os dados da Apple. As compras na App Store atingiram, em Dezembro desse ano, a marca dos 3 mil milhões de dólares.
É por esta razão que a Apple dá uma atenção grande à sua loja de aplicações, renovando a sua imagem de forma periódica e mantendo-a sempre recheada de boas aplicações. Para muitos a App Store é o centro do ecossistema móvel da Apple, e estes números acabam por prová-lo.
Via SensorTower
Leia também
Este artigo tem mais de um ano
Um glutão que apenas pensa em ganhar dinheiro e esquece a componente social.
Querias o que exactamente?
Ele quer que lhe dêm as coisas caras que ele quer ter mas prefere desdenhar.
Ou então é só para manifestar o quão mais sábio ele é que os outros.
Ele queria que a Apple lhe desse dinheiro, só porque sim, porque só pode ser isso….
Claro. Mas tu que és iluminado, diz-nos aí então as empresas que não são funcionam com base capitalista. Se é que compreendes sequer o conceito.
https://macrumors.zendesk.com/hc/en-us/articles/202084918-Apple-Support-for-Charity
Componente social? Gerir 100% da operação desta empresa com renováveis, produtos que duram 10 anos a trabalhar bem (ao contrario dos outros mais baratos que depois duram 1/4 do tempo), acções de formação gratuitas e de programação para crianças, centros para desenvolvimento de developers pelo mundo fora, produtos altamente recicláveis…. se calhar as outras empresas deviam tirar notas. Além disso é uma empresa privada e nao publica, por isso nao deve ao público em geral obrigação nenhuma. Queria ver se você tivesse um restaurante de sucesso, mais caro do que os restantes, mas que estivesse sempre cheio… baixava os preços? Porque…. componentes sociais e tal. A Apple já entregou milhões e milhões de euros à associação RED da luta contra a SIDA. Quando um empregado da Apple faz uma doação a uma instituição de caridade, a Apple iguala essa contribuição para a mesma instituição. Mas pronto… Ser hater é giro, mas os factos são a realidade. É uma questão de os sabermos, ou não.
Os números simplesmente não são directamente comparáveis. Estão a comparar lucros depois de impostos com rendimentos de venda (não são lucros). Os rendimentos da Apple em 2007 foram 24 mil milhões de dólares. Mas é possível que os reais lucros anuais da loja andem perto daqueles lucros de 2007.
Por acaso acho o modelo de negócios da app store da Apple muito mais interessante para os devs que o da Google Play Store, mas posso estar enganado pois não tenho experiência na app store da Apple.
Na play store a maioria das apps são gratuitas com publicidade, temos apps com publicidade a outras apps, parece uma bolha, onde apenas uma minoria ganha dinheiro que se veja. Pessoalmente não tenho problemas em pagar por apps que me interessam. Agora no Android, os utilizadores estão mal habituados, muitas vezes vejo criticas negativas a apps que por custarem 2,99 são muitas caras, valha-me Deus. E muitas vezes compra-se app pagas que mesmo sendo pagas vêm com publicidade incluída. Parece-me um modelo que beneficia mais a google do que os devs.
Deveriam então baixar os preços dos dispositivos e lucrar mais com aumento no volume de vendas de aplicativos.