Antutu testou o novo MacBook Air com o M1 e arrasou com o iPad Pro
Toda a curiosidade que gira em torno do M1, o novo SoC da Apple, tem mostrado que este é totalmente diferente do que estamos habituados. Com um desempenho que se tem mostrado acima da média, este parece principalmente ter tudo para ser um sucesso.
Os testes têm-se repetido e revelado que tudo o que a Apple prometeu será cumprido, mas diferentes áreas. Um teste recente da Antutu avaliou este SoC e voltou a ser surpreender. Os resultados são elevados e deixou o iPad Pro muito longe.
Antutu quis descobrir os segredos do M1
Baseada na arquitetura ARM, o novo SoC M1 da Apple tem mostrado que será a solução ideal para usar no dia a dia. Com todas as vantagens de um processador ARM, alia aqui a poupança de energia a uma capacidade elevada de processamento.
Sabia-se já que o seu desempenho seria acima da média, com a Apple a revelar valores muito interessantes. Agora, e num teste da Antutu, foi revelado que o SoC M1 tem valores elevados, deixando sobretudo o iPad Pro muito longe dos seus resultados.
Este SoC bateu o iPad Pro
Curiosamente, ao usar a app criada para iOS no novo MacBook Air, a Antutu descobriu que este era detetado como um iPad Pro. Também o novo macOS Big Sur era marcado como sendo o iOS 14.2. Mais importante que isso, a pontuação atingida foi de 1.119.243 pontos.
Ao ser comparado com os 755.294 pontos alcançados no gráfico abaixo, podemos ver que estes estão muito longe um do outro em termos de desempenho em várias áreas. A razão está no SoC usado, M1 e A12Z, e na diferença de construção destes.
Uma aposta ganha pela Apple
O MacBook Air tem uma performance ao nível de CPU com mais 50% e igualmente no GPU tem mais de 45% face ao iPad Pro. Este valor é ainda mais impressionante quando se sabe que o SoC A12Z era o mais poderoso da Apple, superando até o A14 Bionic do iPhone 12, embora este use ainda a litografia de 7nm.
Estes resultados agora revelados pela Antutu confirmam principalmente grande parte da informação que a Apple partilhou. O M1 é o SoC mais poderoso da empresa e certamente uma mudança radical no que esta tem para os seus equipamentos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Antutu
A Apple acabou de matar o iPad pra “profissionais”
Aparelhos com funcionalidades diferentes.
Sim, iPad Pro com teclado é mais caro, mais pesado, mais lento e com menos automia.
+1
iPad Pro é um tablet (teclado é um extra), um MacBook não é um tablet e é mais pesado. Dito doutra maneira, o MacBook não pode matar o iPad porque não consegue fazer o que o iPad pode fazer, qualquer que seja a performance do processador!
iPad Pro só faz sentido para quem necessita de um touchscreen/pen. É a unica difereca e factor diferenciador, fora isso só tem desvantagens em relacao a um Macbook Air
tem basicamente as mesmas desvantagens que sempre teve nos últimos tempos. O iPad Pro não é morto com o novo Air!
Errado com o M1 muita coisa mudou, Macbook Air agora possui maior autonomia, é “always on” e corre as Apps de iPad.
A única coisa que nao possui é touchscreen
Toni, a Apple já anteriormente anunciava maior autonomia com o MacBook Air face ao iPad Pro (12 horas vs 10h em video e browsing).
““always on” e corre as Apps de iPad” no MacBook Air não são uma desvantagem para o iPad Pro. São coisas que o iPad já faz, com a particularidade de muitas das aplicações do iPad não estarem acessíveis para correr no Mac e de outras não darem a interactividade para que foram feitas com o touch screen. Já o “always on” é uma mais valia técnica contudo é no iPad e iPhone que se retira mais proveito pela forma como se interage com o aparelho.
“A única coisa que nao possui é touchscreen”… coisa pouca, sem importância…
Vai sair um ipad pro em fev/março. O ipad pro e o macbook são renovados em alturas diferentes.
O que o Nuno escreveu está mais que certo, são produtos diferentes com objectivos diferentes. Podias ter uma ponta de razão se tivessem o mesmo SO, mas como não tem….
Falo por experiencia propria, tenho Mac para trabalhar e iPad Pro para lazer e complemento de trabalho, sei do que falo.
O Macbook é touch? Não. Tem caneta? Não. Tem as apps do iOS? também não, e mesmo que venha a ter muitas apps portadas de iOS, há muitas que são para iPad e vão continuar a ser para iPad.
Porque raio o Mac irá matar o iPad? Por muito que queiram fazer o iPad Pro um substituto de Mac, não o vão fazer, e o Macbook também não consegue substituir um iPad.
Ah, e tenta lá dobrar o Macbook Air e tirar-lhe o teclado. Não consegues pois não? São produtos diferentes!
Tenho que dar os parabéns a Apple, mais uma vez vai obrigar a Intel e AMD a fazer melhor.
Esta arquitectura vai mudar a industria nos próximos anos, não tenham dúvidas.
O surface ja tinha esta arquitetura
verdade! Contudo o tal Surface tem um processador que deixa muito a desejar, para poder competir com a AMD e Intel.
O processador não é o processador mas o SO/ Microsoft. Ainda nem suporte a x64 final têm, ainda esperam mais uma ou duas gerações…
Mas não é a microsoft que faz os chips e o mesmo são criados a pensar em telemóveis. Por alguma razão ninguém falava deles.
ARM? Tinha, não é o primeiro nem o último.
Mas enquanto o Surface Pro X não tinha vantagem nenhuma, este é mais rápido e também mais eficiente, e corre tudo o que o macOS normal corre, inclusive código x86 64bits.
O Surface Pro X só code Intel 32 bits.
A Microsoft já tem o emulador para x64 em fase de testes, mas imagino será como o x86, algo lento!
O pior vai ser nos videojogos, onde o x86 vai dominar por muito tempo.
Não seria de esperar outra coisa, estou à espera do meu, espero que esteja à altura das criticas…
Eu vou esperava pelo M2. O novo macbook vai ser redesenhado e vai trazer arranjos para os problemas do actual M1. Evito sempre a 1 geração de qualquer tecnologia.
O Ipad pro pode até ter funcionalidades diferentes mas vai sofrer mt em vendas. Ou a Apple em junho dá um boost a sério no software do Ipad Os , pois assim as vendas ficaram residuais.
o iPad Pro não tinha mais vendas por as pessoas acharem que tinha melhor processador que um MacBook Air, coisa que grande parte das pessoas ignorava ou descredibilizava!
iPad pro… Ok, ficámos esclarecidos.
E a jogar Metro Exodus?
Testes reais… Aqueles que realmente interessam, porque benchmark valem o que valem.
Jogar Metro Exodus é um teste real ? 🙂
Os outros tens vários na net para consultares.
Abc
Há muitas análises na internet, basta procurares. Metro Exodus não corre no macOS.
Jogar metro Exodus é na PS5 ou Xbox.
Talvez a Apple lance este M1 para o ipad pro do próximo ano.
M1 é apenas para Macs. No iPad Pro deverá ser o A14X, que deve ter várias semelhanças com o M1, mas imagino que deva vir com I/O diferente e com menor velocidade de relógio.