Afinal sempre há um iPhone com porta USB-C… mas graças a terceiros!
A Apple por vezes ouve as sugestões dos seus utilizadores. No entanto, há opções que a empresa não abdica, como, por exemplo, tirar do iPhone a porta Lightning e colocar USB-C. Ano após ano, os rumores vão alimentando esta eventual mudança, mas não passa disso. Claro, se a empresa de Cupertino não faz, não quer dizer que outros não o tentem. Se assim foi pensado, melhor foi o resultado final.
Ken Pillonel, estudante de engenharia robótica, meteu mãos à obra e é o primeiro a ter um iPhone com USB-C funcional.
A Apple está por trás do desenvolvimento da porta USB-C
A Apple desde há vários anos que trocou no iPad Pro (e depois nos modelos mais modernos) a porta Lightning pela USB-C. A empresa de Cupertino também colocou esta porta nos seus MacBooks, mas recusa-se a fazer a transição no iPhone. Lá terá as suas razões, mas os rumores apontaram todos os anos esse salto.
Estamos habituados a ver tudo o que a Apple faz devidamente sufragado em praça pública e há mesmo quem não se fique pelo que a empresa oferece. Agora foi a vez de um estudante de engenharia robótica meter mãos à obra e fabricar (alterar) o seu iPhone X com uma porta USB-C funcional.
iPhone X com USB-C
Pillonel passou meses no projeto durante o seu tempo livre por forma a perceber como poderia adaptar a estrutura do Lightning para fazer a passagem para USB-C. Abriu vários cabos das duas tecnologias até chegar a um cenário final e funcional.
O futuro engenheiro originalmente criou um protótipo simples que permitia que uma bateria do iPhone fosse carregada pela porta USB-C. A prova de conceito era bastante grande e não cabia dentro de um iPhone, então o jovem partiu para a empreitada seguinte que foi remover todos os fios e compactar tudo dentro do dispositivo.
Para o projeto, Pillonel fez a engenharia reversa do conector C94 personalizado da Apple, criando o seu próprio design de PCB flexível que cabe dentro de um iPhone. O futuro engenheiro revelou o cabo flexível num teaser de vídeo final esta semana, onde demonstrava como o iPhone X com USB-C carrega e transfere dados.
Este "protótipo DIY" de iPhone USB-C chega-nos ao conhecimento poucas semanas depois do anúncio dos planos da Comissão Europeia. Esta entidade pretende forçar os fabricantes de smartphones e outros eletrónicos a instalar uma porta de carregamento USB-C comum nos seus dispositivos.
Assim, a Apple poderá ser forçada a criar um iPhone com USB-C nos próximos anos, ou lançar um iPhone sem porta que depende de carregamento sem fio.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia
Peço desculpe pela intervenção mas a pplware continua a atribuir feitos exclusivos a Apple que não lhes pertencem.
-A Apple entrou para o consorcio que criou o USB-C depois desse mesmo conector ser criado. Até lá a Apple apenas usou tecnologias ligada ao USB que outros criaram.
-A Intel criou a primeira versão do USB em 1990 : “several companies got together to develop a new spec for USB, the universal connection standard born out of Intel’s labs in the 1990’s but eventually widely adopted thanks to Apple and the iMac G3.” (Fonte: https://newsroom.intel.com/editorials/usb-type-c-history) A Apple ajudou a popularizar o USB ao implementar o conector nos seus equipamentos.
-Em 1995 a intel e parceiros criaram uma organização sem fins lucrativos para desenvolver e gerir o USB, da qual a Apple não faz parte: “The USB Implementers Forum, Inc. (USB-IF) was established in 1995 to support and accelerate the market and consumer adoption of USB compliant peripherals.” (Fonte: https://www.usb.org/members) e “The USB-IF was founded in 1995[1] by the group of companies that was developing USB, which was released in 1996. The founding companies of USB-IF were Compaq, Digital, IBM, Intel, Microsoft, NEC and Norte” (Fonte: https://www.wikiwand.com/en/USB_Implementers_Forum)
-Em 2014, foi anunciado uma nova conexão USB chamada USB Type-C (Fonte: https://newsroom.intel.com/editorials/usb-type-c-history ; Wikipedia e Wikiwand)
-Em 2015, o conselho de administração é alterado e a Apple passa a fazer parte dele: In 2015, “the seven-person board of directors, led by USB-IF President and Chief Operating Officer Jeff Ravencraft, consisted of representatives of Apple, HP Inc., Intel Corporation, Microsoft Corporation, Renesas Electronics, STMicroelectronics, and Texas Instruments.” (Fonte: https://www.wikiwand.com/en/USB_Implementers_Forum)
-O atual conselho de administração da USB-IF é composto por: “The USB-IF, Inc. Board of Directors is composed of the following companies and their designated representative Directors: Apple – Dave Conroy ; HP Inc. – Alan Berkema ; Intel Corporation – Brad Saunders ; Microsoft Corporation – Toby Nixon ; Renesas Electronics – Philip Leung ; STMicroelectronics – Gerard Mas ; Texas Instruments – Anwar Sadat”
(Fonte: https://www.usb.org/about)
Essa dos exclusivos é de tua autoria. Nós dissemos que esteve por trás do desenvolvimento, esteve no consórcio que desenvolveu. Contudo, foi a empresa que mais contribuiu, mais não fosse porque já tinha o seu próprio projeto, a ficha Lightning.
Depois, como os outros não avançaram com a introdução da porta, a Apple avançou com a sua. Nesta área a Apple já tinha uma vasta experiência porque sempre esteve na frente deste segmento, relembro a tecnologia desenvolvida pela Apple:
https://www.youtube.com/watch?v=CCDDwR2x9k0
E a forma de a usar.
Desculpe corrigi-lo novamente Sr. Vítor com todo o respeito, mas o senhor escreveu acima: “A Apple está por trás do desenvolvimento da porta USB-C”
Ora essa afirmação esta errada visto que a Apple só entrou para esse consórcio depois desse conetor já estar desenvolvido e publicado.
Em relação a eu ter escrito a palavra “Exclusivo”, se ler a frase no seu contexto, consegue perceber que não é no sentido de exclusividade, logo só resta outra possibilidade no nosso português, mas caso eu tenha sido muito vago, passo a explicar: usei a palavra exclusivo pelo facto de em vários artigos aqui escritos que por coincidência envolvem a Apple (ou talvez eu só tenha notado nesses e nesse caso peço desculpe) mas atribuem-se feitos a Apple que as vezes nem estiveram envolvidos e outras vezes estiveram sim envolvidos mas fizeram parte de grupos de desenvolvimentos que aquando os artigos escritos são ignorados dando a entender que desenvolveram sozinhos essas tecnologias. E não estou a dizer que seja culpa de alguém, apenas por vezes essa informação já existe online dessa forma errada e por vezes ninguém verifica se essa informação esta ou não correta antes de publicar e quais as fontes.
Apenas fiz esse comentário por forma existir mais atenção de forma a PPLWARE ser ainda melhor.
Did Apple invent USB Type-C?
António, esta discussão já a tive antes e só vou mostrar factos. Efetivamente não foi a Apple que inventou, mas ajudou. Ajudou com o apontar o caminho, quando desenvolveu o Lighting e ajudou com a participação dos seus engenheiros: https://www.docdroid.net/uf3z/typec-pdf como está referido nesta listagem.
Mas há mais:
It is well known that Apple had offered a connector type with Lightning long before the introduction of USB-C: From the beginning, it was non-rotating, significantly smaller, and it tolerated higher currents and voltages. What is new, however, is that Apple did not bypass the responsible USB consortium called USB-IF (Universal Serial Bus Implementers Forum), but that the consortium was simply too sluggish.
Speaking to c’t magazine, USB-IF Chairman Brad Saunders said regarding USB-C: “We were too lazy.” When Apple was looking for a new connector type to succeed the 30-pin connector, according to Saunders, there was still no majority for a completely new development of the USB connector. At the time, the companies active in the USB-IF had opted for interim solutions such as MHL, which misused a mini or micro USB socket.
Portanto, aqui refere claramente que a Apple começou antes a procurar e a desenvolvolver. O facto do USB-C ser reversível foi uma ideia adotada pela Apple.
Ao todo, a Apple contribuiu com 18 dos 79 engenheiros nomeados listados no projeto de certificação de conectores.
E mais, é a própria Apple que diz que esteve no desenvolvimento da tecnologia https://bit.ly/2YV72yD e seguramente se a Apple afirma isso, não houve ninguém a desmentir.
Abraço.
Sempre a defender a Apple mesmo quando te mostram que estás enganando, não é Vítor?
Não Simão. Eu mostrei taxativamente que a Apple fez e faz parte do consorcio que desenvolveu a porta USB-C e mostrei mesmo a Apple a afirmar isso.
Podes não gostar, mas eu gosto de factos 😉 e eles existem. Como tal, e porque o saber não ocupa lugar, partilho essa informação que é correta. 😉
Eu comprei um adaptador de lightning para USBc e uso o carregador e cabo do Xiaomi e funciona bem…mesmo para passar dados para o mac, funciona! É só procurar na Amazon ou eBay
A única intenção é obrigar a comprar o cabo da marca.
O Jobs sempre teve a paranoia do circuito fechado, controlar o produto de uma ponta a outra. Ele meteu as colunas do iMac G3 por isso mesmo.