Afinal já é possível correr o Windows nos Mac com SoC M1 da Apple
Criados e desenhados para correr o macOS, os novos SoC M1 da Apple têm um desempenho que os coloca quase como um novo padrão no mercado. Por essa razão os utilizadores querem experimentá-los noutros contextos e certamente noutras plataformas.
Foi assim que surgiu a necessidade de ter o Windows a correr nesta proposta. Se muitos achavam impossível, a verdade é que agora foi provado que é possível e aparentemente nem é complicado ter o Windows a correr nos Mac com o SoC M1 da Apple.
Trazer o Windows para os novos Mac com o SoC M1 parecia uma tarefa quase impossível. A Apple não tem disponível o Boot Camp para o novo macOS Big Sur e já revelou que dependerá da Microsoft trazer o seu sistema para esta nova plataforma.
Windows já corre nos novos Mac da Apple
Claro que este parecia um beco sem saída, graças a algumas políticas únicas destas duas empresas. Assim, a responsabilidade parece ter recaído na comunidade de utilizadores e de investigadores que usam os novos Mac. Os resultados estão à vista e são muito positivos.
https://twitter.com/_AlexGraf/status/1332081983879569415
Recorrendo a uma alternativa quase lógica, a virtualização, o programador Alexander Graf conseguiu colocar em funcionamento o Windows. Esta não foi uma versão x86, mas sim uma versão Insider do Windows 10 para ARM. Para tal teve de criar uma correção para o software QEMU.
Também o Linux já foi visto no SoC M1
Para além do Windows, a comunidade conseguiu mais um feito nos Mac com SoC M1. Algo que o próprio Linus Torvalds queria ver acontecer num futuro próximo. Falamos do Linux a correr nos novos processadores.
Aqui, mais uma vez foi usada a virtualização, tendo sido colocada a correr uma versão do Ubuntu. A diferença neste cenário é que o ambiente gráfico não estava a funcionar, tendo-se ficado pela linha de comando. Todo o material necessário foi partilhado e pode ser encontrado online.
Mesmo que não seja oficial e formal, este é um passo importante para os novos Mac com o SoC M1. Ficam novas portas abertas e está garantido que quer o Windows, quer o Linux corre nestas máquinas sem qualquer problema, com as respetivas apps nativas.
Este artigo tem mais de um ano
Pelos visto alguém já experimentou o geekbench no Windows a correr num Mac M1.
Como seria de esperar o resultado é melhor no Mac do que num Surface Pro X (ARM), mesmo quando emula o Geekbench x86 dentro do Windows.
https://mspoweruser.com/apple-m1-vs-surface-pro-x-2-geekbench-5/
Não é só do X1, mas do X2 com o último processador Microsoft…
Dar voltas de adianto a tudo o resto é isto…
oficialmente continua a ser o Surface Pro X (não existe o X2), mesmo com outro processador.
Emulado/Virtualizado não é a mesma coisa….
Ele correu Windows ARM usando o QEMU com um patch para usar a framework de virtualização da Apple no M1. É virtualização!
Foi isso k ele disse… LOL
Ter um mac com um sistema operativo estavel e colocar uma porcaria com é o windows somente quem é pateta, instalar o linux porque nao, visto ser um sistema estavel e da mesma familia unix.
Bom dia,
O meu MacBook Pro 13 de 2019 depois de atualizar para o Big Sur, de vez em quando não ouço nem sinto a pressão no trackpad.
Alguém me sabe dizer o que se passa?
Obrigado,
resolvido