Afinal a razão era outra! Apple explica porque nunca vai trazer o iMessage para o Android
O iMessage é o centro dos produtos da Apple no que toca à partilha de mensagens, sendo abrangente no que toca aos dispositivos da marca. Está limitado ao seu ecossistema e por muito que seja pedido no Android, nunca chegou a ter esta versão criada e disponibilizada.
A Apple tem resistido a trazer o iMessage para o Android, sem apresentar uma razão válida. Agora tudo foi esclarecido e a criadora do iPhone apresentou finalmente uma razão pode se recusar a criar esta versão da sua app de mensagens.
A razão da Apple para ignorar o iMesssage no Android
A Apple tem no Android algumas apps, mas sempre focada nas suas necessidades. Essa escolha tem deixado de fora o iMessage, que mesmo com muitos pedidos não parece vir a ser uma realidade em breve no sistema da Google.
Agora, e numa entrevista que Craig Federighi da Apple deu ao The Wall Street Journal, num evento que decorre agora, foi finalmente esclarecida a razão para esta opção da Apple face ao Android. Do que afirmou, e caso esta versão existisse, teria sido um esforço "descartável" que teria "impedido [a Apple] de inovar". Eis a declaração completa.
Se vamos entrar num mercado e seguir o caminho da construção de uma app, temos de estar nele de uma maneira que faça a diferença. Isso significaria que teríamos muitos clientes a quem poderíamos entregar ótimas experiências. Isso tem um custo real. E, o meu medo era que não estivéssemos em posição de fazer isso.
Então, se nós apenas lançássemos uma app que realmente não obtivesse massa crítica em outras plataformas, o que ela teria conseguido é que nos impediria de inovar em todas as maneiras que queríamos inovar em mensagens para nossos clientes, e realmente não ter realizado muito de qualquer outra forma.
E assim, acabamos por sentir que deve fazer a, escolha onde pode fazer a diferença. Escolha onde vai investir e faça isso onde você faz a diferença e por isso essa opção parecia descartável e que não serviria ao mundo honestamente.
Isto reforça o estatuto que o iMessage tem no universo Apple e como isto funciona para cativar os utilizadores a ficar nos sistemas da gigante de Cupertino. Nos casos onde não está presente, tem causado problemas por não ter uma integração.
Apple’s Craig Federighi and Greg Joswiak (@gregjoz) join @JoannaStern at #WSJTechLive to discuss products, privacy and power at the tech giant https://t.co/fNo2JGwMB4 https://t.co/aGrTlZrUo4
— The Wall Street Journal (@WSJ) October 26, 2022
Uma separação clara no tipo de mensagens
Curiosamente, esta nova justificação fica muito longe de outra que surgiu há alguns anos e de forma interna à Apple. Numa troca de emails ficou claro que esta versão iria remover um bloqueio para os pais oferecerem um smartphone Android aos seus filhos.
Com a Google a apostar em divulgar e massificar RCs, a Apple está a manter-se fiel à sua solução e em mantê-la como um exclusivo. Desta forma impede a fuga de utilizadores para o Android, enquanto tenta puxar a si novos utilizadores para conseguirem comunicar dentro desta rede.
Este artigo tem mais de um ano
Não me convencem. Resposta muito da década passada. Lá saberão.
A Apple está neste momento em polvorosa para dar uma resposta deste século e, dessa forma, conseguir convencer-te.
É uma comédia esta empresa.
Engraçado com este argumento é idêntico ao do sideloading no ios.
Dá para fazer chamadas telefónicas de iphone para android ? Ou só funciona entre iphones ?
Podes fazer chamadas por FaceTime com e sem vídeo.
LOL
Lol
Tens messenger, whatsapp e claro ligas para o número da pessoa
Acho que estava a ser irónico 🙂
Cheira-me a síndrome de preguiça aguda para investir nesse Use Case…combinado com síndrome forretice aguda €€…
Até parece que quem tem android precisa dessa porcaria para alguma coisa…
+1
cuidado com esse comentario. nao deves temer pela vida… os fanboys estao em “polvorosa” 🙁
+1
Nem android nem ios, a ser sincero. Whatsapps e afins também existem para ios. Aqui ganha quem tem o melhor produto que consegue ser mais popular – app no telemóvel, app no pcs, site sem precisar de mais nada adicional, etc. Diga-se o que se disser do whatsapp, mas os gajos estão em todo lado e são a definição de “it just works”. Funciona bem, é instantâneo, está associado a um número de telefone, é fácil de instalar e toda a gente tem. A apple pode ficar com o iMessage, o resto do mundo, incluindo o deles, já está servido.
De que forma o IMessage bloqueia os utilizadores ao IPhone?
O ícone verde é uma estratégia de marketing muito bem feita. Os jovens acabam por trocar mais comunicação com os “detentores” do ícone azul do que o verde, fazendo com que o os “detentores” do ícone verde queiram passar para azul, ou seja, cravar aos pais um iPhone…
Pois, sim…em Portugal não sei se funciona dessa forma, porque rapidamente o “puto” vê que não dá pra instalar o Fortnight…não da pra instalar o YouTube Vanced não da pra instalar o Spotify modificado e assim já não presta
a apple está apenas a proteger o seu negócio, o seu ecossistema fechado. é cool ser apple
+1
Mas na Europa isso nem é assunto. O whatsapp e o messenger e o que toda a gente usa logo com iphone ou android a app de comunicacao e a mesma.
Eu sei que sou burro…mas continuo sem perceber um boi do que o Craig Frederighi diz…
Eu tenho iPhone e todo o ecossistema da Apple e guess what…EU USO O WHATSAPP…porque em Portugal e na maior parte dos países que falam Português…só se usa WhatsApp…portanto…eles que inventem o que quiserem…o WhatsApp continua a ser o rei! Aliás…para comunicar com a escola de condução onde tenho aulas de mota TEM de ser via WhatsApp! Aliás…há muitos serviços a nível de comércio que têm mesmo o número do WhatsApp…estou-me a lembrar da Renault Beira Rio que para saber se a revisão já está feita, é via WhatsApp…nunca iMessages
É só para “justificar politicamente”. Basicamente em bom americano BS.
Isto so ‘e problemas nos Estados Unidos pq la nao sabem mais.
O iMessage? Aquela app que ninguém utiliza nem sequer os “iPhonianos”? LOL…
As pessoas usam, mas claro que usam mais o WhatsApp, por exemplo. Aliás, tal como as mensagens no Android, as pessoas usam residualmente. Porque usam sim outros clientes de mensagens. Mas o iMessage tem as suas vantagens dentro do ecossistema. Mas não consegue (nenhum consegue) bater o WhatsApp atualmente. Portanto, o que dizes do iMessage, serve-te que nem uma luva.
Enviar fotos de 6Mb cada através do WhatsApp aaaah, não dá…o WhatsApp estupidamente comprime tudo…é tipo Facebook…Ah mas espera….o iMessages permite e não comprime….
Tudo bem a poupança de dados é bem vinda…mas acho que o WhatsApp poderia perguntar se quero comprimir a foto antes de enviar (para poupar dados) ou enviar o original…o Microsoft Outlook para iOS, para Android e Windows/Mac faz isso há anos…
Claro, e há obviamente vantagens. Isso não há dúvidas. Mas no geral, e porque as comunicações são com várias plataformas, os utilizadores usam preferencialmente o WhatsApp.
Que tal, o iMessages se transformar numa rede social…e estar disponível em iCloud.com e ter integrado o Pages, o Numbers e o Keynotes e o Facetime…tipo o que a Microsoft fez com o seu Outlook.com…em que num só sítio tem lá o Mail, Word, Excel, PowerPoint, Teams, Skype, OneDrive…tudo num só sítio
Hmmm a Apple já tentou há uns anos. Lembras-te do Ping de certeza https://bit.ly/3TZBtdR
Ok, não era a altura tão fértil como agora para as redes, mas é um tiro caro para a Apple, digo eu. Mas, se há altura onde tem o maior leque de serviços para “reforçar” essa rede… é sem dúvida agora.
Vitor M. eu não conhecia o Ping da Apple…fui agora ver e não…não estou a falar dessa coisa obsoleta que estava dentro do iTunes…estava a falar de uma cena mais tipo o Microsoft Loop que agora está patente no Microsoft 365
Sim o Ping foi algo nos primórdios, nada a ver com o que referiste. Era uma ideia, mas a competição é poderosíssima. Não sei se a Apple quererá entrar nessa frente. Ferramentas não lhe fantal, como referiste!
Sabes que podes enviar fotos sem compressão pelo WhatsApp, certo?
O mesmo pelo Telegram.
Como assim?!?
Podes? Como? Ah, já sei…faço upload do ficheiro para um Google Drive e mando lhe só o link
deveras interessante para esta conversa
https://www.youtube.com/watch?v=BuaKzm7Kq9Q
Portanto, basicamente o que o black diz nesse vídeo é que tipo, na América a malta é tão preguiçosa que nem para criarem uma conta no WhatsApp ou no Telegram o querem fazer e usam a “Default app” para mensagens! Ai ai ai…esses Trumpistas dum raio!
Imagine-se uma empresa BILIONÁRIA, uma das mais valiosas do planeta, a não ter recursos para fazer o melhor mensageiro compatível com Android. ah ah ah
Dia 1 de Abril (dia das mentiras, pelo menos cá em Portugal) já foi há bastante tempo.
Podiam simplesmente admitir: queremos evitar a fuga dos nossos clientes para outras plataformas. Só isso.
O RCS da Google é muito bonito e tal, mas precisa de dados que nem toda a gente tem, nem terá, porque não apanha sinal suficiente, porque esgotou o pacote de dados, porque nem tem dados activos no seu plano tarifário, etc. Para já o SMS/ MMS não tem alternativa verdadeira, a menos que TODOS os operadores tivessem uma forma de diferenciar o tráfego RCS do restante de tal forma que não pudesse ser burlado e TODOS aceitassem que tal funcionasse de uma forma perceptível pelos clientes, incluindo eventuais limites/ limitações. Não deve acontecer a menos que o legislador da UE obrigue a tal.