Adeus Google? Apple pode estar finalmente a preparar o seu motor de pesquisa
Há muito que se fala da possibilidade da Apple criar o seu motor de pesquisa. Até agora a gigante de Cupertino tem estado dependente da Google, que paga para estar presente nos sistemas operativos, num negócio que compensa a ambas as partes. Contudo, isto poderá mudar.
Assim, indícios mostram que a Apple poderá estar a preparar o seu motor de pesquisa. Será um passo arrojado e uma ferramenta nova nos iPhones, iPads e Macs.
Adeus Google? Apple tem mudanças grandes a caminho
O negócio que a Apple e a Google têm para as pesquisas no iOS e no macOS poderá ter os dias contados. As empresas têm montada uma estrutura em que a Google é o motor de pesquisa destes sistemas e a Apple recebe uma quantia avultada para esta situação.
Tudo poderá mudar. Isto, porque os analistas entendem que é o caminho certo e que a empresa deverá apostar nisso, até mesmo para se libertar da atual dependência que tem da Google. Por outro lado, há também o capítulo da privacidade, assunto cada vez mais sério para a Apple.
Motor de pesquisa próprio para o iPhone e MacBook
Os mais recentes rumores e movimentos da Apple mostram que a empresa estará a preparar o seu motor de pesquisa para os seus browsers e serviços. O web crawler Applebot foi mudado recentemente e está a assumir o que pode ser interpretado como uma posição de motor de pesquisa.
Este mecanismo de recolha de páginas web tem agora funcionalidades como configurações no ficheiro robots.txt, identificação de tráfego e mecanismos de indexação de páginas. As próprias propostas de emprego da Apple revelam que esta área poderá tornar-se numa das futuras áreas de serviços.
iOS 14 pode estar a testar esta novidade
Na verdade, a Apple estará já a usar parte desta pesquisa no iOS 14 para o iPhone e o iPad. O Spotlight já apresenta resultados diretamente ao utilizador, para que este aceda aos conteúdos na Internet. Até há pouco tempo, a página apresentada era a da Google.
Portanto, este poderá ser mais um momento de mudança para a Apple. Os seus serviços são hoje uma das suas maiores fontes de rendimento e, como se vê na Google, as pesquisas podem ser uma área que tem um retorno enorme, graças à publicidade que ali é gerada.
Este artigo tem mais de um ano
google will always be google
Não gosto nem de uma nem de outra, mas garantidamente se uma delas caísse, a Apple seria a primeira, de certeza.
Se for tão bom como o Apple Maps…
Para o Safari (iOS e Mac) ter o Google Search como motor de busca pré-definido a Google paga à Apple, anualmente, entre 8 e 12 mil milhões de dólares, que a Google irá recuperar com, lucro, em anúncios apresentados nas páginas de pesquisa. (Imaginem quanto rende o Google Search no Android).
Agora o post diz que a Apple poderá desenvolver o seu próprio motor de busca. Das duas uma: ou deixa o Google Search como pré-definido, continuando a receber esse dinheiro da Google, ou passa o seu para pré-definido. Neste caso, iria buscar dinheiro à apresentação de anúncios através do seu serviço de anúncios nas páginas de pesquisa, como faz a Google. Os anúncios são um grandessíssimo negócio, vamos ver.
Porque é que a Apple teria de ir buscar dinheiro a publicidade? Uma mais valia para Apple seria apresentar um produto sem publicidade, haveria muita gente interessada o que permitiria à Apple ganhar mais na venda de aparelhos e de outros serviços.
Porque a Apple está no negócio para fazer dinheiro, e eles querem certamente mais, não é menos! Como é que iam justificar aos seus accionistas terem perdido 8 a 12 mil milhões de dólares por ano… para ter um serviço que só lhes tira dinheiro das contas e dos bolsos dos accionistas? Quando tem que se agradar aos accionistas tem de se ter mais cuidado com esse tipo de coisas.
Dito isto, podem perfeitamente ter uma narrativa que faça os accionistas felizes em perder tal dinheiro da Google, desde que seja algo que possa valorizar muito a Apple, ou então que traga esse valor ou até muitíssimo mais através da dita publicidade/ destaque nos resultados.
percebeste sequer o que disse?
Neste momento há muita gente interessada em não ter publicidade… Esses 8 a 12 mil milhões podem ser facilmente ultrapassados conseguindo novos clientes que compram aparelhos da Apple e pagam por outros serviços da Apple. Isto sem falar no efeito reverso na imagem que tem criado de defesa da privacidade ao passar a ter um serviço com comportamento idêntico à Google… Diferenciação é a única arma, até porque dificilmente a Apple convenceria as pessoas a abandonar o uso da Google, o que significaria que dificilmente a Apple geraria esses 8 a 12 mil milhões em publicidade, basta olhar para os resultados da Microsoft.
A Apple tem vários serviços em que também poderia ganhar dinheiro com publicidade e no entanto não o faz!
Duvido que alguém tome a decisão de comprar um iPhone só por causa das publicidades da Google, que nem considero muito intrusivas, dado que temos quase tudo de graça.
Edu, já há motores de busca cujo o modelo de negócio é pessoas pagarem pelo acesso ou então modelos de publicidade que respeita a privacidade. De modo que há mercado, sendo que no caso da Apple seria um peso extra na tomada de decisão das pessoas em termos de plataforma, não apenas a única razão.
A questão da privacidade está cada vez mais na mente das pessoas, e cada vez mais pessoas estão cientes dos riscos que correm.
Por ser de graça é que nem queres considerar que é intrusivo.
Adeus Google?! Já se está a assumir que, a acontecer, por ser da Apple, vai ser estrondosamente melhor que as soluções da Google. Devo lembrar que existe o Apple Maps e o Bing Maps, e outros, que tinham o objectivo de ser melhores que Google Maps, mas as pessoas falam e usam muito mais as soluções da Google. Apple Music e Google Play Music a mesma coisa. Queriam ser melhores que o Spotify mas até agora o Spotify reina.
Cada empresa tem áreas nas quais são exímias e onde outras apenas sonham. A Apple tem a sua, a Microsoft tem a sua, a Google tem a sua, Amazon tem a sua. Essa de “Adeus Google” (ou outra empresa qualquer) sempre que a Apple anuncia um novo serviço é claramente fanboismo.
Se a Apple lançar uma linha de roupa e calçados desportivos vão dizer “Adeus Nike” ou “Adeus Adidas”? Se a Giovanni Galli ou Sacoor, ou outra marca conceituada no ramo do vestuário, entrarem no mercado de smartphones ou smart TV vão assumir que a qualidade é garantida?
“Adeus Google?” porque se tiverem a sua solução vão, naturalmente, deixar de depender da Google.
O exemplo do Apple Maps que deste mostra precisamente isso. Quando tiveram a sua solução de mapas a que a Google fornecia deixou de ser a oficial e passou a ser “apenas mais uma app”.
É algo normal na Apple, se tem uma solução própria, descarta as restantes e tenta que a sua seja usada, algo que pode ser encarado como normal.
Essa é a política normal da Apple. Fechar-se no que é seu e manter o ecossistema sólido.
O meu comentário foi mais genérico e incide naquilo que tenho vindo a observar no Pplware desde há uns anos: a tendência em idolatrar a Apple como se fossem perfeitos. O título da notícia poderia não ter “Adeus Google?” e causaria o mesmo impacto.
Sou visitante assíduo, gosto do vosso trabalho e felicito-vos por isso. Mas deveriam procurar ser mais imparciais.
muito sinceramente, neste caso não percebo qual é o problema do título [percebo no entanto que haja frequentemente esse género de “problema”].
O Adeus, seria da Apple à Google, parece ser perceptível o significado.
Se fosse uma notícia que dissesse “Adeus Intel”, e falasse sobre a Apple ir deixar de usar os processadores da Intel, imagino que não verias qualquer problema.
Se for tão bom como a Siri ou os Apple Maps…
Procuras por router e responde com rotas :p
Sempre é bom concorrência, mas a Apple nem daqui a 10 anos consegue uma infraestrutura como o da Google no que toca a search engime.
Eles têm o dinheiro, só precisam de contratar as pessoas certas e dar-lhes o espaço, tempo, recursos e a independência suficiente para tal.
Nunca conseguirá a qualidade do Google, nem precisa. Basta ser o default para as pessoas usarem, vai melhorando com o tempo até chegar a um nível aceitável e passado pouco tempo poucos sentirão saudades do Google. É assim que as coisas são.
Só se for os que têm ios que são a minoria entre os smartphones. Agora surge o problema para ter um motor de busca tem que ter publicidade e se exigir mais dinheiro que a Google nunca irá ter sucesso.
Lá porque a Google usa publicidade não significa que uma motor de buscar tem que ter publicidade
Não precisa de publicidade se tiveres deposto pagar para usar.
Há muitas maneiras de fazer negócio!
Podem ter que pagar, como também podem não pagar por usar o motor de busca.
Um motor de busca da Apple sem publicidade e capaz de proteger a privacidade seria um chamariz para novos clientes, que comprariam mais produtos da Apple.
Compravam iphones e depois passado 5 anos levavam com a atualização de lentidão ou seja gastavam em 10 anos mais de 2 mil euros só para usar um motor de busca. LOL!!
sim, sim! se achas que isso te faz dormir melhor, boa sorte… a realidade diz-te adeus!
O artigo não é sobre “os que têm ios”?
E sabes porquê? Experimenta pesquisar no Google Search por:
ToFerreira Nunca conseguirá a qualidade do Google
Apareceu? Pois …
Não sei se se pode falar em qualidade. A Google está em “todas” e consegue indexar informação de modo inacreditável. Se costumas usar serviços Google e depois não sais não te admires de escrever num gmail “Achas que eu adivinho?” e quando fores a um site te aparecerem anúncios do Professor Karamba e outros bruxos e adivinhos (aconteceu de facto, a Google “lê” os gmails).
E qual é o problema disso? O que me interessa que um algoritmo “leia” os meus e-mails?
Acho que nos últimos anos temos vistos as consequências desse tipo de algoritmos
Já me aconteceu escrever um e-mail em que menciono um anexo mas esqueci de anexar, o cliente do G mail avisou se não queria anexar visto que mencionei, isto é um exemplo de uma boa utilização destes algoritmos, mas já vi que tratas de informações top secret no teu e-mail que nem um algoritmo pode usar pra melhorar a tua experiência na Internet.
Pra já podes desativar anúncios personalizados e muitas features (apesar de chato consegues), só mostra que de fato não te importas, só queres queixar porque sim
uau, mesmo!? há pessoas que se deixam enganar pela cenoura!
E sabes porquê? Experimenta pesquisar no Google Search por:
ToFerreira Nunca conseguirá a qualidade do Google
Apareceu? Pois …
Não sei se se pode falar em qualidade. A Google está em “todas” e consegue indexar informação de modo inacreditável. Se costumas usar serviços Google e depois não sais não te admires de escrever num gmail “Achas que eu adivinho?” e quando fores a um site te aparecerem anúncios do Professor Karamba e outros bruxos e adivinhos (aconteceu de facto, a Google “lê” os gmails).
Nunca conseguirá a qualidade do Google, nem precisa. Basta ser o default para as pessoas usarem, vai melhorando com o tempo até chegar a um nível aceitável e passado pouco tempo poucos sentirão saudades do Google. É assim que as coisas são.
A Apple quer o mundo só para ela e a pagar, duvido que a Apple faça algo parecido com o Google Search sem cobrar taxas ou preços elevados que é o que eles são especialistas.
Para não falar que um motor de pesquisa tem que ser livre e a Apple faz tudo limitado por isso não é compatível. A Apple que faça vacinas para o Covid e tome logo uma para ver se cura da doença que tem de se achar a maior e melhor onde não é .
Pergunta parva, isso quer dizer que agora a apple fica só ela com os dados do pessoal em vez de google? Porque é aí que serve este negócio …
O número de utilizadores Android é tão superior ao redor do mundo que os dados da google, quer seja no motor de busca ou informação presente no mapas, supera e esmaga quem quer que seja.
Temos a Huawei, xiaomi, Samsung, Motorola, Nokia, Oppo, Sony, BQ, LG, Honor, Oneplus, Meizu, LTE, Lenovo, Cat, Alcatel, Elephone, Acer, ASus, Wiko, entre tantas outras, que fornecem dados através dos seus utilizadores que arruma com resto.
Vista Curta
A questão não é se há mais Andreoids ou IOS.
O iOS é apenas 14% do mercado mobile.
A questão é quanto rende os anúncios de quem usa iOS ou quem usa Android. Por exemplo, nas apps o iOS vende mais 50% que o Google Play.
As contas da Apple hão de ter sido (se o que diz o post for verdade):
– Se deixar o Google Search como motor de busca pré-definido, a Google paga entre 8 e 12 mil milhões de dólares (não se sabe ao certo qual é o valor, mas só da Inglaterra, os tribunais apuraram 1,5 mil milhões de dólares)
– Se criar um motor de busca próprios vou ganhar mais, ao mesmo tempo que dou uma talhada na concorrência.
“Just business”.
Os nódulos só vê maçã, não é?
O Costacurta disse tudo
O gosto que dá ver a DuckDuck a evoluir desta forma….
Um motor de busca que poucos davam um chavo com uma evolução enorme e cada vez mais popular!
lol ve-se bem que nao percebes nada do assunto mas tiveste que deixar a tua opiniao errada n’e?
Mais uma vez, será, e como tem sido muito próprio das tecnologias nesta concorrência balofa, a montanha a parir um rato! A Google, esmaga em vários domínios, drive, email, mapas, android, motor de busca, etc…e agora vem a elitista apple, sempre muita pomposa, muita parra e pouca uva ou muita uva e pouco sumo, e é logo para vencer tudo e todos? Não há paciência….O único motor de busca que é facilmente podem vencer é a m. do bing, que é mais um produto falhado da microsoft….
“Just business”.
Mas se achas que o negócio dos anúncios de terceiros rende pouco – a Google vive disso.
Estou para ver se será mesmo assim.
Pesquisas ? Google, sempre.
será que a Apple vai comprar o Yahoo! ?
Faz-me lembrar o Zeinal Bava e o Data Center da Covilhã.
Passa-se alguma coisa com o site PPLWARE. Estou com dificuldade em responder ao comentários. Não é da minha ligação.
Verdade.