PplWare Mobile

Apple terá de pagar 150 milhões de euros. Multa pesada aplicada pela AdC em França

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Paulo Jorge says:

    Absurdo! Multado por defender os direitos dos clientes!

  2. Ricardino says:

    Acho que estou a perceber mal o ponto de situação.
    Empresas como Meta e TikTok são multadas na UE por causa da proteção de dados por recolher dados dos utilizadores para publicidade e venda dos mesmos sendo isto considerado o uso indevido de dados sem o consentimento do utiizador.
    Agora a Apple é multada por dar ao utilizador a escolha de como quer a sua privacidade ?
    Isto parece-me um pouco de como a UE vive. Multinha para aqui, multinha para ali…. Para onde vão os 150 milhões ?

    • MLopes says:

      estás a perceber mal a situaçao.
      a apple é multada por ter criado um sistema com uma “complexidade desnecessária e artificial” impedindo assim os utilizadores de fazerem a sua escolha de uma forma simples já que, por exemplo “Para aceitar o seguimento, o utilizador tem de confirmar duas vezes, enquanto a recusa é feita com um único clique.”

      • Max says:

        Tchhh … Para aceitar o seguimento é preciso confirmar duas vezes e para recusar é preciso uma … 😉

        • MLopes says:

          é o que é. os factos são estes, goste-se ou não e tenha-se a opinião que se tiver.
          mas de facto é estúpido que um mesmo processo tenha mais entraves, por menores que pareçam ser, de um lado do que do outro.
          parece a estória de aceitar os cookies. até este site tem esse “problema”: aceitar é muito mais fácil, rápido e sem opções escondidas, do que recusar…

          • Max says:

            Como por certo não percebeste nada e há mais quem não tenha percebido, eu explico:
            Vai-se a Definições > Privacidade e segurança > Seguimento.
            – Em cima há um botão “Permitir pedidos de seguimento das aplicações” Pondo em “off” nenhuma app pode pedir o seguimento (nem fazer o seguimento). É isso que dizem que “para recusar basta uma vez”.
            – Pondo essa opção geral em “on”, ou se responde ao pop-up que aparece na segunda imagem do post, ou, no mesmo ecrã que referi, vai-se a cada app que pediu autorização e coloca-se em “on” ou em off”. É isso que dizem que “para aceitar o seguimento é preciso confirmar duas vezes”.
            Isto é igual para as apps da Apple ou de terceiros. Os utilizadores estão satisfeitos e não se queixa. É que nem sequer ha alternativa a estes passos. Por amor da Santa, vão lá mas é chatear o Manecas. No caso da Apple levava isto para tribunal, para ver se aparece um juiz com juízo que ponha mão neste disparate. É que nem a UE.

      • Fusion says:

        O Drama, a Tragédia, o Horror. Coitado do utilizador, tem de clicar duas vezes num botão num ecrã tátil.

        Agora que dizes isso, tens razão. Aliás, 150 milhões até é pouco — devia ser o dobro, e a Apple devia remover essa opção. Afinal, ser seguido pelas aplicações é claramente do interesse do utilizador final, não é?

        Apple a ser Apple. Onde é que já se viu darem ao user a possibilidade de deixar de ser seguido? Onde é que tinham a cabeça?

        A UE, em vez de se preocupar com isto, devia era obrigar a Apple a permitir instalar Android no iPhone. Porque, como todos sabem, quem usa Apple na Europa vive sem liberdade, deprimido, e sem alternativas. Afinal, só se vendem iPhones por cá. O Android nunca chegou a Europa.

        • MLopes says:

          leste o artigo? é que o que escrevi foi copy paste do artigo. gostes ou não e tenhas a opinião que tiveres, e tires as conclusões que te dá jeito tirar para seres irónico e engraçadinho, os factos são estes e eu estava a responder a alguém (que não reas tu mas tinhas que vir meter o bedelho, que estava a perceber e a questionar se “a Apple é multada por dar ao utilizador a escolha de como quer a sua privacidade” e não é esse o caso, como expliquei…

    • Fusion says:

      Prova viva que os burocratas vão criando “casos” como lhes convém.

      Quem não gosta de dinheiro grátis? Basicamente os boys lá do conselho europeu, quando precisam de dinheiro lá vão eles multar empresas de tecnologia para irem buscar mais algum. Sabem que têm o queijo e a faca na mão, uma vez que sabem que estás empresas não vão abandonar o mercado europeu por questões óbvias, e fazem o que querem.

      Dizer que fazem estas coisas a pensar no bem-estar e direitos do utilizador final é simplesmente uma utopia.

      Se esta malta estivesse realmente preocupada já tinham criado soluções europeias para largar a dependência América, mas se formos críticos na análise e fizermos contas, já viram o dinheiro que a EU sacou as empresas com o pretexto dos direitos do utilizador?

  3. Yyy says:

    150milhões para a Apple são como uma gota de agua num lago…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.