A maioria das apps da Apple não está preparada para o ecrã de 120 Hz do novo MacBook Pro
Os novos MacBook Pro estão a conquistar o mercado e as primeiras avaliações mostram que a Apple acertou em cheio com estas novas propostas. A somar aos novos SoC há ainda um conjunto de argumentos que vão até aos 120Hz ProMotion que o ecrã tem.
Esta capacidade permite um deslizamento suave e muito cuidado para o olhar do utilizador. Esperava-se que fosse acessível a todos, mas afinal isso ainda não acontece. Apesar de disponível, poucas apps têm suporte e as da Apple estão longe do desejado.
Apesar de estarem a mostrar-se uma das melhores escolhas do momento no campo dos portáteis, os novos MacBook Pro não estão livre de problemas. Estes são pequenos, discretos e quase impercetíveis, mas nunca se esperavam num equipamento da Apple.
O caso do notch deste ecrã mostra bem como a Apple aparenta não ter preparado o seu software para estas novidades. Provavelmente vão surgir em breve atualizações que resolverem estes problemas, mas até lá a solução não agrada a todos.
Esta mesma situação parece estar a repetir-se com os 120Hz ProMotion dos MacBook Pro. Esta taxa de refrescamento vem melhorar a visibilidade dos conteúdos e garantir um scroll muito mais suave, algo que o macOS já explora.
O problema é que as apps para este sistema não estão ainda adaptadas e como tal não exploram esta novidade. A documentação é escassa e os programadores ficam assim sem a possibilidade de adaptar as suas criações para conseguirem estar à altura.
https://twitter.com/paranoidroid/status/1453883866964381699
O problema é tanto maior que nem sequer o Safari da Apple está ainda adaptado a explorar os 120Hz ProMotion dos MacBook Pro. Esta foi uma das ferramentas que a Apple usou para mostrar esta funcionalidade na keynote.
Desta vez há uma clara falha na adaptação do software ao hardware que a Apple apresentou. O explorar dos 120 Hz do novo MacBook Pro é apenas mais um exemplo num lote de outros problemas que têm vindo a ser revelados. Certamente vão ser tratados, mas esperava-se mais para estas novas propostas.
Este artigo tem mais de um ano
“Esta foi uma das ferramentas que a Apple usou para mostrar esta funcionalidade na keynote.”
O tipico “it works in my machine”
Não foi falado durante o evento para developers possivelmente para ser surpresa. Obvio que niguém ia gastar tempo adaptar as apps. Mesma coisa para aproveitar o espaço extra do ecra e o notch.
Pessoal impaciente. Por isso existem updates. Mas fico pelo Air q chega e sobra para uso domestico.
Para um computador de 4000 euros, lançado há poucas semanas, é natural que ainda seja preciso criar suporte para usar os drivers de imagem. A própria Apple só disponibiliza os drivers 2 semanas depois de os aparelhos estarem à venda, o que leva as apps a só poderem começar a fazer updates para esses suportes nessa altura.
O Safari é que já devia ter sido deitado ao lixo… não vale a ram que usa.
ROFL
cada imaginação!!!
Isto não tem nada a ver com drivers. A prova disso é que certos tipos de aplicações neste momento já fazem uso do ProMotion sem qualquer modificação.
Isso deveria ser considerado propaganda enganosa, pois vendem o produtos com features que não funciona conforme anunciado ou esperado, mas como é Apple vamos aguardar os defensores destes práticas de mercado.
Quanto queres apostar que no próximo evento para developers 99% das apps suportam? É a diferença entre as marcas.
A Apple está farta de fazer asneirada velha!
Nunca usaste um mac e vens para aqui dar bitaites, n arranjas nada para fazer ? Alem de burro e parvo o miudo
E no windows algum programa esta preparado para 120hz? Alem de gaming mais nenhum tira partido disso e falo de pcs que sairam ha anos e nem drivers atualizadas tem. Na apple se tiver 18h de bateria e um escandalo, no windows uns 10 blue screens e o pc ir para a sucata e normal
Quantas marcas diferentes da APPLE usam MacOS?
Aumenta o ecrã diminui a moldura, fica o notch – as apps de terceiros não estão preparadas para não usarem esse espaço na barra de ferramentas
O ecrã usa 120Hz ProMotion – grande parte das apps de terceiros não estão preparadas para o usar.
E? É a primeira vez que o hardware dá um salto, antes do software estar preparado e ter que se adaptar?
E?
O problema não são as gerais de terceiros, são as nativas e as que foram demonstradas e publicitadas a funcionar.
Obiamente par anão haver leaks não colocaram estes updates no ultima SO. Em julho do proximo ano vai estar tudo adaptado incluindo os externos à apple. Aind apor cima vai ser standard no futuro, não há desculpa para não dar suporte. No maximo o macbook air mais fraco pode não ter um ecra parecido para custar menos mas o resto incluindo ipads vai ter tudo no proximo ano. Daqui a uns anos até o macbook mais fraco da apple terá.
Segundo o título, umas aplicações estão, outras (a maioria) ainda não. Mais dia menos dia está resolvido.
Acho graça é ao bruá do costume: “Porque é não atrasaram o lançamento do Mac até o Safari correr a 120Hz ProMotion!!?? O facto de o ecrã ter essa tecnologia não interessa – o que interessa é que no Safari ainda não a usa!!”
O fácil que é escrever posts com muitos comentários … do costume 😉
E porque não lançaram os novos MacBook Pro APÓS o software estar ajustado? É o mesmo que comprar um automóvel híbrido sem poder usar a parte eléctrica por falta de possibilidade de carregamento! Simplesmente NÃO FAZ SENTIDO e práticas dessas não deveriam de ser toleradas pelo consumidor! É publicidade enganosa, porque se quisermos usar o equipamento sem o ligar à Internet (ex. estação de CAD/tratamento de imagem), nunca será possível usufruir do que foi publicitado, pois não recebe updates!
porque seria logo leaked pois estariam pistas no sistema operativo. Não é nada break changing e ninguem fica a perde muito por ficar uns meses sem suporte.
Exatamente
Mas os macs não se ligavam à ecrãs externos com taxas > 60hz? Não compreendo a razão desta falha e de não ter sido já comentada anteriormente
Ligar-se a ecrãs de 120Hz não quer dizer que as aplicações façam uso dos 120Hz – o “desenho” das aplicações continua a ser a 60 fps se elas não forem pensadas para outro tipo de ecrãs.
Para além disso a tecnologia ProMotion não é apenas os 120Hz, é poder variar o “refresh rate” entre 24Hz e os 120Hz de acordo com as necessidades, o que requer mais mudanças em muitas aplicações.