9 aplicações nativas da Apple que são frequentemente ignoradas no iPhone e iPad
Os iPhones e iPads vêm equipados com uma vasta gama de aplicações instaladas nativamente. Contudo, algumas destas apps, apesar de bastante úteis, são frequentemente ignoradas ou desinstaladas pelos utilizadores. Relembre 9 delas.
Os novos iPhones e iPads incluem cerca de três dezenas de aplicações nativas. Enquanto aplicações como Telefone, Definições, Câmara, App Store, entre outras, são essenciais, e outras como Música, Notas, Calendário, Mail e Meteorologia são amplamente utilizadas, há também aplicações excelentes que passam despercebidas.
Estas aplicações são gratuitas, simples de usar, não exibem publicidade e ocupam pouquíssimo espaço:
1. Bússola
Pode parecer uma aplicação antiquada, mas a Bússola continua a ser incrivelmente útil. Esta aplicação mostra-lhe direções, coordenadas e até a altitude. Se tiver um Apple Watch, a Bússola também pode alertá-lo quando atingir uma determinada altitude.
Um caso de uso interessante é ajudar a posicionar móveis em sua casa, uma vez que a app indica se o smartphone está 100% alinhado quando pousado, ou com uma ligeira inclinação.
2. Fita Métrica
Esta aplicação transforma o seu iPhone num canivete suíço digital. Permite medir distâncias, dimensões de objetos e até a altura de uma pessoa.
Além disso, inclui uma funcionalidade de nível que também é excelente para pendurar quadros e alinhar móveis.
3. Lupa
Se já teve dificuldade em ler letras pequenas em rótulos de medicamentos ou embalagens de alimentos, a Lupa pode ajudar. Uma ótima opção da app é a possibilidade de criar predefinições para momentos específicos, dependendo das suas necessidades.
Por exemplo, pode criar uma predefinição de leitura de livros com X zoom e outra predefinição para ler as caixas de medicamentos com Y zoom. Basta aceder às "Atividades".
4. Diário
Aplicações de diário são populares, mas muitas vezes requerem subscrições pagas. A app Diário da Apple é gratuita e sincroniza-se com todos os seus dispositivos. Pode utilizá-la para registar os momentos importantes do dia, ideias ou reflexões pessoais, tanto no seu iPhone como no iPad e no Mac.
Pode adicionar texto, imagens, áudio, localização e tem ainda acesso à app Saúde. É sem dúvida bastante completa.
5. Freeform
Se gosta de usar as Notas para planear projetos, experimente o Freeform. Oferece um white board flexível onde pode inserir fotos, vídeos, áudio, PDFs, documentos, desenhos, figuras e links num só lugar. Tudo o que cria no Freeform é automaticamente guardado no iCloud, permitindo-lhe aceder aos seus projetos em todos os dispositivos do ecossistema.
6. Traduzir
Embora o Traduzir da Apple não suporte tantas línguas como o Tradutor da Google, cobre os idiomas mais populares, como espanhol, francês, chinês, alemão e português (do brasil, apenas). Pode traduzir texto escrito ou falado e até usar o modo de conversação para interagir com pessoas que falam outra língua.
E além de funcionar offline, também lhe permite traduzir textos diretamente de imagens.
7. Bolsa
Para quem acompanha o mercado financeiro, a aplicação Bolsa é uma ferramenta simples e eficiente. Pode verificar cotações, criar widgets para aceder rapidamente a dados e até ler notícias relacionadas com as suas ações favoritas.
8. Palavras-passe
A aplicação Palavras-passe centraliza as suas credenciais de contas, palavras-passe Wi-Fi, chaves de segurança e códigos de autenticação de dois fatores. Além disso, permite o preenchimento automático em aplicações e websites. Se ainda não experimentou, é uma solução robusta para gerir as suas palavras-passe com segurança.
Traremos brevemente um artigo que cobre todas as suas funcionalidades. 😎
9. Dicas
A aplicação Dicas é, sem dúvida, uma das mais negligenciadas. No entanto, é uma ferramenta útil para novos utilizadores de iPhone. Esta ajuda-o a descobrir funcionalidades e truques que melhoram a experiência ao usar dispositivo. É especialmente recomendada para quem acabou de mudar do Android ou para utilizadores menos experientes.
Tirando as aqui referidas, qual a app nativa "esquecida" que mais usa?
Leia também:
Faltou referência ao Dictafone e a Carteira (que pode ser usada com cartões de fidelizarão em forma de “hack”)
Carteira deve ser usado com frequência. Aloja os cartões de débito e crédito, assim como as passagens de avião e cartões de milhas.
O Dictafone, provavelmente até cabia ali sim? Apesar de ser uma app usada nas escolas, nas reuniões, no jornalismo , etc.
O Safari tb é outro app que ninguém usa.
A tua fonte (um amigo disse-me) não está correta 😉
Vamos a factos:
Browsers para dispositivos móveis:
Chrome – 64.93%
Safari – 24.71%
Contudo, no que toca ao assunto do artigo, o Safari detém uma quota de mercado dominante de aproximadamente 90% nos dispositivos iPhone e iPad.
O passwords ainda esta semana teve granda vulnerabilidade. deus ma livre