Análise: HP ENVY x360 – um portátil flexível às suas necessidades
Hoje em dia, muitas pessoas necessitam de um computador flexível para poder responder a qualquer situação. O portátil ENVY x360 da HP, no nosso caso, o de 13 polegadas, pode ser uma opção devido à sua capacidade de se adaptar às suas necessidades - podendo girar o seu ecrã a 360º.
Depois de alguns dias com esta máquina em mãos, deixamos a nossa detalhada análise.
Especificações gerais e design do HP ENVY x360
O HP ENVY x360 13 tem um ecrã de 1000 cd/m² que é adequado para configurações brilhantes, bem como um filtro de privacidade integrado para "esconder" o conteúdo do seu ecrã - contudo, risca e recolhe oleosidade dos dedos facilmente. Tem um teclado soft, um touchpad de dimensões decentes e uma seleção muito boa de portas. É fino e leve, o que o torna fácil de transportar. O adaptador de energia é também leve e compacto.
O seu Intel Core i7-1165G7 é suficientemente potente para lidar com tarefas intensivas de CPU mas, infelizmente, só está disponível com GPUs integradas, pelo que não é ideal para cargas de trabalho graficamente exigentes, como edição de vídeo ou até jogos.
A webcam não tem suporte para o reconhecimento facial, mas existe um leitor de impressões digitais compatível com o Windows Hello, pelo que não é necessário inserir palavras-passe.
Este 2 em 1 da HP tem um design metálico que lhe dá um aspeto excelente, e duas dobradiças de 360 graus. As dobradiças são estáveis, por isso o ecrã não vacila muito. Como é um dispositivo 2 em 1, é possível virar o ecrã ao contrário para utilização em modo tablet. Infelizmente, não se pode abrir o portátil com um dedo, uma vez que há um pouco de resistência a mais.
A operacionalidade do HP ENVY x360 já não é tão positiva. É difícil aceder à parte interna, pois alguns dos parafusos estão por baixo dos apoios - que estão colados. A unidade de armazenamento é substituível, mas é difícil aceder-lhe porque está debaixo de muita fita adesiva.
Entradas
O HP ENVY x360 conta com 6 entradas. Do lado direito tem um leitor de cartões MicroSD, Porta USB SuperSpeed com tampa e Adaptador da alimentação. Do lado esquerdo tem uma entrada de áudio combinada, porta USB tipo A SuperSpeed com tampa, porta USB tipo C SuperSpeed.
Especificações do HP ENVY x360
Especificações
Tamanho
- Espessura: 1,5 cm
- Largura: 30,5 cm
- Profundidade: 19,4 cm
- Volume: 887,6 cm³
- Peso: 1,3 kg
- Tamanho do Carregador: 101,8 cm³
- Peso do Carregador: 0,2 kg
Construção
-
Tipo de alimentação: Adaptador de alimentação CA 65 W
-
Tipo de bateria: 4 células 53,2 Wh íon de lítio
- Gama: 360°
- Estabilidade: Boa
- Microprocessador: AMD Ryzen™ 3 2300U (frequência de base de 2 GHz, frequência de impulso de até 3,4 GHz, 6 MB de cache, 4 núcleos)
- Memória, padrão: SDRAM de 8 GB DDR4-2400 (integrado)
- Placa de vídeo gráfica: Placa de vídeo AMD Radeon™ Vega 6 Integrado
- Disco rígido: SSD 128 GB M.2
- Conectividade sem fio: Combo 802.11b/g/n/ac (2x2) Wi-Fi® e Bluetooth® 4.2
- Funções de áudio: Bang & Olufsen, dois altifalantes
Ecrã
- Resolução: 1920 x 1080 - 16:9
- Densidade de Pixel: 167 PPI
- Tipo de painel: IPS
- Ecrã táctil: Sim
- Relação Screen-To-Body: 81%
Interno
- Slots de RAM: 0
- Ranhuras de Armazenamento: 1
- Bateria substituível: Sim
- Adaptador sem fios substituível: Sim
Autonomia do HP ENVY x360
A duração da bateria do HP ENVY x360 é excelente. Pode passar facilmente por um típico dia de trabalho de 8 horas desde que não execute nenhuma tarefa de CPU ou GPU intensiva, como codificação de vídeo ou jogos.
- Capacidade da bateria: 51 Wh;
- Duração da Bateria (Navegação Web): 10.4 horas;
- Duração da Bateria (Reprodução de Vídeo): 8.6 horas;
- Duração da Bateria (Jogo): 1.6 horas;
- Tempo de Carga; 2.2 horas.
As CPUs AMD são geralmente mais eficientes em termos energéticos do que as CPUs Intel, pelo que pode esperar uma duração de bateria mais longa se optar por um sistema AMD. A duração da bateria varia muito, dependendo do uso.
Desempenho do HP ENVY x360
Para análise do desempenho desta máquina, recorremos à app Geekbench 5. Foi feito um Benchmark ao CPU e um ao GPU.
Os resultados foram os seguintes:
Performance single-core do CPU
Performance multi-core do CPU
Performance da OpenCL
O Intel Core i7-1165G7 deste HP ENVY x360 pontua bem nos benchmarks do Geekbench 5. O desempenho single-core é excelente, melhor do que alguns dos processadores da 10ª série Gen H da Intel.
Em termos de desempenho multi-core, o i7-1165G7 é decente, mas o design de 4 núcleos da Intel não consegue acompanhar o AMD Ryzen 7 5800U, que tem o dobro da contagem do núcleo.
Em suma, se precisar de um melhor desempenho single-core, as CPUs da Intel continuam à frente. Se a sua carga de trabalho requer a utilização de aplicações multi-core pesadas, é melhor apostar num processador AMD.
A pontuação da GPU da Intel Iris Xe Graphics é um pouco dececionante. As CPUs Intel i5 e AMD Ryzen 5 terão um desempenho ligeiramente pior do que as CPUs i7 e Ryzen 7, mas a diferença não é enorme.
Recomendações
Todas as configurações de CPU são capazes de lidar com tarefas leves a moderadamente intensivas. Se tiver uma carga de trabalho muito multitarefa, recomendamos um CPU AMD porque têm um melhor desempenho multi-core.
Pode configurar a RAM até um máximo de 16GB e o armazenamento até 1TB.
Existem múltiplas opções de visualização. Contudo, não recomendamos a visualização de 250 cd/m², uma vez que é anunciada como tendo 45% de cobertura NTSC, o que significa que a maior parte do conteúdo não ficará tão claro.
Há também uma opção OLED de 1080p disponível, mas como a maioria dos OLEDs, pode sofrer de burn-in permanente.
Resumo...
Resumindo, se está a procura de um portátil flexível, que lhe permite criar sem limites e facilita-lhe o transporte devido à leveza e design, estará perante uma ótima opção. Caso queira um portátil para gaming ou tarefas mais pesadas, considere optar por outro modelo pois este poderá não ser ideal.
Pode obter o HP ENVY x360 13 por cerca de 850€ no site oficial da HP.
Este artigo tem mais de um ano