Análise Auscultadores Sony WF-XB700
Quando procuramos uns auscultadores, sem fios, bom aspeto e que tenham qualidade, seguramente não nos vamos lembrar do nome WF-XB700. Contudo, apesar de ter uma nomenclatura "difícil de memorizar", estes earbuds têm assinatura Sony. Logo por aí, sabemos que fracos não são. Assim, partimos desde já com a certeza que o "XB" quer dizer eXtra Bass, ou... graves extra. Depois de termos analisados vários auscultadores da multinacional japonesa com cancelamento ativo de ruído, hoje "vamos mais na desportiva".
Parafraseando a própria marca, temos neste produto um estilo “True Wireless” aliado ao som profundo e potente do EXTRA BASS.
Descobrir os auscultadores Sony WF-XB700
Sim, é verdade que já tivemos muito tempo para perceber o que valem. Já os usamos nos mais variados locais, em férias com o som do silêncio, no meio urbano com a azáfama características das cidades na hora de ponta, e usamos com a chuva a marcar o som de fundo, como quem embala as notas musicais.
As expectativas eram altas, até porque a experiência com os WF-1000XM3 fora extraordinária.
Os XB700 não têm a funcionalidade de cancelamento de ruído dos WF-1000XM3 ou o chip de processamento topo de linha da Sony - não o íamos esperar a este preço. Se formos considerar o que nos oferecem em troca por cerca de 100 euros, não nos parece nada mal.
A duração da bateria é de 18 horas - nove horas desde o início, nove horas a partir da caixa - com uma carga rápida de 10 minutos fornecendo até uma hora de reprodução.
Especificações
Especificações:
- Tipo de auscultadores: Dinâmicos e fechados
- Diafragma: 12 mm
- Magneto: Neodímio
- Resposta de frequência (comunicação Bluetooth): 20 Hz – 20 000 Hz (frequência de amostragem de 44,1 kHz)
- Controlo de volume: Sim
- À prova de água: Equivalente a IPX4
- NFC: Não
- Cancelamento Ativo de Ruído: Não
- Tempo de carregamento da bateria: 2,5 horas
- Método de carregamento da bateria: Carregamento USB (com bolsa de recarga)
- Duração da bateria (tempo de reprodução contínua): 9 horas
- Autonomia da bateria (tempo de comunicação contínua): 5 horas
- Duração da bateria (tempo em espera): 200 horas
- Versão do Bluetooth: 5.0
- Distância de funcionamento: 10 metros em linha de vista, aproximadamente
- Intervalo de frequência: Banda 2,4 GHz (2,4000 GHz - 2,4835 GHz)
- Perfil: A2DP, AVRCP, HFP, HSP
- Formatos de áudio compatíveis: SBC, AAC
- Estojo de carregamento: Sim
- Tempo de carregamento da bateria do estojo: Aprox. 3 horas
- Peso: Aprox. 8,0 g x 2
- Cores: Preto e azul
O que está na caixa dos Sony WF-XB700
A caixa traz o essencial e vem bem arrumada. Para uns auscultadores do dia a dia, o que precisamos mais?
- Earbuds
- Caixa de carregamento
- Cabo USB-C (aprox. 23 cm)
- 3 conjuntos de EarGels de silicone
- Folhetos de garantia e aviso
Quem deve comprar os Sony WF-XB700?
Consumidores em geral: Tendo em conta a sua generosa autonomia, as pessoas poderão passar praticamente um dia de trabalho sempre a ouvir música com eles colocados. Assim, estes auscultadores são ótimos para quem viaja bastante, para quem quer uns auscultadores que estão sempre prontos a "bombar" graves para fazer o que temos ao redor passar para um segundo plano.
Sim, se quiser usar para as suas atividades desportivas, força com isso, estes auscultadores têm certificação IPX4.
Construção e conforto
Os auscultadores são feitos de um plástico rígido, mas com bom aspeto. É verdade que são proeminentes, mas não ficam desajustados na orelha.
Para ajudar a garantir que os botões fiquem nas nossas orelhas, o XB700 tem contornos de formato oval que ficam entre as pontas de silicone (das quais existem quatro tamanhos para escolher) e as caixas externas. Com pouco menos de 3 cm de profundidade da ponta da orelha até a borda da carcaça, os earbuds são bastante grandes, mas parecem mais pesados do que parecem. Ajuda que os botões também sejam leves, pesam 8g cada.
Para os fixar na orelha temos de dar algumas voltas, mas garanto-vos que ficam colocados com segurança e não vão cair nos mais radicais desportos. Aliás, quando os estivermos a usar por algum tempo, vamos quase esquecê-los. A não ser quando usamos os botões para controlar o som e a escolha musical.
Já que falamos em botões, o XB700 tem um botão fácil de localizar na parte inferior de cada auscultador. Nele é possível controlar a reprodução de música. Não temos um sensor de toque, mas temos algo mais preciso. O botão do auscultador do ouvido esquerdo pode ser pressionado para aumentar o volume e mantido pressionado para diminuí-lo, enquanto o botão direito é pressionado uma vez para reproduzir/pausar faixas e atender/desligar as chamadas. Se clicarmos duas vezes passamos para o tema seguinte e três vezes retrocedemos uma faixa.
Pelo que testamos, não encontramos nenhum problema de operação durante o exercício.
Som
Como o XB700 faz parte da família Extra Bass da Sony, temos uma ideia do que esperar do seu equilíbrio sonoro. Era de prever que estes auscultadores iriam abraçar o forte baixo, apesar de por vezes parecer um pouco demais. É verdade que estes graves vão sobressair, contudo, há temas que precisam de um grave seco e poderoso.
Era de prever também que este desempenho dos graves, pesados, poderia algumas vezes ofuscar as frequências médias e altas. Bom, nem sempre foi o que aconteceu, o que é muito positivo. A música eletrónica, a melodia de piano e o vocal acima da linha de baixo têm presença, clareza e detalhes.
O equilíbrio tonal destes auscultadores foge aos graves, mas, na verdade, não é maçador, percebe-se o palco sonoro definido, mesmo em temas mais exigentes.
Veredito
Embora seja fácil focar nalguns aspetos menos positivos, como o design proeminentemente, ou a falta de frequências médias e altas, ou mesmo a falta de cancelamento de ruído, estes auscultadores têm muito a oferecer. Honestamente, estes são uns concorrentes decentes dos Apple AirPods. Os Sony têm o preço certo, têm o som dentro do seu segmento de preço e até têm melhor o desempenho da sua bateria.
Portanto, estes auscultadores não são perfeitos, mas a Sony pode até melhorar com alguns ajustes simples, como adicionar suporte a aptX. Também poderão um dia adicionar um recurso de pausa automática para conservar a vida da bateria, mas mesmo sem estes recursos, diríamos que valem bem o preço pedido por eles.
Este artigo tem mais de um ano
Pelo aspeto parecem grandes, mas pelo preço são uns sony.
Não são grandes demais? O preço é atrativo, muito melhor que o preço dos airpods da apple
Será mesmo? Eu sempre gostei de Sony, mas a Apple tem feito um excelente trabalho na área do áudio