À procura de um topo de gama? 5 motivos para comprar o Samsung Galaxy Note20 Ultra
A Samsung tem na sua linha Galaxy Note o que de mais produtivo existe no segmento dos smartphones. A S Pen é a chave para tal e, a cada novo lançamento está mais precisa nos traços que permite fazer e tem mais funcionalidades associadas. Este ano, o lançamento do Samsung Galaxy Note20 trouxe uma novidade "ultra" e é sobre ele que vamos falar.
Se procura um smartphone de topo, depois de algumas semanas de teste, deixamos-lhe 5 motivos para comprar o Samsung Galaxy Note20 Ultra.
Especificações gerais
O Samsung Galaxy Note20 Ultra apresenta-se ao mercado com um ecrã Dynamic AMOLED 2X de 6,9" polegadas, com resolução 3088 x 1440 píxeis (QuadHD+). Vem equipado com o processador Exynos 990 (7 nm+), desenvolvido pela Samsung e que lhe garante o desempenho de excelência a que estamos já habituados. Além disso, a GPU é uma Mali-G77 MP11.
Em Portugal está, portanto, disponível a versão 5G, nas cores Mystic Bronze e Mystic Black, com 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno, com 12 GB de RAM.
A câmara principal é composta por três câmaras, uma de 108 MP e outras duas de 12 MP. Tem foco automático, flash LED, zoom ótico até 5 vezes e zoom digital até 50 vezes. Além disso, ainda grava vídeo a 8K. A câmara frontal é de 10 MP.
Em resumo:
Câmara frontal:
-
-
- 10 MP, f/2.2, 26mm (wide), 1/3.2", 1.22µm, Dual Pixel PDAF
- Vídeo: 4K@30/60fps, 1080p@30fps
-
Câmara traseira:
-
- 108 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1/1.33", 0.8µm, PDAF, Laser AF, OIS
- 12 MP, f/3.0, 120mm periscópio/telefoto, 1.0µm, PDAF, OIS, Zoom ótico até 5 vezes e zoom digital até 50 vezes
- 12 MP, f/2.2, 120˚, 13mm (ultrawide), 1/2.55", 1.4µm
- Vídeo: 8K@24fps, 4K@30/60fps
O Note20 Ultra tem certificado IP68 de resistência a água e poeiras, NFC, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6 e Bluetooth 5.1. Destaca-se ainda o sensor de impressões digitais ultrassónico, o suporte à Samsung Wireless DeX e o som em stereo.
Quanto à autonomia, uma vez mais, a grande bateria e o software otimizado, garantem mais do que um dia de utilização. A bateria, em concreto, é de 4500 mAh e suporta carregamento rápido a 25 W, carregamento sem fios a 15 W e o carregamento reversivo é a 4,5W.
A S Pen assume um papel fundamental neste smartphone, permitindo assim uma escrita fluida no ecrã de 102 Hz. Vem com Bluetooth o que lhe permite, ser um controlador do Note.
Por fim, tem como dimensões 164,8 x 77,2 x 8,1 mm e pesa 208g. A estrutura é em metal e tanto a frente como a traseira têm vidro com proteção Gorilla Glass Victus. De referir que o Note20, ao contrário da versão Ultra, tem a traseira em plástico, o que, num smartphone de topo é de estranhar.
5 motivos para comprar o Samsung Galaxy Note20 Ultra
1. A produtividade com a S Pen
Sem dúvida alguma que o grande fator que distingue o Note dos restantes smartphones de topo é a sua S Pen e a produtividade que ela confere, principalmente para alguns utilizadores específicos.
Estamos a falar de uma caneta virtual que escreve como se de uma caneta normal estivéssemos a falar. Mais pressão, traços mais grossos, mais leveza e traços mais finos. O ecrã com uma taxa de atualização de 120 Hz faz com que essa sensação seja ainda mais evidente.
É claro que o facto de ser um objeto bastante fino leva a que a habituação de escrita possa demorar algum tempo. Mas vai melhorando.
A S Pen liga-se ao smartphone via Bluetooth, necessitando apenas de uma rápida configuração inicial. Já que oferece funcionalidades de controlo remoto, tem também uma bateria que carrega sempre que está acoplada ao Galaxy Note20.
Algumas funcionalidades associadas à S Pen:
- Screen off memo: Mesmo sem desbloquear o smartphone, poderá tirar notas. Para tal, basta retirar a caneta, escrever e guardar. Tudo ficará no Samsung Notes.
- Escrita no ecrã: É feita uma captura do ecrã onde é possível adicionar notas de forma absolutamente rápida.
- De caligrafia a texto: Rapidamente, poderá estar a escrever com a S Pen e passar todas as anotações para formato digital.
- PENUP: Para artistas, existe uma plataforma comunitária onde podem ser partilhadas as várias criações desenhadas com a caneta do smartphone
- Rabiscos RA: Para quem gosta de partilhas divertidas nas redes sociais, os Rabiscos com base em realidade aumentada serão muito úteis. Enquanto grava um vídeo, poderá adicionar elementos ao seu mundo virtual.
- Controlo por gestos: A S Pen permite fazer uma série de ações, como retroceder, voltar ao menu anterior, captar fotos, tirar screenshots e escrever no ecrã, apenas com alguns gestos e um clique no botão em simultâneo.
2. A qualidade fotográfica
Atualmente, as marcas não sabem o que fazer às câmaras dos seus smartphones. A qualidade nos equipamentos de topo está tão elevada para as limitações físicas existentes, que, então, criam funcionalidades que nem são muito úteis, nem apresentam assim tanta qualidade. Falo, em concreto dos zooms infinitos. É certo que valorizam o smartphone, mas não é isso que quero destacar.
Importante a destacar é a qualidade das fotografias com recurso à câmara principal, nos mais variados ambientes de luz, a própria câmara ultra grande angular com muito detalhe, os retratos com um bom destaque do plano de fundo, e mesmo as fotografias captadas com recurso ao zoom ótico.
A câmara traseira apresenta-se com a seguinte configuração:
- 108 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1/1.33", 0.8µm, PDAF, Laser AF, OIS
- 12 MP, f/3.0, 120mm periscópio/telefoto, 1.0µm, PDAF, OIS, Zoom ótico até 5 vezes e zoom digital até 50 vezes
- 12 MP, f/2.2, 120˚, 13mm (ultrawide), 1/2.55", 1.4µm
- Vídeo: 8K@24fps, 4K@30/60fps
Em vídeo, há que destacar que grava a 8K a 24 fps e 4K a 60fps. A gravação a 8K ainda não tem grande utilidade prática, mas é um passo importante para a a entrada na nova era dos conteúdos multimédia.
Para criadores de conteúdo, seja para plataformas próprias ou para empresas de terceiros, o smartphone poderá mesmo ser a única ferramenta de trabalho, já que também oferece funcionalidades de edição interessantes e é claro, tem disponíveis na Play Store as mais avançadas aplicações de dedicadas a tal tarefa.
Temos a possibilidade de captar fotos na qualidade máxima em JPEG e em RAW para que possamos trabalhar sobre elas.
A câmara frontal oferece também uma excelente qualidade com os seus 10 MP.
Exemplos de fotos captadas com as várias câmaras da traseira:
3. Bateria e autonomia do Samsung Galaxy Note20 Ultra
A bateria do Samsung Galaxy Note 20 Ultra tem uma capacidade de 4500 mAh e carrega a 25W, com o carregador fornecido dentro da caixa. Apesar de não carregar os 50% em meia hora como a marca promete, carrega cerca de 45%, o que é um valor bastante aceitável para uma bateria com esta capacidade.
Para carregar na totalidade registámos cerca de 1 hora e 20 minutos, a partir da bateria totalmente descarregada.
Uma pequena comparação leva-nos ao Samsung Galaxy S20 Ultra, que trazia uma bateria de 5000 mAh com carregamento a 45W (ainda que o carregador fornecido fosse o de 25W).
Importa saber como se comporta em termos de autonomia. De uma forma geral consegui sempre um dia e meio de utilização. Esta autonomia diminui, claro, em dias onde a câmara foi mais utilizada ou houve mais trabalho para gerir à distância. Contudo, não houve nenhuma situação em que não tivesse durado para um dia inteiro.
Desde a última geração de smartphones Galaxy S20 que temos visto as baterias da Samsung a oferecer um melhor desempenho, algo que era exigido há muito pelos utilizadores da marca.
Mas em termos de bateria há ainda que destacar a sua capacidade de carregar sem fios a 15 W e ainda a possibilidade de carregar outros dispositivos a 4,5 W. Para acessórios, como os Galaxy Buds Live que também já aqui testámos, esta é uma possibilidade muito relevante.
4. Desempenho
A forma como o smartphone desempenha as suas tarefas é um dos mais importantes aspetos a considerar. No segmento de topo, há muito tempo que não encontramos um modelo que não cumpra este requisito e o Note 20 Ultra não é exceção.
Como já foi referido, vem equipado com o processador Exynos 990 (7 nm+), desenvolvido pela Samsung e traz uma GPU é uma Mali-G77 MP11. Em Portugal está disponível a versão 5G com 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno, com 12 GB de RAM.
Além disso, vem equipado com o Android 10, otimizado pela interface de utilizador One UI 2.5.
As tarefas mais exigentes como jogos ou edição de fotografia e vídeo, são desempenhadas com grande fluidez. Mas depois toda a experiência multimédia, edição de documentos, conversação e a própria interação com a S Pen, são aspetos a valorizar.
Apesar deste ser um artigo que se foca mais nos aspetos positivos do smartphone, não é possível deixar de referir que aquece de forma exagerada... nada que um bom utilizador de smartphones Samsung já não esteja habituado.
5. O ecrã do Galaxy Note20 Ultra
Por fim, o destaque vai para o ecrã. Estamos perante a mesma tecnologia já apresentada com o S20 Ultra. É portanto, um ecrã de 6,9 polegadas, com uma tecnologia Dynamic AMOLED 2X. Oferece HDR+ e Always-on Display e tem uma taxa de atualização de 120 Hz, quando configurado na resolução FullHD+. Em QuadHD+ a taxa de atualização é a comum de 60Hz.
A alta taxa de atualização faz com que os movimentos e as animações no ecrã surjam de uma forma ainda mais fluida e realista. Para muitos esta poderá nem ser uma diferença assim tão notória. Mas em ambiente de jogo ou mesmo a assistir a filme de alta resolução, é realmente é percetível a diferença.
Além disso, esta característica torna-se ainda mais relevante ao escrever no ecrã com a S Pen. Há, de facto, uma fluidez incrível.
Este ecrã ocupa ainda cerca de 91,7% do painel frontal, ligeiramente mais do que a versão normal. Pelas fotos é perceptível onde é que o Note20 Ultra ganha ao Note20.
Além do Ultra ter um acabemento curvo nas lateriais, a própria moldura à volta da câmara é mais pequena.
Diferenças entre o Samsung Galaxy Note20 Ultra e o Samsung Galaxy Note20
Os dois modelos apresentam-se com o mesmo processador, GPU e com a mesma interface. Assim, apesar do modelo Ultra ter 12 GB de RAM e o Note20 8 GB, as diferenças de desempenho não foram notórias ao longo dos vários testes executados no Pplware. Mesmo no teste de benchmark executado no Antutu a diferença de pontos foi irrisória. Em concreto, o Note20 atingiu os 509 mil pontos e o Note20 Ultra 512 mil pontos.
A câmara principal do Galaxy Note20 é de 12 MP com abertura f/1.8 e não tem câmara periscópio. Em vez disso, tem uma câmara telefoto de 64 MP com abertura f/2.0 e zoom ótico até 3 vezes.
Outra das diferenças prende-se com a bateria que tem 4300 mAh, mas com as mesmas características do Note20 Ultra. Esta bateria de menor capacidade não oferece menos autonomia, até porque temos um ecrã mais pequeno. De referir que o ecrã é de 6,7" com tecnologia Super AMOLED+, FullHD e, neste caso não tem taxa de atualização de 120 Hz. Portanto, 1 a 2 dias de utilização sem necessidade de ir ao carregador durante o dia, são garantidos.
Como já foi referido também, o Note20 - um topo de gama - tem traseira em pástico, no entanto, tal não prejudique no requinte do smartphone.
Preço e disponibilidade
O Samsung Galaxy Note20 Ultra 5G em análise está disponível nas cores Mystic Bronze, com 256 GB de armazenamento, por 1339,90 €. Em preto, a mesma versão tem o mesmo preço, mas a versão de 512 GB custa 1439,90 €.
Já o modelo base, o Samsung Galaxy Note20, pode ser encontrado nas versões 4G e 5G de 256 GB de amazenamento. A versão 4G surge nas cores Bronze, Verde (das fotos) e cinza, por 989,90 €. Por fim, a versão 5G, nas mesmas cores, custa 1089,90 €.
Este artigo tem mais de um ano
Melhor smartphone do mercado, faz coisas que os outros não fazem.
Pena e a Samsung vender isso no nosso mercado com o exynos, com o snapdragon 865+ era topo!
É encomendar pelo ebay ou amazon
Dá para comprar por lá?… o preço é muito diferente?
Dá … encomendam se as versões doutros países como china coreia do sul ou estados unidos e paga se bem menos cerca de menos 300/350 euros
Tenho o Galaxy Note 20 Ultra 5G de 256gb e realmente é espetacular. Não tenho uma única razão de queixa (Para além do preço).
Estou seriamente a ponderar a troca do meu note 9 para o novo, o note 20. O ultra é muito caro para as vantagens face ao meu telefone atual.
Todavia, devo fazê-lo? O meu note recebeu atualização para o Android 10, recebeu as actualizações das apps Samsung – inclusive a das notas que faz tudo o que o 20 faz. E bem que uso as novidades, colocar as notas alinhadas, incluir PDF etc é muito útil.
A diferença é a rapidez aparente na s pen (mesmo sem o ecrã de 120hz a s pen melhorou), melhor câmara (a grande angular faria um jeitão no meu trabalho) e… Pouco mais. RAM raramente passo dos 3gb em uso, igualmente para o armazenamento com mais de 50% livre. Ah e o ecrã maior e plano, acredito que deva ser melhor.
Serão estas vantagens o suficiente para gastar 1000 paus?
Agradeço comentários.
Também estava a pensar em comprar… mas com os novos chips a sair acho que vou esperar, até porque o note 20 cá vem com o exynos… agora se estiver disposto a encomendar e querer o update já… se não talvez esperar pelos s21 ou mais um aninho com o seu note 9
Acho que vai ser essa solução, por muito que me agrade a câmara, sempre são 1000€…
Com Exynnos 990 para a Europa é muito fraquinho e gasta muita bateria …..meu rico REALME X50 Pro 5G que faz 605 000 pontos no AnTuTu Benchmark de origem com Snapdragon 865…. com Android 11 e REALME UI 2.0 e update da GPU ADRENO 650 o meu poderá fazer 660 000 pontos.Já o Samsung Galaxy Note 20 Ultra 5G à venda nos Estados Unidos da América com Snapdragon 865+ é uma potente máquina
E pena a Samsung comer os europeus como tontos com os soc frigideira. E que o note faz coisas que os outros não fazem!
Bem que gostava de adquirir o Note 20 Ultra, pelo tamanho de ecrã e outras coisas que a samsung faz de melhor para pessoas com problemas de visão, pelo menos não houve smartphone que me passou pelas mãos que supera-se a samsung. Pena o preço, mas é uma valente máquina, então o acto de poder mudar a resolução do ecrã é top…..
Se querem gastar 1000 paus, eu encomendava este: https://www.t-dimension.com/de_en/samsung-galaxy-note20-ultra-5g-n9860-dual-sim-12-256gb-black.html, e ainda poupam mais de 60eur! E não têm que se preocupar com o aquecimento, pior bateria e menor rapidez do exynos, pois é o SD865+. A desvantagem… garantia é só um ano e deve ser o cabo dos trabalhos! Estou a escrever do meu, demorou cerca de 10 dias a chegar. Se mandarem vir da parte DE/Eur, não há custos com taxas de importação pois vem de Manchester. Há outras opções, como a eglobal e outras lojas inglesas. Só não tem um SD865+ quem não quer… e bem mais barato que em pt. Por via das duvidas, pagar com paypal. No forum espanhol htcmania há um topico sobre a compra onde muita gente mandou vir, incluindo eu!
Excelente equipamento, a série Note é sem dúvida fantástica. Fico desiludido não estar disponível a variante Snapdragon em Portugal, pois tenho Note 10 e sei o que é sofrer com Exynos.
Faz-me confusão ver muitos comentadores deste canal denegrirem o processador Exynos da Samsung em favor do Snapdragon. Se é assim tão mau, porque insiste o maior fabricante mundial de telemóveis em usá-lo? Acho que o Snapdragon equipa os aparelhos comercializados nos EUA apenas como contrapartida comercial. Tal como a Apple optimiza os seus aparelhos com um processador da própria marca, o mesmo sucede com o Exynos e a Samsung
Os EUA ‘obrigam’ a Samsung a comprar o Snapdragon e a instalá-lo nos seus telemóveis se quiser vender dentro dos States. Já a Europa não tem essas restrições, por isso nós somos obrigados a levar com ele.
Na pratica, só vejo duas diferenças, sendo uma delas significativa (a 2ª).
1ª Em tarefas de processamento intensivo (ex. edição imagem ou vídeo), o snapdragon, é ligeiramente mais rápido.
2ª Os snapdragon tem a antena FM ativa, pelo que consegues ter radioFM no telefone. Com o exynos isso não acontece, obrigando-te a ter plano de dados moveis e a utilizar uma app, caso queiras ouvir “radio”, com tudo o que isso traz de mau (lag nas emissões, qualidade do sinal de net em certas zonas, mais desperdício de bateria – já não falo do plafond obrigatório de net, porque hoje em dia todos tem um plafond associado ao tarifário, mas que podia ser gasto para outras coisas).
Excelente artigo.Dos melhores e mais completos aqui alguma vez escritos.Muito bem,Maria Inês Coelho. 🙂
A S-Pen é fantástica!
Tenho o telemóvel e estou um pouco dececionado! A bateria dura pouco tempo, a camera normal não é tão boa como o meu Mate 20 Pro, quando o 5G está ativo e a rede 5G não está boa e o tlm tem de mudar para 4g, este fica sem rede…. Infelizmente não sou só eu que me queixo.
As coisas positivas: O SPEN, dos melhores que já tive, mesmo sendo pequeno acho bom ou melhor que o do meu Surface Pro. Aquelque ecrã … sem palavras, uma delicia. A camera Zoom, é muito boa mesmo.
Deve ser a versão exynos certo?
Cinco motivos para não comprar o Samsung Galaxy Note 20 Ultra.
1 processador não é o topo de gama da Snapdragon.
2 A capacidade de bateria e a sua velocidade de carregamento fica abaixo de muitos chineses, alguns nem são topo de gama.
3 o preço exagerado
4 a assistente bixby, que é super intrusiva e que é impossível de desligar na totalidade
5 a câmera fotográfica, muito abaixo do Huawei p40 pro + que consegue zoom óptico de 10 X.
Se é topo, tem de ter o topo!
Se queres equipamentos chineses compra Apple LOL
Infelizmente a minha experiencia com o Samsung Note não é das melhores , comecei por ter um note 8 que se desligava sozinho do nada e passei para um note 10 que começou por ter uma excelente qualidade fotográfica e de gravação de vídeo que ao longo do tempo se foi perdendo a cada nova atualização de software efetuada. Neste momento com luz artificial os vídeos ficam amarelados com a Cameira frontal só a Camera de selfies capta imagens com uma cor mais ou menos razoável. A Spen é optima no entanto a minha dividiu-se em 2 na parte de cima onde tem uma mola quando a retirava de dentro do telemóvel. Resumindo ou eu tenho muito azar ou este produto que é comercializado como sendo de topo não possui uma qualidade tão boa quanto isso.
O meu historial de Smartphones desde há 10 anos para ca:
1ª Galaxy S2 – Grande maquina para a altura. Durou-me cerca de 6 anos. Ainda hoje funciona (tenho apenas de por uma bateria nova)
2º LG G5 – Outra grande maquina. Durou cerca de 2 anos e meio. Morreu durante a noite sem razão aparente. Por essa razão, abandonei a LG. Não estou para comprar equipamentos de topo e morrerem pouco tempo depois de a garantia acabar.
3º Voltei à Samsung, com o Note 9 (versdao de 512GB) – Outra grande maquina. Se durar aproximadamente o mesmo que o galaxy S2, claramente o 4ª smartphone será também da Samsung, e da mesma gama que o Note (que existir na altura). SPen, DEX, Armazenamento e Expansibilidade, são fatores diferenciadores de tudo o resto que existe no mercado. Alias, nem sei como não existem mais smartphones de marcas rivais com canetas tipo SPen, ou software tipo DEX (neste campo, a huawei tem algo parecido).
Só compra gato por lebre quem quer….. Eu desde que comprei um Samsung em 2013 nunca mais quis nenhum Samsung….e o mesmo tb digo da Apple….tive um iPhone que só me deu problemas de bateria e outros.Os melhores que tive foi Xiaomi Mi 8 em 2018…. mas este REALME X50 Pro 5G 12gb/256Gb é brutal em tudo…. até a carregar a bateria em 30 minutos para durar 11h de écran ligado