Shell inaugura primeira estação de carregamento para camiões e também barcos
Apesar do império petrolífero, a Shell tem investido na mobilidade elétrica, ajustando a sua estratégia ao mercado. Agora, a gigante inaugurou a primeira estação de carregamento para camiões e, também, para barcos.
Denominada "Megawatt Charging System", a estação dupla de carregamento da Shell Marine está equipada com dois braços: um para servir camiões e outro para servir barcos.
A empresa espera que o seu design original ajude a reduzir os custos associados à adição de carregadores para os operadores de embarcações, promovendo um único sistema de carregamento comum para camiões e embarcações marítimas, permitindo que as muitas classes de veículos, normalmente encontradas em portos marítimos movimentados, utilizem a mesma infraestrutura sem duplicar o investimento.
Na perspetiva de Melissa Williams, presidente da Shell Marine, "esta solução será útil para as companhias de navegação que controlam e operam negócios de logística em toda a cadeia de abastecimento". Estas que, muitas vezes, têm instalações que servem tanto o lado da água como o lado da terra.
Para a Shell, este parece ser um passo precocemente inteligente. Afinal, "ainda não existem muitos camiões e embarcações elétricas".
[...] com isto, estamos a investir à frente do mercado que está a crescer rapidamente. Vai ao encontro da nossa ambição de fornecer mais soluções energéticas e mais limpas.
Partilhou Hilmar van den Dool, diretor-geral de eMobilidade da Shell, segundo o Electrek, acrescentando que a empresa quer "ajudar a descarbonizar" os clientes no setor da logística, e, "além dos nossos investimentos em biocombustíveis e GNL, também investimos na mobilidade elétrica".
A estação DCFC mar/terra foi instalada no Energy Transition Campus Amsterdam (ETCA), o centro de inovação elétrica da Shell nos Países Baixos. O carregador de megawatts está ligado à própria micro-rede da ETCA, uma rede inteligente que permite a integração entre o fornecimento de energia, o armazenamento e a procura.
A micro-rede da ETCA inclui 3600 painéis solares no telhado, armazenamento de baterias estacionárias, 119 carregadores de veículos elétricos para automóveis, um eletrolisador de hidrogénio e outro equipamento de investigação.
Agora que a sua primeira DCFC foi inaugurada, a Shell espera implementar a sua solução de carregamento mar/terra noutros locais.
Imagem: shell.nl
Neste artigo: barco elétrico, Camião elétrico, carregador, shell
Vi este tipo de carregamento de barcos elétricos na Noruega há 3 semanas. Os ferries deles são, na sua maioria, elétricos e o sistema de carregamento parece-me já muito bem implementado.
Isto é só greenwashing. Uma coisa é um ferry que faz 500 metros a atravessar um rio ou um fiorde. Aí até está bem visível para a propaganda, como dá jeito. Para o alto mar, esqueçam.
Então mas o hidrogénio era tão bom ? deram meia volta ?
Quando a ignorância não dá para mais é isto… A doença da eletricidade é tão grande que nada mais interessa, depois quer que o levem a serio, basicamente és o cromo do blog…
Se tenho ignorância elucide-me.
Então mas como tem hidrogénio sem electricidade ? é capaz de descobrir ?
Mas olhe, para provar que o ignorante é você, que como já sabemos tem dezenas de clones, aqui fica, ah e não se esqueça, cada vez que me vierem com esse tipo de post, só vai piorar:
Gigante Shell abandona postos de hidrogénio na Califórnia
https:// observador.pt/2024/02/10/gigante-shell-abandona-postos-de-hidrogenio-na-california/
E eu pensar que petrolíferas não estavam no negócio dos elétricos. Sou mesmo ingénuo.
Já vi Barcos de recreio a carga ha 3 anos na Grécia, e não eram poucos
Não vale a pena contrariar o JL, é um moralista dos elétricos, mas se a E-Redes ou a REN for pedir para colocar um poste ao lado de casa é o primeiro a insurgir-se, mas não se priva dos seus carregamentos elétricos.
O moralista é você, não anda aqui com toda a moral ?
Eu não preciso do poste, ele já lá está há dezenas de anos.
Não, nem preciso privar, até tenho produção própria, só hoje foram 44 kWh limpinhos.
Não precisa você, mas precisa quem não pode ou não tem paineis. Como é que a energia renovável é escoada dos grandes parques fotovoltaicos, barragens, etc?
Se calhar já pensou que a indústra eletrointensiva não se governa com meia duzia de paineis…
Se não pode carregam na situação normal.
Como é? É por camiões, não sabe como é?
Se não quer uma indústria electrointensiva é deixar de a usar, mande desligar o contador, e vá para o campo cultivar os seus alimentos, assim ajuda.