Depois dos elétricos, China ameaça empresas do ocidente com um avião: conheça o Comac C919
A China está a desenvolver as suas indústrias e a fazer o ocidente ver que pode, também ela, competir ferozmente. Com a concorrência no setor dos carros elétricos a acontecer, o país asiático voou com um avião nacional que quer competir diretamente com o americano Boeing 737 Max e o europeu Airbus A320neo.
A Boeing e a Airbus são gigantes da indústria aeronáutica, reunindo uma generosa parcela do mercado. Apesar disso, com a China a desenvolver-se em matéria de carros elétricos, era uma questão de tempo até se conhecerem desenvolvimentos relacionados com o ar.
O chinês C919 da Comac é a grande aposta da China para competir no campeonato dos aviões de passageiros de fuselagem estreita. Este é um mercado que o Boeing 737 e o Airbus A320 dominaram durante décadas.
O Comac C919 entrou no mês de junho com o pé direito, quando a China Eastern Airlines, por enquanto a única operadora do avião, realizou o primeiro voo comercial internacional do modelo. No sábado, dia 1, transportou um grupo de estudantes de intercâmbio de Hong Kong para Xangai.
Esta viagem realizou-se poucos dias após o aniversário de um ano da sua entrada ao serviço da China Eastern Airlines, que começou a utilizá-lo nas rotas domésticas no dia 28 de maio de 2023. Mais do que isso, estreou-se em céu internacional no momento em que a fabricante entregava a sexta das mais de 100 unidades encomendadas pela companhia aérea.
Apesar de a China Eastern Airlines ser a única operadora do avião, há outras companhias aéreas de olho no Comac C919. Além da Air China e a China Southern Airlines, que encomendaram 100 e 105 unidades, respetivamente, outras empresas mais pequenas, que operam rotas regionais na China continental, bem como bancos e empresas de leasing, já demonstraram interesse no avião chinês.
No total, já foram feitas mais de mil encomendas do Comac C919. Apesar de estas poderem ser canceladas, numa ação invulgar no setor da aviação, o interesse em ter um avião produzido localmente é claro.
Conheça o avião C919 da chinesa Comac
Em jeito de linha temporal:
- 2008 - Lançamento do projeto de desenvolvimento do C919;
- 2011 - Início da produção do C919;
- 2015 - Saída do primeiro protótipo da linha de produção;
- 2017 - Primeiros testes de voo;
- 2022 - Certificação de aeronavegabilidade e entrega da primeira unidade à China Eastern Airlines;
Apesar de o alcance do Comac C919 ser inferior ao dos seus rivais ocidentais, poderá ser atrativo para as rotas domésticas e os mercados periféricos. Em termos estéticos, os três modelos são muito semelhantes.
Atualmente, este avião chinês tem um preço unitário de cerca de 108 milhões de dólares, enquanto os seus rivais diretos da Airbus e da Boeing custam cerca de 110 a 122 milhões de dólares.
Especula-se que a China poderia reduzir esse valor, caso o Governo decidisse implementar auxílios ou subsídios não só para impulsionar as vendas do Comac C919, mas também para construir novos aeroportos.
Avião chinês quer voar para o ocidente
Uma vez estabelecido como uma alternativa muito atrativa para a indústria aérea chinesa, o próximo passo da Comac para o C919 seria a expansão para outros territórios asiáticos, mas também para a Europa.
Aliás, segundo o Hipertextual, no início deste ano, a China terá manifestado a sua intenção de certificar o avião junto da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (em inglês, EASA).
De acordo com o South China Morning Post, em janeiro, o objetivo seria avançar com este processo em 2024. De facto, empresas como a Ryanair já manifestaram interesse na alternativa chinesa, mas não podem operar na Europa sem certificação.
O objetivo passará por procurar reunir um maior reconhecimento internacional, mas, também, competir com a Boeing e a Airbus.
Lá vão os países do leste da Europa e Africa ficar cheios de aviões Chineses.
Não sendo de todo especialista da matéria mas pela diferença de preço não sei se vale o risco, mas a verdade é que a Boing ultimamente cada cavadela não é 1 mas sim 2 minhocas.
E ainda não vimos nada porque CATL disse em Abril deste ano que testou com sucesso um avião comercial elétrico…
A Boeing para além de ter ocultado muita coisa, é uma empresa que literalmente assumiu esconder problemas graves.
Os chineses são muito rígidos no que toca a regras e aos seus equipamentos, se obtiverem apoio estatal então ai é que vão ser escrutinados ao detalhe.
Conseguem ter melhor preço e a fornecer melhor qualidade. Aos poucos conseguem superar-se ao mundo em todas as industrias e setores.
Apesar de serem “inimigos” há que bater palmas a este nível de gestão nunca antes visto.. Diz muito do povo de lá ao contrario do de cá que está mais preocupado com o mundo LGBTQ+ e afins
Olha o facho!
Apoiar a China é ser facho? Pensei que isso fose mais coisas do pessoal de esquerda, tipo BE e PCP, que odeiam o Ocidente.
Apresente lá provas de que o BE defende ditaduras de esquerda ou direita? Ou é só porque ouve por aÍ?
Uma vez que não se pode ser facho sem ser socialista eu diria que não é muito diferente….
Lol. Lol. Lol. É mesmo de rir.
Olha um Sócrates (Ex-PM)!!
Nuno Monteiro concordo com tudo o que dizes, mas não te esqueças que a China é uma ditadura o povo não faz greves não é por estarem felizes e contentes.
Não sou apologista de greves, mas é a ferramenta mais simbólica de um país livre.
Um bocado estranho, tendo em conta que nos últimos 6 meses foram reportadas aproximadamente 750 greves na China. Mas ok, lá não há greves.
???!!…que mistura de assunto mais preconceituosa…(nitidamente é assunto que o preocupa a si em particular não aos “de cá”)
+1
Superar-se em tudo? E a qualidade de vida deles? Trabalhar 12 e 14h por dia? Tens de ir até lá ver que eles tem problemas maiores com que se preocupar tipo não serem escravizados antes de olharem para a comunidade LGBTQ.. E não são inimigos, são escravizados e obrigados a trabalhar, são coisas completamente diferentes.
“Tens de ir até lá ver (…) “Obviamente” tu é que nunca estiveste lá. É uma infelicidade de quem opina, sem saber do que fala. Eu fui lá, mais que uma vez, e garanto-te que não vi escravatura, mas sim gente motivada naquilo que faz, num progresso de fazer inveja, e é em geral essa inveja, que motiva nos concorrentes, dores de corno insuportáveis. Ou seja, viva a liberdade de concorrência e livre iniciativa, mas, alto lá quando nos ameaçam passar á frente.
Conheço bem a história da “rigidez” de algumas fábricas chinesas. Posso garantir que a rigidez só existe se form muuuuito controladas (por pessoas e entidades de fora) e com normas muito apertadas. Se for simplesmente para vender lá ou mesmo em mercados fora com pouca concorrência, a qualidade não é a mesma. Um exemplo é o aço utilizado na construção de alguns componentes em motores – uns são de boa qualidade, outros nem tanto dependendo da siderugia de origem. E garanto que não os andam a controlar todos para ver se cumprem todos a norma.
Deve ser a rigidez com que saem da linha de montagem caixas externas para discos 2.5″, com um autocolante a indicar QC OK, quando a mesma nem funcionava porque alguém não soldou o controlador na board.
Barão, deixe-se de tretas.
O avião é excelente, a todos os níveis.
Desde eficiência, preço, bastante mais barato que os Boeing ou Airbus e muito confortável para os passageiros.
Super económico.
Os Boeing e Airbus praticamente disseram adeus a novas compras das companhias chinesas para rotas de médio curso.
Eles agora só vão comprar disto, claro que se precisarem com urgência de novas unidades e não houver Comac disponíveis irão comprar onde iam antes.
As indicações do governo vão no sentido das companhias chinesas darem ordens de compra para o Comac.
E atenção, o Comac de longo curso já está em desenvolvimento… Aí é que os Chineses ficarão completamente libertos dos fabricantes estrangeiros.
Segundo apurei, um Comac é mais barato cerca de 20 a 30 milhões de dólares que um 737.
Como tu dizes “As indicações do governo vão no sentido das companhias chinesas darem ordens de compra para o Comac.”, nada têm a haver com qualidade é mesmo por obrigação, vamos ver se depois se começarem a cair dos céus se há relatos e relatórios rigorosos ou se escondem como quando foi com a Covide.
Eu neste caso estou preocupado pois sou passageiro regular por aqueles lados 🙂
Eu falo por mim ainda associo as coisas Chinesas a qualidade das antigas lojas dos 300 e vai ser difícil de não fazer a comparação.
PS, espero que não me leves a mal de te estar a tratar por tu, mas se for o caso desculpa não é minha intenção ofender alguém.
Barão, tudo na boa.
O avião é excelente a todos os níveis.
Agora se pode cair, bom, isso todos podem cair.
Nenhum lá fica para sempre.
Em relação a problemas técnicos não há quem ganhe à Boeing.
As companhias são estatais, o avião é de qualidade, não vejo onde está o problema em o governo comprar o que é produzido por eles em vez de comprarem fora.
Faz todo o sentido comprarem o que é produzido lá, ainda por cima o produto é excelente.
Ninguém tem mais interesse que tudo corra bem do que eles próprios.
Poism por isso é tão difícil fazer negócio lá. Uma marca europeia ou americada, só consegue entrar no mercado se 1 – esse produto não existir (ainda) lá 2 – se a fábrica for na China. É uma concorrência desleal. Basta ver a implementação dos equipamentos chineses cá e os “nossos” lá. É muito difícil competir, já que os pressupostos iniciais são também muito diferentes (normas ambientais, subsídios estatais, vencimentos dos empregados, custo da energia, etc, etc.). Agora, se na Europa quiserermos abdicar de tudo isso, é garantido que conseguimos fazer as coisas ao preço de lá.
PML, não é só na China que se passa isso.
É extremamente difícil exportar para o Brasil.
Impostos aduaneiros altíssimos.
Qualquer marca de motos os carros tem que abrir uma fabrica lá, nem que seja só para montar o que vem de fora.
Vão começar a cair peças do céu….
Está a referir Boeing?
Porta “Cega” Desprendida no Boeing 737 MAX 9 da Alaska Airlines:
Em janeiro de 2024, uma porta “cega” se desprendeu de um Boeing 737 MAX 9 da Alaska Airlines em pleno voo.
Istambul, Turquia:
Também em maio de 2024, um Boeing 767 de carga foi forçado a fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Istambul.
O trem de pouso falhou, mas a tripulação conseguiu evacuar a aeronave com segurança.
Quer mais alguns exemplos, caro Ggggg?
O facto de a Boeing estar com problemas não tem nada a ver com a China fazer aviões com problemas. Vamos aguardar e ver.
Como o Ggggg escreveu de forma afirmativa/acusatória sobre o Comac C919 num futuro próximo, decidi responder-lhe. A Boeing tem os seus problemas, assim como a Comac e a Airbus também terão. Talvez seja mais justo comparar os incidentes (como quedas de peças, etc.) ocorridos desde o primeiro voo comercial do Comac C919 em 28 de maio de 2023 até a presente data, com os produtos da Boeing ou até mesmo da Airbus.
Se ocorrer algum ponto negativo durante este período de voo, não tenho dúvidas de que a imprensa internacional (anglo-saxônica, ou melhor, americana/inglesa) iria amplificar o incidente sobre o produto C919.
Gggg, no outro dia caíram janelas.
E só não vieram pessoas porque não calhou ..
se os boeing tiveram aqueles problemas, imaginem estes
A única certeza sobre estes aviões é que até à data não caiu nenhum. Dos boeing já não se pode dizer o mesmo.
Estes Comac C919 são tão maus que até avariaram no simulador.
E como é que sabes que não era o simulador que estava avariado?
O avião entrou dentro do simulador ? Que coisa estranha…
Procurem informação sobre esse avião e vão ver porque não vende a não ser na China, e quem é que os compra na China. Todas as companhias do mundo preferem esperar anos a comprar isso. Nem a Airbus nem a Boeing estão minimamente preocupados com os Camac
Pete, o avião não tem certificação para voar no Ocidente.
Neste momento só voa internamente.
Eles estão preocupados sim.
O mercado chinês vai necessitar de milhares de unidades, que antes só poderiam ser ou Boeing ou Airbus e numa escala menor, Embraer
Agora o Comac é o produto preferencial… Vão perder muitas vendas.
A Rússia também tinha ou tem o MC21 para concorrer com o 320 e com o 737, mas com motores russos é tão eficiente como um 737 200 ou um 320 de primeira geração.
A partir do momento em que os países capitalistas liberais criaram a ideia que o privado é bom e mais barato mentido ao povo, afinal é mais dispendioso para os contribuintes porque tem de pagar as ajudas a essas empresas ditas privadas que afinal são criadas para mamar o dinheiro dos contribuintes.
Assim chegámos á conclusão que o sistema estatal comunista da china resulta (mesmo sendo uma ditadura completamente diferente da ditadura do Salazar de direita que não dava educação nem deixava sair ninguém de Portugal), eles na china dão valor ao saber e isentivo controlado pelo estado com mão de ferro.
Viva o comunismo e abaixo o neoliberalismo trafulha.
Comunismo a sério nao é na china, é na coreia do norte.Pago-lhe o bilhete so de ida se estiver interessado.
Não é isso o que os imperialistas dizem da China.
Para os imperialistas o Costa é irmao do Lenin.
E o Pedro Nuno Santos é Markx reincarnado. Este ultimo até o citou num discurso de campanha, so para tu veres.
Olha que em Portugal qualquer Português pode ter passaporte e é dos mais seguros do mundo se na China é assim tão fantástico e por aqui é tudo uma porcaria, fica a dica o “Xixi Pig ” aceita-te de braços abertos
PPC, vc não faz a menor ideia do disparate que disse.
Vá para lá trabalhar e vai ver se gosta daquilo.
Horários de sol a sol, de segunda a domingo, sem apoios médico, qualquer consulta ou tratamento é pago do seu bolso, se tiver uma doença complicada e não tiver dinheiro para pagar os tratamentos é deixado para morrer num canto qualquer.
Imensas famílias entram na falência devido a um membro familiar estar nestas condições.
Não há direito à greve…
Meta o comunismo num sítio que eu cá sei…
Vê-se bem que deve ser do tempo do Salazar, pois pela quantidade de erros ortográficos deve ter faltado mesmo a educação.
Quando os imperialistas, os ingleses, os alemães e os franceses se mancomunaram para mandar ao fundo a nossa indústria têxtil e inundar a Europa com material do extremo oriente, a ideia era fazer ali uns negócios da China vendendo-lhes aviões. Era uma autêntica chuva de ouro e diamantes. Agora, não só não vão vender para lá avião nenhum, como ainda vão gramar com a concorrência da Comac e perder mercados emergentes uns atrás dos outos. Os portugueses deviam estar a festejar isto. “Pagato io sono”, estou vingado, como disse o Rigoleto do Verdi.
Se for para tirar a Boeing do ar, têm a minha aprovação.
O que é desenvolvido e fabricado na China é muita bom pá!
Maior parte dos produtos não duram 2 semanas.
Não digas asneiras.
Por muitos erros que a Boeing tenha cometido pelo menos sabemos que existem entidades independentes que investigam o que está mal feito.
Numa ditadura como a China as coisas serao muito diferentes.
Também já caíram muitos Airbus por avarias.
Francisco, se os problemas que a Boeing tem tido nos 737 fossem num Airbus 320, garanto-lhe que a esta hora não havia A320 a sobrevoar os EUA.
Assim como é da Boeing, só param quando cair mais algum.
Algum sabujo lambe botas europeu teria coragem de proibir os 737 de voar por cá?
Aparecia logo “suicidado” no dia seguinte, tipo os delatores da Boeing…
A nova fase do capitalismo no ocidente será por o povo ocidental ao mesmo nivel do povo chinês de modo a sermos competitivos contra a China, tanto investiram na China para cortar custos como querem cortar os direitos na europa para alcançar o mesmo efeito, é a mesma mentalidade, é o futuro que se adivinha.
Se o capitalismo na Europa vai ser isso, a prazp essas malfeitorias vão significar a queda do capitalismo. E não vai deixar saudades.
Podes comprar as mesmas acções…
Os futuros carrascos capitalsitas é que te vão comprar a familia toda e parasitala durante gerações enquanto dão cabo do planeta, bem que pensas que te safas mas não!
Os culpados somos nos, que compramos made in china, se todos deixássemos de comprar vias como voltavam a produzir aqui.
Eu acho “graça” o pessoal a apoiar a ditadura chinesa e dizer que foi a china e não vi-o escravatura , todos sabemos que as ditaduras são reconhecidas pela transparência, e o governo chines em particular é aberto a censura, estavas à espera de encontrares pessoas com cartazes a dizer que é um escravo?
Eu também já estive na china e conheço muito bem o continente Asiático os direitos dos trabalhadores é coisa que não existe, aqueles que apoiam as praticas e politicas chinesas na defesa dos trabalhadores ou são desempregados ou patrões quem realmente trabalha não se revê ou imagina trabalhar em tais condições, querem competir com o que e como, querem trabalhar de sol a sol com folga a cada 15 dias.
Lamento mas não tens a noção do mercado mundial.
A Europa e mesmo EUA são cada vez menos essenciais para China e outros já agora. Há mais de 1B de consumidores na India, 300M na Indonesia, 200M na Nigéria etc etc.
Não têm o mesmo poder de compra mas são muitas pessoas e estão em crescimento, enquanto nós além de estagnados, perdemos população.
Shangai tem mais riqueza percapita que Lisboa por exemplo.
Shenzen está ao nível das cidades da Europa central.
Muitos produtos Chineses, Japoneses Coreanos chegam primeiro aos mercados asiáticos e só depois, algumas vezes até 6 meses depois à Europa.
Estamos a ficar para trás e isso não é dito nem escrito.
Aceitam-se candidaturas a fazer viagens neste novos aviões ! Talvez os compradores de carros chineses se aventurem em primeiro lugar . Eu por mim não : chamem-me protecionista, o que quiserem mas prefiro ajudar a manter os sectores fundamentais para a economia Europeia e mundial nas mãos de regimes abertos. Podem achar que “não faz mal comprar carros e aviões chineses”, mas seguramente estão a deixar um futuro muito pior para os vossos filhos e gerações futuras .
O problema é mais profundo que esse.
O problema nao é nos comprarmos os carros ou avioes deles.
O problema é eles comprarem as nossas empresas e terem acesso aos segredos comerciais e a ter direito a voto nas assembleias gerais.
Se tu tentares investir na china, nao podes. E nem sonhes em votar na assembleia geral de uma empresa chinesa.
Nao temos que proteger as empresas europeias da competicao chinesa, temos de as proteger de espionagem ou acionistas chineses.
No dia 3 de junho de 2024, a minha irmã já viajou neste C919, pertencente a China Eastern Airlines (membro de Skyteam), de Shanghai até Pequim (voo nº MU 9191) e gostou imenso. Não notou qualquer diferença com os aviões Airbus ou Boeing. Foi um voo confortável, equipamentos novos, e bom serviço. Não encontrou qualquer ponto negativo.
Quem deslocou a produção para china foram os empresários ocidentais, não foram os trabalhadores e os consumidores.
Agora querem o quê, os chineses são estúpidos, não sabem nada, vê-se, e ainda a procissão vai no átrio. São uma grande nação, com defeitos, mas são poderosos
Querem o meu apoio, é igual aos que esses deram aos milhões de trabalhadores que perderam o emprego.
Se há coisa da qual a China não se pode gabar é de ter um controlo de qualidade muito intenso quando estamos a falar de produtos feitos e concebidos se fiscalização externa.
Neste caso ainda faltará muito até que este avião esteja certificado para voar nos Estados Unidos e Europa e mesmo depois disso acontecer ainda faltaram companhias que comprem o avião. Quem sabe daqui a uma meia dúzia de anos consigam.
Os agiotas do passado e atuais, da europa e dos statesl, para encherem o bolso fizeram negocios e fazem, da china, mas esquecem-se que eles não são tolos. Brevemente levam uns patins pois os chineses aprenderam a fazer e já não precisam deles e de nós. Aprenderam a vender e já não precisam deles e de nós… aprenderam a armar-se e já não precisam de nós. Bom os agiotas já têm o bolso cheio, estão a borrifar-se para os outros, mas o povo vai-se tramar, só se ainda for a tempo de equilibrar a economia da europa e dos states, pois as formiguinhas que enche os cofres da china somos nós…
Se os chineses apostassem em carros a combustão, as marcas europeias já tinha passado para o livro de história.
Ou exigiam aos governos que passassem aos veículos de tracção animal.
Se a minha avo tivesse rodas, era um triciclo.
A dacia e a skoda trouxeram preços muito competitivos, mas nao dominaram o mercado.
As pessoas nao escolhem o carro apenas pelo preço. Os carros sao maioritariamente escolhidos com criterios subjectivos. Se o carro nao estiver disponivel na cor que a mulher quer, ela é capaz de ja nao querer o carro.
Nesse caso nem você existia….
Pois não, por isso é que nem é a Dacia que vende mais carros.
Nao sei onde vive, mas na europa o grupo VW é quem mais vende.
E onde disse que não ?
Isto só vai contra aquilo que você costuma dizer, que carros caros é para gente rica, sendo que os mais baratos nem são os que mais vendem, quer ver que agora a maior parte são ricos ?
este avião só será uma ameaça se passar todos os testes dos reguladores europeus e americanos, caso contrário será um avião regional asiático.
qs, pois, esse mercado regional asiático, como diz, é só o mercado em maior expansão.
Imagina as centenas ou milhares de unidades de vendas potenciais perdidas pela Boeing e Airbus?
Acha que é pouco?
Incrível…
partes do pressuposto que todos os países asiáticos fossem apoiantes dos chineses, logo que vão querer comprar esses aviões. Não sei se é assim tão linear.
Produzir e vender aviões não é o mesmo que produzir e vender carros. Pelo que tenho lido e ouvido, ainda usam + de 90% de componentes não chines (portanto limitados a fornecedores externos), algum de gerações menos eficientes (como o motor). tem dificuldade de aumentar a capacidade de produção,
Como sabemos, as marcas de carros no mundo fazem asneiras e entregam carros com defeito e mal mexe no ponteiro das mesmas (estou a exagerar um pouco).
Na aviação a coisa não é assim tão simples. Vemos o que está a passar na Boing, que, por exemplo, tem limitações do regulador de quantos aviões pode produzir, dado os problemas que continuam a aparecer.
Basta recordar o que está a acontecer com a TAAG, proibida de voar para a Europa pela qualidade da manutenção dos seus aviões (salvo erro ainda está) e o quanto tem de impacto financeiro não poder voar para a Europa.
Não esquecer que a China não anda bem de finanças e esta empresa é suportada pelo estado chines. E, ao que parece, todas as encomendas foram de companhias chinesas, também controladas pelo estado chines. Vale o que vale.
Mas é a minha mera opinião (a partir de factos e não de ideologias). O tempo o dirá.
qs, só o mercado Chinês vale por milhares de unidades vendidas.
Nem me estava a referir a outros países.
Seja como for, só o tempo dirá da qualidade ou não destes aviões.
Parabens ao svião chinês, que de chinês so tem o chamado airframe, sendo os motores uma parceria entre americanos e franceses e os sistemas de core de navegação e afins “western made”. É um bocado como a “eletricidade portuguesa” que pertence a empresas chinesas, de português só as letras e números das faturas. Moral da história, a Airbus continua tranquila da vida, dado que a Boeing é só tiros nos pés. China e aviões só se forem os de modelismo, telecomandados, esses sim, boa relação qualidade, preço.
Jakim, está a esquecer um ponto fundamental.
Os Chineses já fizeram o mais difícil, que é começar do zero e meter um avião no ar.
A partir daqui e com a experiência que vão adquirindo esses aviões serão melhores.
As partes do avião que hoje em dia ainda são estrangeiras a partir de dada altura serão todas made in China.
Não é segredo para ninguém, nem eles o escondem, que o objectivo da China é ficar independente dos EUA e Europa.
Se o vão conseguir, pois isso a minha bola de cristal não diz, mas que estão a fazer todos os esforços nesse sentido lá isso estão.
Para começar estão a mandar os dólares embora…