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MONOCAB: “comboio” monocarril autónomo para recuperar linhas ferroviárias abandonadas

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Jorge says:

    « cerca de mil quilómetros de linha férrea foram desativados »
    ou será:
    « cerca de mil quilómetros de linha férrea foram gamados »

  2. Helio says:

    O milagre das desativações da linha ferrea em Portugal só acontece apartir da década de 90, alguém adivinha por quem?
    https://www.pordata.pt/portugal/extensao+da+rede+ferroviaria+total++explorada+e+desativada+++continente-3108

    • Fred says:

      Desactivações feitas a partir dos fins dos anos 80.
      A seguir ao boom do alcatrão, a grande gesta cavaquista! Foi um encher de bolsos com estradas e autoestradas, porque a ferrovia não era coisa fina

      • Helio says:

        Lembro-me bem, que a rede ferroviaria chegava a muitos lugares.
        Primeiro entrou em decadencia o transporte de passageiros, e depois o de mercadorias.
        No transporte de mercadorias, muito do adubo produzido no Barreiro, chegava por comboio a entrepostos criados em algumas estações e apeadeiros pelo alentejo, e só depois era daí distribuido .
        A rede ferroviária nestes 30 e tal anos podia ter sido uma alternativa, mas outros interesses se elevaram…

  3. says:

    Esta tecnologia de usar monotrilho e giroscópios já deve ter cem ou mais anos. Nunca pegou, é certo. Mas não deixa de ser uma ideia interessante. Um pouco à imagem dos clássicos transportes em massa do Sci-Fi.
    Neste caso, com veículos a hidrogénio ou simplesmente elétricos com baterias e carregamento sem fios nas “estações”, seria bem interessante.

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