Fim das portagens nas ex-SCUT em discussão amanhã
Ainda não se sabe como será a votação final, mas o fim das portagens nas ex-SCUT poderá ficar decidido amanhã. Apesar de parecer uma boa medida para quem vive em territórios do interior e não só, os grupos parlamentares não estão alinhados.
Foi no final de setembro de 2023 que Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, anunciou, após o Conselho de Ministros, a redução nas portagens dos territórios do Interior e também na Via do Infante, no Algarve. A redução, que começou em janeiro, foi de cerca de 30% face aos preços em vigor no final de 2023 para veículos ligeiros e de 22,6% para transportes de mercadorias e de passageiros no período diurno.
Durante a campanha eleitoral muito se prometeu e agora o momento é de decidir. O fim das portagens em autoestradas ex-SCUT vai ser discutido já esta quinta-feira no parlamento.
De relembrar que estas autoestradas foram consideradas estradas sem custos para o utilizador (SCUT) até 2011, altura em que começaram a ser pagas pelos automobilistas.
O interior é sempre muito importante para os políticos até chegar à hora de realmente decidir algo que realmente beneficie o dito interior de uma maneira significativa como: não cobrar portagens a absolutamente ninguém, para não só incentivar pessoas individuais como empresas a querer estar no interior, e a operar a partir do interior.
Verei o que decidem os políticos, mas tenho sérias dúvidas que decidam-se por realmente beneficiar o interior retirando as portagens de vez. Talvez discutam a redução de preços, ou esquemas elaborados de impostos para beneficiar de uma forma que na prática quase ninguém queira utilizar as ditas auto-estradas a não ser que tenham mesmo e não exista alternativa viável.
Diz o post que: “Durante a campanha eleitoral muito se prometeu. Pelas notícias, o PS prometeu acabar com todas as portagens nas ex-SCUT. Não encontrei o que prometeram os demais partidos.
Encontrei agora outra: basta que o Chega se abstenha para o fim das portagens ser aprovada, com os votos da esquerda (no caso de o PSD se opor, por ser o governo de turno e estar obrigado a fazer contas – e o que não pagarem os utilizadores pagam os contribuintes em geral).
Só acho estranho que, de repente, haja dinheiro para tudo. É melhor deixarem os pórticos e portagens para reativar na próxima crise.
Não há falta de dinheiro.
Há dinheiro mal gerido.
o problema é exatamente esse mas o zé povinho come o que a televisão lhe vende já que as suas fontes de informação se resumem a isso
concordo!
o CHEGA já disse que vai votar a favor, até porque se não o fizesse seria incoerente com a sua política!
Acho bem esta medida!
O PS esteve lá 8 anos e nunca acabou com as portagens, agora por milagre, se fossem novamente iriam acabar com isso… vá-se lá entender. Os contratos feitos com os concessionários dessas estradas são ruinosos para o Estado, onde paga a diferença de carros que não passam na estrada, face ao acordado. É o mesmo que um senhorio alugar uma loja a alguém, e pagar pelos clientes que não entram lá. A questão é mesmo essa, deixam uns de pagar, para pagarmos todos.
“Os contratos feitos com os concessionários dessas estradas são ruinosos para o Estado” Diz-me um contrato do Estado com uma empresa privada que não seja ruinoso para o Estado.
Algumas das PPP na área da saúde (senão mesmo todas, não sei precisar) ficavam mais baratas ao estado do que se fosse ele a gerir e a empregar quem trabalhava nesses hospitais, e com melhores índices de qualidade de atendimento aos utentes, segundo estudos realizados pelo estado. Isto foi amplamente discutido antes e depois de o BE e PCP por cegueira ideológica obrigar o PS a terminar esses contratos, cegueira ideológica que pegou-se também ao PS.
E irá continuar a ser mal gerido, já é assim a 50 anos e irá perlongar por muito tempo.
Sou da opinião que deveríamos de adoptar um selo anual, como acontece noutros países da uniao europeia.
Claro que haverá sempre a esperteza tuga, e o “eu nunca vou andar porquê irei pagar?”
Concordo com a abordagem e quem não tiver o selo e for apanhado então multa em cima!
há uns anos estive na Suíça e lá era justamente assim. o país é menor mas o custo do selo anual era uma bagatela, talvez nem chegasse a 50€ /ano!
vi agora que o preço deve manter-se: 35€! isso é que era bom aqui!
Mas isso já pagamos. Chama-se IUC.
Fim das portagens nas ex-SCUT… apenas para alguns, porque continua a haver português de 1ª e de 2ª!