Esta patente prevê a injeção de anúncios através de HDMI
A publicidade está por todo o lado e em cima da mesa está a possibilidade de a tornar mais invasiva. Afinal, a Roku registou uma patente que prevê a injeção de anúncios por via de HDMI.
Já sabemos que as patentes não são sinónimo de que uma funcionalidade ou tecnologia vai chegar efetivamente aos utilizadores. Porém, são um indício de que algo está a ser estudado e desenvolvido. Mais, apesar de serem registadas por uma marca ou empresa, podem ser utilizadas, posteriormente, por outras, impactando-nos de alguma forma.
Ora, a mais recente patente da Roku é, no mínimo, curiosa, pois prevê um sistema que injeta publicidade por via de HDMI. Esta será exibida aquando das pausas de séries ou outros conteúdos.
A patente descreve um sistema de injeção de publicidade através de um dispositivo de visualização (uma televisão) acoplado a um dispositivo multimédia por via de uma Interface Multimédia de Alta Definição (em inglês HDMI - High-Definition Multimedia Interface).
O sistema detetará quando houver uma pausa no conteúdo multimédia que está a ser exibido e apresentará um anúncio na televisão. A ideia é que a publicidade seja personalizada, considerando o contexto ou o tipo de conteúdo que está a ser reproduzido.
Conforme descrito, eis alguns mecanismos para determinar a ocorrência de uma pausa no conteúdo:
- Analisar os frames e compará-los, de modo a perceber se há alguma alteração. Caso sejam iguais, é determinado um evento de pausa e o anúncio é apresentado na televisão;
- Analisar o canal de áudio, detetando momentos de silêncio.
De modo a determinar o anúncio a ser apresentado, o sistema recolherá informações sobre o dispositivo que está a ser utilizado ou a aplicação que está a ser usada. Por exemplo, se o utilizador estiver a jogar PlayStation, a Roku analisará os frames de pausa e apresentará publicidade relacionada com a consola ou o jogo em questão.
Para a Roku, os momentos em que a televisão está ligada, sem estar efetivamente a ser usada, são valiosos. De facto, a ideia não passa por interromper conteúdos, mas antes aproveitar os momentos de pausa.
Apesar de o sistema só prever apresentar publicidade nas televisões operadas por software da Roku, a verdade é que a ideia pode agradar a outras empresas. De qualquer forma, reforçamos que uma patente não é sinónimo de que uma funcionalidade ou tecnologia vai chegar de facto aos utilizadores.
Roku não é estreante neste tema da publicidade
A publicidade em sistemas operados pela Roku não é uma novidade. Afinal, a empresa já assina o Roku City, uma proteção de ecrã que se ativa quando o sistema não é utilizado durante muito tempo. Ora, após reunir larga popularidade, especialmente nas redes sociais, a americana partilhou, há uns meses, que iria começar a apresentar anúncios.
Este Roku City vai receber publicidade da McDonald's, Paramount+, Warner Bros e outras marcas. Além disso, já promoveu o filme da Barbie, mostrando trailers e pintando-se de cor de rosa.
Imagem: CNN
Neste artigo: anuncios, hdmi, publicidade, Roku
Pq não colocam publicidade no papel higiénico? Há muitas folhas em branco!
😀
+1
LOL Quase morri a rir LOL
Já existem alguns exemplos, Google it
melhor comentário de sempre neste tema, comprava um rolo só para c…. na publicidade indesejada.
Era mais o que faltava, se os equipamentos são pagos, as mensalidades das operadoras tb, pra quê insistir? Já é abuso, é não vejo nada a ser feito para estipular regras a esta malta
Isso quer dizer que a Microsoft pode injectar anúncios a qualquer momento?
Maravilha… (sarcasmo)
Quando a publicidade é intrusiva é chata.
Eu não compro nada chato e há marcas que passo a odiar
Completamente surreal!
venha o displayport
Até parece que o pessoal e parvo, ninguém vai comprar esses cabos !!!!
Comigo, pelo menos na parte racional (que no meu caso é superior à emocional), quanto mais insitem e tentam contrariar-me à força, menos levam de mim! Mas o que importa para o marketing das empresas são os números; daí saber que a minha opinião é irrelevante (mas não para mim)!