SpaceX revelou que o seu serviço de satélite arrasou em testes com o Android e iPhone
Cada vez mais os utilizadores dependem das comunicações e por isso querem adotar a comunicação por satélite. Os fabricantes seguem este caminho e a SpaceX não quer ficar para trás. Por isso tem em testes o seu serviço Direct to Cell, que parece estar a crescer de forma perfeita. Elon Musk e a SpaceX anunciaram agora que o seu serviço de satélite arrasou nos testes com o Android e com o iPhone.
SpaceX arrasou em testes com o Android e iPhone
Foi nos smartphones da Huawei e da Apple que surgiram as primeiras implementações das comunicações por satélite. Estas eram ainda limitadas, por dependerem apenas de mensagens de texto. Claro que rapidamente isso evoluiu e cresceu, para ser uma conetividade completa.
A SpaceX, fruto de ter uma rede de satélites disponível, resolveu apostar também nesta comunicação. Para isso criou o serviço Direct to Cell, que tem estado a testar ativamente. A empresa de Elon Musk revelou agora que o seu serviço de satélite arrasou nos testes com o Android e com o iPhone.
3c97eda2-0f5e-4ec2-9147-64ca4dd09b35
Direct to Cell poderá estar quase a chegar
Na carta enviada à FCC, revelou que os seus testes iniciais do serviço de satélite Direct to Cell estão a "atingir ou superar os objetivos do teste”. Para avaliar o desempenho, a empresa usou "vários modelos de dispositivos Samsung, Apple e Google não modificados usando o espectro PCS G Block”. O sucesso permitiu enviar e receber mensagens SMS tradicionais, X e WhatsApp.
Este serviço não teve problemas na localização dos dispositivos. A empresa afirmou que o Direct to Cell funciona em "áreas urbanas e rurais, internas e externas, e em céu limpo e sob a cobertura de árvores". Os testes foram realizados em Redmond e Kansas City. Além disso, a SpaceX os dispositivos foram capazes de se comunicar sem "interferência prejudicial de dispositivos de banda adjacente”.
SpaceX just achieved peak download speed of 17Mb/s from satellite direct to unmodified Samsung Android phone pic.twitter.com/JqPHmkriv0
— Elon Musk (@elonmusk) March 2, 2024
Elon Musk mostrou resultado dos testes
Ainda que agora sejam oficias, estes resultados já tinham sido publicados por Elon Musk há alguns dias. Numa mensagem publicada no X, Elon Musk revelou que conseguiu atingir uma velocidade de download de 17 Mbps com um smartphone Android (Samsung). Na altura não referiu as velocidades de upload.
Estas são excelentes novidades e que mostram que a SapceX estará prestes a ter este serviço disponível. Os testes decorrem com a T-Mobile e a cobertura inicial incluirá o território dos EUA. Mais tarde, deverá ser alargado às operadoras em todo o planeta e ficar acessível a todos.
Bom bom era arrasar nos preços, isso é que era bom!
Se realmente se confirmar que essas velocidades não usam antenas terrestres apenas satélite é sem dúvida um grande feito já que é compatível com smartphones comuns.
Será o fim das operadoras exclusivamente terrestres?
Poderá ser o fim das plataformas terrestres
Essas velocidades fazem lembrar a NOS quando diz ser a operadora com a net mais rápida; se tem as mesmas condições das outras operadoras, mas menos utilizadores, as linhas não estão saturadas logo, velocidades mais rápidas e estáveis.
Assim que os satélites estiverem em plena utilização, veremos se tudo se mantém e, na minha opinião, não vai acontecer. Além disso, não espero melhores preços… mas o tempo fará o seu veredicto final.
É realmente um grande avanço. Contudo continuo a achar que este serviço não vai substituir a rede móvel, tanto pela velocidade, latência, rede interior e mesmo pelo preço. Contudo pode ser um excelente complemento para zonas com menos ou mesmo sem cobertura.
O preco a americana fica-nos sempre caro, por agora.