Carros elétricos são benéficos para as crianças com problemas respiratórios
É senso comum que esta mudança para veículos elétricos trará um enorme benefício para a saúde de todos os que estão expostos aos gases dos fumarentos. No entanto, as vantagens vão muito mais além, como refere um novo relatório da Associação Americana do Pulmão que destaca as vantagens específicas para as crianças, especialmente as vulneráveis a doenças respiratórias.
A transição para carros elétricos será uma "vacina" contra a asma
Com base num modelo em que todos os veículos novos vendidos até 2035 são de emissão zero, o relatório conclui que haverá menos 2,7 milhões de ataques de asma entre as crianças, bem como menos 147.000 casos agudos de bronquite.
A transição para a venda exclusiva de veículos elétricos também evitaria 2,67 milhões de casos de sintomas respiratórios superiores e 1,87 milhões de casos de sintomas respiratórios inferiores em crianças. Além disso, registar-se-iam menos 508 casos de mortalidade infantil.
Segundo refere Laura Kate Bender, vice-presidente da American Lung Association, esta mudança para veículos elétricos terá um impacto enorme nas crianças, porque os seus corpos desenvolve-se a um ritmo diferente do dos adultos.
No estudo, os investigadores apontam os veículos com motor de combustão como os grandes responsáveis pelas alterações climáticas. Estes são apontados como os responsáveis por mais de um quarto de todas as emissões globais. É por isso que os governos de todo o mundo estão a tentar acelerar a transição para veículos elétricos, que emitem muito menos poluentes para a atmosfera.
As crianças têm muito a ganhar com esta mudança, especialmente aquelas com um risco particular de doenças respiratórias.
Mas será que vai mesmo avante esta transição?
Este cenário de ganho em saúde parte do princípio de que todos os novos veículos de passageiros vendidos nos EUA serão elétricos até 2035 e que todos os novos veículos pesados vendidos serão elétricos até 2040. Além disso, estes veículos teriam de ser alimentados por uma rede elétrica que também estivesse livre de combustíveis fósseis.
A mudança para as vendas exclusivamente de veículos elétricos será difícil, especialmente porque a procura de automóveis com ficha de ligação à corrente oscila face aos preços elevados e às preocupações com a disponibilidade e fiabilidade do carregamento. Ainda assim, as vendas têm vindo a aumentar de forma constante ano após ano, com os elétricos a representarem um pouco mais de 8% de todas as vendas de veículos em 2023.
Estes dados podem estar a ser ambiciosos demais. Isto, porque a "rotação da frota" pode ser lenta, especialmente com os automóveis e camiões convencionais a gasolina a tornarem-se mais capazes, a avariarem menos e a permanecerem na estrada durante mais tempo. Atualmente, o veículo ligeiro médio em circulação tem 12 anos, contra 9,6 anos em 2002.
Reportando ao cenário em Portugal, segundo a ACAP, atualmente existem cerca de 1,5 milhões de automóveis com mais de 20 anos. Quer isto dizer que 26% do total do parque automóvel em Portugal está envelhecido, mas a servir os seus proprietários.
Apesar das regras mais apertadas nas emissões, o mercado automóvel beneficiaria, em termos de poluição, com a transição. Mas, mesmo apelando ao lado da saúde, a velocidade é lenta e poderá nunca chegar às metas atempadamente.
Mais um episódio da serie: “Como vender o carro elétrico que ninguém quere comprar”.
Ninguem? Não é o que se lê nos relatórios que volta e meia surgem…
por acaso até é
Por acaso não é, porque não costumas ler o que escreves…
Again? Híbridos não são EVs.
Só provas que não costumas ler o que escreves…
Fala dos dois.
“No, electric vehicle sales aren’t dropping. Here’s what’s really going on”
https://edition.cnn.com/2024/02/25/cars/what-happened-with-electric-vehicle-sales-in-2023/index.html
Pelo contrario. Grande parte dos contratos estão a vencer este ano. O mercado vai ser indundado de elektros usados que ninguém vai querer comprar. Mas eles insistem na fórmula gasto como tábua de salvação.
“Leasing also provides a way for more consumers to get tax credits. Because of the way tax laws are written, leased vehicles are exempt from most restrictions on federal tax credits, so many automakers offer the tax credit as a lease incentive”
Grande ilusão. Só estão a tentar encobrir o sol com a peneira agravando o problema.
Ainda por cima o Biden vai de vela e a UE virar à direita (o Sr. Timmermans brincou demasiado tempo com esta situação).
Será a estocada final no carro elektro!
É como os a combustão que ninguém quer ?
Com cada disparate… Loooool
Mas espere lá, não era você que não tinha nada contra eléctricos ? E agora afirma que quer o seu fim ?
Vá sonhado, assim fica mais velho.
https://theicct.org/us-ev-sales-soar-into-24-jan24/
Vendas de EV são largamente maiores que os PHEV e claramente estão a subir nos EUA.
Cada um tira dos nrs aquilo que acha mais consentâneo com aquilo que defende e quer fazer parecer. É evidente que os vendidos à ME, como é o caso da ICCT, tentam por todos os meios fazer crer que está tudo bem, quando não está.
As expectativas dos construtores saíram altamente goradas. os EV’s beneficiavam de um crédito fiscal de 7500USD mesmo assim os carros não descolaram dos stands e ali ficaram amontoados, sendo que vários stands tiveram que dizer às marcas que não podiam aceitar mais carros.
O comportamento das vendas de BEV’s nos EUA em Janeiro deste ano é só o epílogo do que se esperava. Uma castanhada de 44% e não vai ficar por aqui
De facto, as vendas de BEV’s cresceram. O que esse artigo não refere é que todas as classes de veículos subiram. Até os odiados diesel subiram e pasme-se mesmo os amados do @JL subiram. Sim, é verdade. Os H2 já têm uma participação de 0,01%, ou seja, já contam para a estatística 105x’s menos que BEV’s mas já aparecem.
Mas o grande problema é que os gasolinas cresceram mais em 4 anos que o nr de todos os BEV’s que existem em circuçação nos EUA.
Normal todos subirem. Na europa passou-se exactamente o mesmo. Afinal 2023 foi uma especie de ano de retoma para toda a indústria automóvel.
O que é deveras preocupante para a indústria BEV é que apesar de todos os benefícios, conseguiram crescer menos que os carros a gasolina, quando deveria ser ao contrário.
E, portanto, há mais Diesel, há mais gasolina, há mais híbridos, só há menos H2 abaixo dos BEV. Por enquanto…
Os nrs estão no link abaixo. cada um que os analise e tire as suas próprias conclusões e não vá em cantigas da ICCT que já sabemos como funciona:
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrPhvQWhL-fO1LtEpRg?e=ib0t4X
Nesse quadro mostra que os ev cresceram muito mais que os diesel.
Olha, os hidrogénio permanecem em 0, estranho, são tão bons….
Não percebi o quadro, mostra que os diesel baixaram, os a gasolina cairam, os unicos que subiram foram os EV e os hibridos, e os hidrogénio nem passaram da estaca zero.
Então e já agora, os autores desse quadro são vendidos a quem ? já que dizem uma coisa e provam outra.
Ninguém ? Mas fala por todos ?
Quanto lhe pagam ?
Grande Rui, disse a verdade e ofendeu os vendedores dos eletrodomésticos
@rui, na mouche.
Ah ok, ele fala pelos 2. O ego é tanto que 3 já se acham todos. Loooo
Eh eh eh eh eh. Arranjam cada desculpa para impingirem os electrodomésticos… Esquecem-se que planeta sem CO2 é planeta morto.
Então se é assim, porque está preocupado ? assim já pode afirmar que os electricos poluem mais, e assim até são melhores para o planeta.
Sobre eletrodomésticos, deixa os problemas que tem na sua cozinha em casa, o assunto aqui são automóveis.
A saga dos electrodomésticos (sim eu chamo electrodoméstico a tudo o que se necessita de uma tomada elétrica para poder trabalhar ou carregar) é como a saga dos animais de companhia. Tornou-se moda e até criou já dependentes tóxicos. As plantas que são tão necessárias ao planeta, só sobrevivem se houver CO2. Mas isso não interessa, pois o que está em questão é mesmo “a moda”…
Então o seu também é um eletrodoméstico, nunca o ligou à tomada para carregar a bateria de 12 v ?
Moda é virem dizer mal dos eléctricos, como se fossem velhos do restelo que não aceitam nada.
Então antes de haver o ser humano a poluir não havia plantas ?
Moda é comprarem carros a gasolina, está na moda, os diesel já eram, agora os que se vendem mais são os a gasolina.
As vantagens vão mais além?
Então se não há fumo, todos os que sofrem com o fumo, seja 1% ou 99.9% beneficiam da ausência dele.
Agora as vantagens vão mais além… Não sei a onde. Mas pronto mais uma notícia pra encher.
Ah, e a poluição não é só o que sai pelo escape do carro.
Ruído por exemplo.
O maior ruído , a partir de uma certa velocidade vem do rolamento e nesse aspecto os elektros são piores.
Dado os limites de velocidade nas cidades isso é completamente irrelevante, sao praticamente silenciosos.
Até são demasiado silenciosos. Deveriam de ser equipados com um som para avisar os peões, se para quem vê e/ou ouve é mau, imaginem para quem não tem os 5 sentidos a funcionar bem!
Creio que a partir se 2019 já são obrigados a ter um dispositivo que emite som a 54db a velocidades inferiores a 50 kms/h que alerte os pedestres.
O problema do ruído não se manifesta a estas velocidades a não ser em condições de mau piso ou piso molhado.
O problema é nas vias rápidas e semi-rapidas onde os elektros devido ao maior peso em comparação com semelhante a combustão e maior rigidez na borracha de pneus capazes de suportar esse peso excessivo emite mais ruído nessas condições.
Voltou a falhar, vá lá buscar os factos verdadeiros e não invente.
Se não é como digo anda lá perto. Não estou para lhe andar a fazer os trabalhos de casa de cada vez q o assunto vem à baila.
Não, anda muito longe.
Sim, não precisa de inventar mais.
Então, diga lá qts db tem a buzina q os elektros apitam abaixo dos 50kms/h
Abaixo dos 50 nenhum, abaixo dos 30 kmh alguns, ok, 30 é menor de 50. LOOOOOL
Pois e veja lá 20 é menor de 50 (td certo) e são 57dB. Que desagradável looolooolool
Pois, muito menos que qualquer combustão.
Em qualquer das situações os a combustão são mais barulhentos, já lhe mostrei artigo com isso.
Os rolamentos que existem num carro a combustão, são os mesmos que existem num carro elétrico…
A pressão a que esses rolamentos são sujeitos é superior num elektro. Exactamente por causa do peso extra. E os pneus tb sofrem do mesmo.
Então e num camião os rolamentos devem ser super problemáticos, e nos aviões ? ui, e nos comboios ?
Enfim, aonde chega o sensacionalismo barato.
O peso médio de um EV é só 30% superior a um carro a combustão…
Qt maior o peso, maior o desgaste.
Depende, os camiões também têm mais peso e os pneus duram os mesmos KMS que nos carros.
Quem te diz que não possuem pequenos melhoramentos?
Tudo a ver ò @JL. Enquanto um pneu de carro tem de espessura 8-10 mm, um de camião tem 35-40 mm. E os pneus de camião vão à vida mais depressa! Se não foram é pq os mandaram recauchutar!
@Realista. Pode, mas isso é válido para os 2 lados!
Então e depois ? a diferença está na grossura do pneu ? qual é o rasto util de um camião e o peso que ele transporta a mais ?
Segundo o seu argumento, mais peso mais gasto, portanto um camião devia estourar os pneus em 5 mil kms. Não é ?
Ou será que conta o peso por cm2 ? isto digo eu, que até aprendi algumas coisas de física…..
Mais grossos, mais largos,mais rasto, mais pneus. Há camiões com 10 e mais pneus.
Ah bom, daqui a pouco chega lá.
10 ou mais, para transportar quantas toneladas ?
Sabe fazer o calculo de kg por cm2 ?
Fábricas de metalo-mecânica, industrias quimicas, extração e depuração de minérios, etc., etc.. E dessas ninguém fala. Só os veículos automóveis é que poluem…
Sem essas fábricas nem carros, nem carros, nem nada….
“Carros elétricos são benéficos para as crianças com problemas respiratórios”
Principalmente nos países de onde se extraem minérios que compõem as baterias.
Sem excepção, as crianças ganham logo om uma saúde de ferro.
porque as crianças nos paises onde ha extração de petroleo estão cheias de saude.. pesquisa um pouco sobre poluição petrolifera e efeitos na mortalidade infantil e destruição de ecosistemas.
Há imensas crianças no meio do alto mar e no meio dos desertos, sem dúvida.
https://www.reuters.com/business/environment/nigeria-needs-12-billion-clean-up-bayelsa-oil-spills-report-2023-05-16/
https://www.theguardian.com/environment/ng-interactive/2022/jun/01/oil-pollution-spill-nigeria-shell-lawsuit
E aquela que chega à costa ? Não conta ? E na refinação ? Enfim.
E onde se extrai minérios para os a combustão ? Não ?
Os combustão nc necessitaram q se partisse para explorações insustentáveis. Hoje com 0,5% elektros no mundo é o que se vê., cidades arrasadas e população doente pq ficam num perímetro de até 400 kms da mina. Qd multiplicarem isso por 200 nem quero imaginar.
É o que se vê onde ?
Então agora já são 0.5%? Há países já com 5%.
De qual mina ? Do petróleo ?
Enfim, não vale pena dizerem as verdades nos artigos porque depois os negacionistas negar tudo.
Há?
Algum com mais de 6 milhoes de habitantes?
Que conta os milhões de habitantes ?
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.autosport.pt/tag/23-dos-paises-com-mais-de-5-de-carros-eletricos/&ved=2ahUKEwj5z_jkl8GEAxWiVKQEHX2jAKwQFnoECBYQAQ&usg=AOvVaw3Fl5E-Ou6VnMCe7h-kjiST
@JL O Jornalista que escreveu isso estava com uma burra de todo o tamanho e vc se realmente está a acreditar naquilo q leu está ainda pior q ele.
O que realmente sucede é q já se atingiu o ponto de inflexão em 23 países. Isto significa q para os estudiosos do mercado de adopção de novas tecnologias, baseados no boom dos micro-ondas, qd um novo produto atinge 5% de vendas significa que em 4anos terão 25% de participação nas vendas e que em pouco tempo a adopção em massa será uma realidade.
O jornalista é tão tosco que classifica Portugal como estando longe dessa meta qd na realidade já a passou há muito tempo, sendo que as vendas per capita em PT são superiores ás de Espanha, EUA, Canadá , Hungria etc, apenas para citar alguns.
Para finalizar atingir o ponto de inflexão nem sempre é garantia de êxito. Veja o que se passou com as cassetes vídeo beta que já tinham passado esse ponto e rapidamente foram comidas e abafadas pelas VHS.
A este propósito, chamo a atenção para o rally de Portugal, cuja classe 2 (2rodas motrizes)vai ser abastecida totalmente com combustíveis sinteticos. É só o começo.
Só li o primeiro parágrafo, claro, quando a notícia não convém, são todos burros, tem muitas a confirmar o mesmo.
O combustível fossil é sustentável ? Raio, nunca vi ninguém a dizer tal disparate, só falta dizer a seguir que o planeta está constantemente a produzir combustível fóssil para nós usarmos.
Nasce nas árvores Hahaha tanta gente a dizer mal dos elétricos e nem sabem o que falam
Sou leigo nestas coisas mas diria que uma cidade cheia de carros eletricos deve ser preferivel a uma cidade cheia de carros a combustão.
A não ser que o fumo possua propriedades benéficas para a saúde, se for esse o caso então que aumentem a quantidade de carros na estrada.
Agora, de repente, todos estão preocupados com a população que vive perto das minas.
E se somente houvessem apenas carros elektro na cidade estarias a salvo da poluição?
Por exemplo, 35% da poluição do ar no Japão provém da China que no mínimodistam 1200 kms. O que te faz pensar que estarias a salvo da poluicão resultante das centrais pela geração de ainda mais electricidade necessária para esses carros?
Então é começar a investir nos carros a combustão para diminuir essa poluição.
Pelo menos dispositivos de retenção de partículas não faltam nos novos carros a combustão.
As partículas finas são exactamente o que não é benéfico para estas crianças e são o principal factor causador de asma. Portanto o estudo está enquinado ao defender que os elektros sao beneficos para crianças?! A lata desta gente não tem fim.
As PM2.5 alem das doenças já referidas tb causa
chuvas ácidas e a névoa fotoquímica, vulgo smog.
O CO2 é inócuo e o dito aquecimento global sofre mais com o metano do que propriamente com o CO2 dos carros.
Portanto partículas têm origem com mais intensidade nas centrais termoeléctricas e nos pneus dos carros.
Os elektros são grandes potenciadores na geração de ainda mais PM2.5.
Estas particulas conseguem deslocar-se a
Continuando…
…conseguem deslocar-se a centenas, por x’s milhares de kms transportadas pelos ventos predominantes. As cidades têm uma estrutura própria que retêm esses ventos e respectivas particulas, só carros.
Os escapes dos BEV’s (centrais termoeléctricas) não têm os mesmos sistemas de retenção que um moderno a combustao. Nem usam AdBlue. Essas partículas vão chegar as cidades, é certo. Outras são produzidas pelos próprios elektros localmente através do gasto excessivo de pneu.
É uma ilusão pensar que livram uma cidade da poluição livrando-se doa carros a poluição. Essa opção apenas irá agravar o problema.
Noutra vertente o problema das cidades é na realidade o excesso de tráfego coisa que se todos fossem BEV’s nc iria ser resolvida, bem pelo contrário.
Ah sim? E quantos não são tirados ?
E nos pneus também têm?
Ui que inferno, ainda mais quando são sempre os eléctrico os culpados de tudo. Loooooool
Então e os primeiros escapes dos carros a combustão ? Que são as centrais termoeléctricas, navios, refinarias, e camiões de transporte de combustível ? São todos eléctricos ?
E então? Ainda acha que os elektros “são benéficos para as crianças com problemas respiratórios” ?
O artigo diz que são, quem sou eu para achar alguma coisa…
O artigo faz o relato. Não diz nem deixa de dizer. De resto o 1⁰ post desta thread resume tudo. Mais um esgar desesperado da indústria elektra que está a ver o chão fugir-lhe debaixo dos pés.
Então a senhora Laura Kate Bender pertence à industria automóvel ? Pensava que era a associacao americana do pulmão. Depois diga me que ligações tem ela a essa indústria.
Não vê que nem todos pertencem a um rebanho onde um fala e todos acreditam, tal como você fez agora !
Não seria o 1⁰ nem será o ultimo instituto a ser comprado pela ME.
E este é tão evidente como é verdade que os elektros emitem particulas finas que causam sérios problemas de asma.
Portanto um elektro nunca pode ser benéfico para crianças com problemas respiratórios.
O que é que não está a perceber? Diga lá…
Claro, então existe alguma indústria mais rica que a ME ? Qual lobby mais rico ?
Looooool
Eu estou a perceber tudo, esteja descansado.
Conhece algum com mais poderio que o poder politico da UE na Europa?
E conhece algum com mais poderio que o governo da Califórnia…na Califórnia?
Conheço, o do petróleo, até tem um cartel bem organizado, funcional e legal.
https://www.opec.org/opec_web/en/
O poder politico é um lobby ? então porque não proíbem os eléctricos ? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Não tem mais poder que os governos. Tenha paciência.
Tanto que tem que até conseguem adiar medidas que já estavam tomadas.
Não conseguiram nem deixaram de conseguir. Deram foi um valente abre-olhos no Timmermans e ele só teve que embuchar!
Não deram nenhum abre olhos, ele continua com a luta dele, mas não é só ele que decide, não se esqueça que o que existe é um exceção, e é só para os que fizeram birra e ainda não se sabe as condições, só em 2026….
Faz o teste. Mete o carro a combustão numa garagem e deixa ligado uns minutos. Vai ficar com uns pulmões excelentes.. Ate rejuvenesce. Electricos não são a solução perfeita mas uma solução melhor a combustão.
Mete lá o escape de um elektro, vulgo central termoeléctrica, a ver…
Já estive perto de uma eólica durante vários minutos e não aconteceu nada…
E já agora:
https://www.ren.pt/pt-pt/media/noticias/producao-de-energia-renovavel-bate-recorde-em-2023
“A produção renovável abasteceu 61% do consumo de energia elétrica em Portugal em 2023, num total de 31,2 TWh, o valor mais elevado de sempre no sistema nacional.”
Eu moro há 20 anos a 500 metros de 12 eólicas de 3 MW e ainda estou vivo e de saúde. Lol
A maioria dela nem entra na rede eléctrica. Só serve para extorquir dinheiro.
Como explicar, tanta eólica e … :
“Elecgás- Central de Ciclo Combinado do Pego com 17,1 Mt (em 2021 era 14,4Mt) e pela Turbogás- central de Ciclo Combinado da tapada do Outeiro com 14,4 Mt (em 2021 era 11,6 Mt).”
https ://www.jornaldenegocios.pt/sustentabilidade/ambiental/detalhe/dez-maiores-poluidores-em-portugal-aumentam-em-18-emissoes-de-co2
e…as termoeléctricas a aumentarem a poluição à razão de 25,86% ao ano. Fora o saldo importador sempre a crescer!
Não entra ? então é gasta em aquecedores à volta dos moinhos ?
“Esta unidade registou um aumento de emissões de 16% entre 2021 e 2022”
Curioso, porque foi nos anos que tiveram os carros parados….
Sabe qual é a grande diferença ? é que as emissões das centrais acabam ai, no caso da refinaria, essas emissões só vão ser 10x mais no uso do produto que produzem….
Isso foi em 2020 e inícios de 2021. Depois já era sp a abrir, no meu caso aos fds!
Está muito esquecido, só a partir de março de 2022 a coisa começou a rolar quase que normal.
Em 2021 encerrou a central do Pego e a de Sines…
Se encerra uma central, obriga as outras a produzirem mais para compensar (ou então a importar), digo eu.
Mas o génio da gestão és tu.
Não há a solução perfeita. As baterias estão em desenvolvimento e já há várias propostas como pode ver na internet. Para mim melhor que o eléctrico seria o hidrogénio, mas não percebo porque é que não se aposta mais neste combustível.
Relativamente à notícia, refere que existem “1,5 milhões de automóveis com mais de 20 anos”, porque é que o Estado não propõe acabar com o ISV nas viaturas novas? Porque é que a UE não intervém nesta ilegalidade fiscal do Estado português? Somos um país com rendimentos baixos, mas insistem vender carros a preços bem mais altos que o Reino Unido, Suiça, Alemanha, França, Espanha, tudo países que não há comparação do nível de vida com o nosso.
Relativamente ao 2º parágrafo
+1
“Para mim melhor que o eléctrico seria o hidrogénio, mas não percebo porque é que não se aposta mais neste combustível.”
Porque precisa de mais energia para fazer o mesmo, são mais caros a comprar novos, e 14x mais caros por cada 100 kms, logo a penetração ainda seria menor.
O hidrogénio é uma questão de contas, o carro a hidrogénio é electrico. Celulas de combustível simples acrescentam mais umas etapas no processo que reduzem a eficiência do carro e do próprio sistema.
O futuro é electrico, a eficiência que se tira do carro é um imbatível e não vao encontrar mais nenhum carro com uma eficiência melhor.
O problema é o mesmo de sempre, armazenamento de energia. No entanto com o investimento em investigação que se fez nos últimos anos é uma questão até o carro ter uma bateria que cumpra com os requisitos dos mais esquisitos.
Um pouco óbvio não!?
Mas sim um grande bem haja a todos os que estão disponíveis em carteira e convicções a testar os BEV agora a transitar de fase alpha para beta. Eu não tenho carteira.
Muito bem muito bem.
Nao falem do desgaste dos pneus que nao e preciso. principalmente em ruas de transito excessivo.
Tanta publicidade a carros que comboios e outros meios de transporte nao contam.
Sinceramente!
Os térmicos não gastam pneus?
Não tentem esconder a realidade. Leiam o que é escrito. Claramente que, em termos de poluição, os térmicos são um veneno para a saúde. As estradas estão poluídas com os gases, com o barulho e isso poderá mudar substancialmente quer com a eletrificação parcial, quer com os 100% elétricos.
Sobre os comboios, e outros meios de transporte… estão a ser igualmente eletrificados. E têm os mesmos problemas e benefícios em termos da saúde e bem-estar (apesar que em escalas diferentes). Mas é uma necessidade ser alargado este novo paradigma da mobilidade.
“Os térmicos não gastam pneus?”
Gastam metade por comparação.
Acontece que um estudo da “Emissions Analytics” indica que as emissões de devido ao desgaste dos pneus são 1000 vezes superiores às dos gases de escape.
A poluição resultante dos pneus é fatal para a saúde humana sendo que é um detonador de asma, cancro do pulmão, problemas cardiovasculares, morte prematura etc.
Afirmar que os carros elektros protegem a saúde das crianças só pode ser anedota.
Emissões em termos de ?
Em termos de impacto global, os gases de escape dos carros a combustão geralmente têm um impacto mais significativo no meio ambiente devido à sua contribuição para a poluição do ar e o aquecimento global. No entanto, isso não significa que a poluição causada pelos pneus deva ser ignorada, pois também pode ter impactos ambientais importantes.
Atualmente e num futuro próximo, esse tipo de poluição ocorre mais nos térmicos, principalmente nos pesados de mercadorias. O que, em termos práticos, será uma vantagem a transição energética.
RIP Drift.
RIP andar a mais de 140km/h em AE;
RIP Bexigas D’Aço;
Não são benéficos, são neutros.
Os a combustão é que são maléficos.
LOl, LOL. “Neutros”????? LOL. Mais um fiel de religião com o cérebro lavado.
Neutros em termos de emissões em circulação. Como é óbvio também sofrem de um processo altamente poluente.
Para religião tens o Santo padroeiro da mobilidade eléctrica @Saint JL, que por sinal já anda aqui a atacar em força.
O JL nunca disse que os VE não poluem no processo de produção. Os anti-VE é que acham que os carros a combustão nascem nas árvores.
SIm, senhor profeta. Que o Saint JL esteja convosco.
Amém.
Loool
Obrigado pela sua benção 🙂
devia existir uma correcção: “Carros elétricos são benéficos para as crianças do primeiro mundo com problemas respiratórios”
Os do “segundo mundo” não respiram?
Sim, de alivio quando conseguem uma refeição decente!
Isso é transversal, ou achas que a exploração do petróleo é limpinha e justa? O minério que envolve toda uma indústria automóvel, é limpa queres ver? Deixem de ser hipócritas.
segundo e terceiro mundo não têm EVs, nem tão pouco rede de carregamentos, além que é nesses países que são as minas de litio e cobalto a céu aberto que estou certo que devem fazer maravilhas pois causam problemas respiratórios e ainda os agravam
Deviam pesquisar, se não não estão a perceber o que estão a dizer. Sobre países do terceiro mundo e a eletrificação… ainda há dias escrevemos sobre isso: https://pplware.sapo.pt/motores/etiopia-nao-permitira-a-entrada-de-veiculos-no-pais-a-menos-que-sejam-eletricos/
Mas indo ao encontro de alguma verdade que possa ter nesse teu comentário, alguns países de facto não terão o seu parque automóvel eletrificado nem em 3 ou 4 décadas. O que é compreensível devido a vários fatores, entre eles o lobby do petróleo, pois muitos países ditos de “terceiro mundo” são produtores de petróleo. Como, por exemplo..
-> Venezuela: A Venezuela possui algumas das maiores reservas de petróleo do mundo e historicamente tem sido um grande produtor e exportador de petróleo.
-> Nigéria: A Nigéria é outro país importante na produção de petróleo, sendo um dos principais produtores da África.
-> Angola: Angola também é um produtor significativo de petróleo na África, com uma indústria petrolífera que desempenha um papel crucial na sua economia.
-> Argélia: A Argélia é um dos principais produtores de petróleo do continente africano e tem uma indústria petrolífera bem estabelecida.
-> Irão: O Irão é um dos maiores produtores de petróleo do mundo e tem vastas reservas de petróleo.
-> Iraque: O Iraque possui grandes reservas de petróleo e é um importante produtor na região do Oriente Médio.
… quais destes países estará interessado na eletrificação?
Como tal, e como eu já afirmei algumas vezes, este mercado dos elétricos funciona, mas não globalmente. Uma América do Sul não está preparada para a eletrificação, assim como a Ásia, uma Austrália não quer, uma África não pode, etc… Claro, há, em cada um destes continentes, exceções à regra.
Ele está a falar das minas…sim é trágico, mas o petróleo não é menos trágico…e essas tragédias advêm de governos tiranos.
Ora nem mais!
não vejo populações afectadas com explorações petroliferas
Só nao ve quem não quer, não faltam exemplos
https://www.theguardian.com/global-development/2017/nov/06/niger-delta-oil-spills-linked-infant-deaths
https://www.theguardian.com/world/2023/feb/02/nearly-14000-nigerians-take-shell-to-court-over-devastating-impact-of-pollution
Toni, oil spills são acidentes e raros, exploração a céu aberto e poluição de lençóis freaticos e rios é impacto operacional das minas de lítio e cobalto, nem são acidentes “é a vida”
Então isto é o quê?
https://www.americangeosciences.org/critical-issues/faq/what-are-tar-sands
Nas cidades do “terceiromundo” é onde existem maiores probelemas de poluicao e SMOG, deve ser por terem excesso de veiculos elétricos
Em q cidades é que os VE estão a resolver o problema da poluição?
Tem aqui um artigo na Pplware com isso.
Quais cidades?
https://pplware.sapo.pt/ciencia/estudo-associa-a-transicao-para-carros-eletricos-a-melhoria-da-qualidade-do-ar-e-da-saude/
O estudo é mais uma falácia paga pela pelo lobby da ME.
À cautela a menina disse que ainda precisava de fazer mais estudos pq não tem bem a certeza de que seja assim ou assado.
Bom a única certeza que existe é que aumentaram os carros elektros no mundo e os índices de poluição aumentaram na mesma proporção e para concluir isso não é preciso fazer nenhum estudo. Basta analisar os dados disponíveis.
Ah claro, só os artigos que falam bem da me é que são pagos pelo lobby.
Mas espere lá, que lobby é esse ? Quem paga ? E a quem ?
Ah claro, quando aumentam os números dos carros a combustão, ela até diminui. Looooooooooooll
Claro, eles dados já não são pagos por lobby nenhum, só se for a dizer nem da ME.
Governos q promovem a transicção.
Ainda se lembra do Timmermans? É mais ou menos assim.
Os governos promovem o que é bom para as populações, é para isso que lá estão, senão em vez disso promoviam a distribuição de veneno, e ao domicilio.
Tem a certeza?
Tenho, é para isso que vota, se não vota devia votar.
Só falta dizer que os governos existem para obedecer as ordens do Elon Musk.
Looool
Smog não tem nada a ver com veículos, tem a ver com industrialização sem cumprimento de regulamentações como as que existem em países de primeiro mundo
https://www.infopedia.pt/artigos/$smog
Imaginem uma garagem mal ventilada e perguntem a vocês mesmos se preferem que os carros à vossa volta sejam elétricos ou de combustão.
É certo que o ideal é andarmos de transportes públicos, que o fabrico de baterias e a mineração dos seus componentes poluem, mas um veículo elétrico que ande mais de 20000km será sempre melhor ambientalmente e para a saúde que um a combustão.
Abraços!
Nem mais!
Esta transição envolve riscos e vai ser morosa? É óbvio, mas, a longo prazo, espera-se que compense.
@José, experimenta meter nessa mesma garagem um elektro a fazer burnout, a ver…
Ah, é dessa maneira que você diz que os eléctricos gastam mais pneu, ok.
Experimente fazer isso com o seu.
Não sou eu que digo embora soubesse e já lhe tivesse dito que com uma tara de mais 500kgs e torque máximo no arranque é impossível não gastar mais pneu.
Quem o confirmou foi a HERTZ que indicou que os elektros são mais dispendiosos de manter e que uma das causas era exactamente os pneus. Gastavam o dobro em pneus para carros elektros do que o que gastavam com os semelhantes que a combustão.
Então quando você aluga um carro com. 500 CV, anda tipo velhinha a conduzi-lo ?
Só não vê quem é cego.
Não, não gastam o dobro, nem perto disso, até gastam menos porque não usam sistemas de tração aos solavancos, e usam regenerativa que é uma travagem suave e constante.
Se já tivesse andado em algum já tinha dado por isso, mas o preconceito deve ser tanto que nem tenta.
Qd alugo tenho mais cuidado q com os meus. Tenho sp umas setas apontadas de 1500€, caso estrague alguma coisa.
Oh sim claro, todo cuidadoso, nem sequer ia testar a potência do bicho. LOOOOL
Os eléctricos gastam mais pneus e estrada por facto de ser mais pesados. Devem pagar mais impostos.
Gastam mais pneus porque têm mais binário e estás dsponivel desde as 0 rpm, se forem usados como os a combustão até fazem mais kms, o peso não tem nada a ver com o gasto de pneus, ou os camiões que transportam 40 toneladas também gastam mais pneus ?
A sério que estamos a falar de ambiente e saúde, nenhum é bom. Sim os ICE são piores devido às emissões de gases locais, mas os dois tem impacto enorme na Natureza.
Mais uma vez digo BEV exije uma rede de carregamentos local e abrangente, sem isso nunca passará de residual.
Esperem até alguém começar a fazer estudos sobre radiação electromagnética…
O que não falta são estudos desses, e mais uma vez, o que faz mal à saude é a radiação ionizante.
Já atirou o seu microondas para a reciclagem ?
Se não, não parece estar preocupado com isso.
Por acaso vives num prédio?
Eu ficava preocupado de estar em casa e estar rodado de eletricidade à minha volta….
Andar é benéfico em todos os aspectos, mas o que rende é meter elétricos ao barulho, querem usar elétricos usem! querem usar a combustão usem! mas parem com a estupidez de um ser mais poluente que o outro.
Carros a combustão fazem mais kms, são os mais acessíveis, com alguma manutenção duram uma vida, e todas as classes sociais têm acesso.
Carros elétricos são mais econômicos SE existir dinheiro para investir no carro, painéis solares, fica ecológico se a eletricidade for produzida e consumida pelo proprietário, um carro elétrico não é mais ecológico só porque o usam!
Se o futuro é usar EV’s e não combustão, lembrem se que antes de existir bicicletas as pessoas andavam a pé, não foi por existir bicicletas/motas/carros etc, que se deixou de andar a pé!
Apreendam a aceitar as novidades e a conviver!
Ah e os maiores poluentes são as fabricas e aviões, mas como fazem parte do elefante branco ninguém fala!
Querem ser verdadeiramente ecológicos?
Produzam a energia que gastam! Não sobrecarreguem a rede que irá precisar do fóssil ou nuclear !
O combustão é uma das formas de poluição não se esqueçam das outras!!! O Planeta não é apenas afetado por gazes derivados da combustão!
E Portugal têm mais distritos que Lisboa e Porto! Para quem se queixa de andar 2kms é muito imaginem conduzir 100km diários para trabalhar!
Não fazem mais kms, por acaso até fazem menos, são mais caros mas ficam mais baratos no fim
De todo o transporte, o carro é mais poluente, lá no fim vêm os aviões, navios e o menos poluidor até é o comboio.
As fábricas são poiuentes sim, mas sem elas não podemos passar, nem comida nem roupa, nem casas, nem muitas outras coisas.
Eu produzo 90% da energia que gasto. Ninguém se está a esquecer das outras, por isso todas as soluções são baseadas em sistemas eficiêntes.
Sim, é o meu caso, chego a fazer 120 kms para cada lado para ir trabalhar.
“De todo o transporte, o carro é mais poluente, lá no fim vêm navios …”
Mais tretas da ME.
Só os cruzeiros estacionados ao largo de Lisboa, poluem 8x’s mais que todos os carros de Portugal.
Poluem em termos de que gás ? é preciso dizer qual ou quer que deixe aqui a lista novamente ?
Deve ser por isso que baniram os Cruzeiros de Veneza.
Os carros esses continuam por lá e pode ter a certeza que não são carros elektros que os italianos são alérgicos aos mesmos.
Aqui o anacoretas é que tem umas ideias especiais de corrida.
Pois claro, porque os navios fazem um favor aos carros, consomem um resíduo da refinação e emitem muito mais SOx e partículas.
Já agradeceu aos navios hoje ?
Usam pq querem e é mais barato. E junto à costa não usam esse. Só em alto mar é q usam e essas emissões não são contabilizadas.
Sp podem usar gasóleo convencional, um pouco mais caro e direccionar o outro a 100% para a produção de electricidade q é para o kWh sair mais barato e conseguirem mais clientes com menores subsídios.
Se usassem o mais caro, você andava a pé.
Depende do cais, e da cidade.
Se não usam porque as está a contabilizar ? só para sensacionalismo ? O documento que veio trazer isso a publico conta sim com todas as emissões.
Então qual é a diferença deles deixarem de usar e passar a usar gasoleo e depois queimarem esses residuos nas centrais perto das cidades ?
É só para você depois ter mais um argumento que as centrais são poluidores que tudo.
Não vê que o mundo não é governado por sensacionalismo barato ?
Se calhar pensa que na madeira queimam gasóleo .
Eu não vivo na Madeira ? e você ? Na Madeira é o espelho do mundo ?