Tesla: tribunal anula bónus de 56 mil milhões a Elon Musk… que não concorda!
A justiça dos EUA bloqueou a atribuição de 56 mil milhões de dólares, cerca de 51 mil milhões de euros, a Elon Musk. Uma juíza do Estado de Delaware anulou um bónus salarial concedido ao multimilionário em 2018. Segundo ela, a quantia não é justa para com os demais acionistas e invoca "conflito de interesses". A decisão está já envolta em polémica.
Elon Musk: um CEO superstar
Uma juíza anulou um acordo que atribuía a Elon Musk um bónus salarial de 55,8 mil milhões de dólares concedido em 2018 pela empresa de carros elétricos Tesla. A ação foi levantada por um acionista que argumentou que se tratava de pagamento excessivo.
A juíza Kathaleen McCormick disse que a compensação salarial a Musk é "uma quantia inimaginável" de dinheiro que não é justa com os demais acionistas. Como tal, a magistrada decidiu que o acordo deveria ser cancelado.
Numa publicação no X (antigo Twitter), Musk escreveu:
Never incorporate your company in the state of Delaware
— Elon Musk (@elonmusk) January 30, 2024
O acordo salarial, decidido em 2018, foi o maior de todos os tempos na história empresarial, e contribuiu para tornar Musk a pessoa mais rica do mundo. A Bloomberg e Forbes estimaram o património líquido de Musk entre 198 mil milhões e 220 mil milhões de dólares, em novembro de 2023.
A Tesla vinculou a remuneração de Musk tendo em conta objetivos de desempenho, como o preço das ações da Tesla e o lucro. Até porque, segundo veiculado, Musk não recebe salário pela empresa.
Durante o julgamento, que durou uma semana, os advogados argumentaram que o acordo foi feito para garantir que Musk — segundo eles, um dos empresários mais dinâmicos do mundo — continue a dedicar-se à empresa.
Mas a juíza McCormick disse, na sua decisão, que os administradores da Tesla foram "varridos pela retórica" em torno do "apelo de superstar" de Musk.
Além disso, disse que Musk tinha "extensos laços" com os funcionários da Tesla encarregados de negociar o prémio salarial. Ela citou o relacionamento de 15 anos dele com o presidente do comité de remuneração, Ira Ehrenpreis. Além disso, o multimilionário também tinha relações comerciais, de mais de 20 anos, com outro membro do comité de remuneração, Antonio Gracia.
Um início de ano difícil para a Tesla
O advogado de Musk não respondeu imediatamente a um e-mail a solicitar comentários à decisão.
Um bom dia para esta malta.
Disse via e-mail, Greg Varallo, advogado do acionista da Tesla, Richard Tornetta, que moveu a ação em 2018, segundo a agência de notícias, Reuters.
Dado que a juíza concluiu que Musk está no controlo do conselho, é difícil justificar uma transação como esta.
Argumentou Brian Quinn, professor da Boston College Law School (EUA), à BBC.
As ações da Tesla caíram cerca de 2,5% em Nova York. Neste ano, elas já perderam mais de 20% do seu valor.
Musk também publicou no X:
Recomendo a constituição de empresa no Nevada ou no Texas se preferir que os acionistas decidam os assuntos.
Em jeito de provocação, Musk publicou então um questionário onde perguntava aos seus seguidores se a Tesla deveria ou não "mudar a sua sede fiscal para o Texas, onde fica a sua sede física".
Brian Quinn afirmou que "esta é uma questão para os acionistas da Tesla, não para os seus seguidores no Twitter".
A tentacularidade de um poderoso administrador
Além de ser o CEO e principal acionista da Tesla, Musk também possui várias outras empresas — incluindo a plataforma de rede social X, a empresa espacial SpaceX e a empresa de chips cerebrais Neuralink.
Após vender uma grande parte da sua participação na Tesla para comprar o X, Musk atualmente possui cerca de 13% da empresa de carros elétricos. Recentemente, ele disse que deseja ter uma participação maior na empresa.
“56 mil milhões de dólares, cerca de 51 mil milhões de euros” ?? Por favor, digam-me que isto é a brincar. 😐
Oh Sandokan….Não é a brincar! Estas pessoas movem milhares de milhões.
Infelizmente é a mais pura das verdades.
Sao apenas trocos ahaha. A ganancia das pessoas nao tem limites, enquanto isto nao acabar as desigualdades pelo mundo continuam a acontecer a todo o vapor.
Se não houvesse desigualdade não existiriam oportunidades.
Se achas que o comunismo era melhor solução a história diz-nos o oposto
A tua frase não é correta. Eu corrijo: “Se não houvesse desigualdade haveria igualdade de oportunidades”. Tá melhor, não achas ?
quem é que iria criar essa oportunidade? e quem criasse e fosse bem sucedido não ficaria depois desigual?
pois..
Comparar um exemplo de capitalismo selvagem a “ah e tal achas que o comunismo era melhor!?” é no mínimo infantil e eu sou anti-comuna.
tão infantil quanto achar que não deviam existir ricos ou super ricos por ser injusto para os pobres..
Ó Zé, infantil é misturar ricos e super ricos.
Ninguém é contra os ricos, agora haver super ricos é imoral sem qualquer dúvida. A concentração da riqueza em tão poucas pessoas não faz sentido nenhum.
Foi isso que eu argumentei Zé!? Tire lá o phalo de ouro do orifício!
..lá vem outro com o comunismo…não pá bom bom é quando corre mal tipo bes ser o povo a pagar..isso é que é bom.Há falta de argumentos…o comunismo resolve,limitadinho..limitadinho..e com palas.Ps.não sou comuna
culpa os governos comunistas (caso não saibas comunismo é o pai do socialismo) e a sua gestão do BdP
Para colocar isso em perspectiva, a maioria esquece que as ações da Tesla custariam hoje cerca de US$ 2.700 por ação sem os 8 Stock Splits. Ele construiu a Tesla para um valor de mercado de 1 trilhão em cerca de 9 anos, hoje 592 bilhões. Em comparação, a Mercedes vale apenas 72 bilhões e não muda há décadas. Alguns dizem que a Tesla está em posição de chegar a US$ 10.000 por ação e disparar para 3 trilhões. É óbvio que o problema da demanda é apenas para a concorrência, mas não para a Tesla. Acho que ele merece tudo o que puder conseguir.
a mercedes é uma marca estável no mercado com muitas décadas de existência, é logico que as suas acções não vão sofrer de bolhas especulativas como as da tesla.
a tesla está a concorrer no mercado das empresas tecnologicas, o problema é que é uma empresa de carros por isso não há milagres, o mercado vai acabar por autoregular o preço das suas acções equiparando aos restantes fabricantes do segmento, até aqui foi só malta a capitalizar, chegou altura de recolher lucros
“Acho que ele merece tudo o que puder conseguir.” – o problema é que se tu fosses responsável por negociar o contracto do Elon Musk pelos acionista a tua obrigação seria obter o melhor negócio para os acionistas, que seria pagares ao Elon Musk não aquilo que quer ou que até possa merecer mas o mínimo que ele aceitaria para manter-se como CEO, e como isso não foi feito por isso é que o acordo foi anulado.
Porque se a maioria dos acionistas da Tesla que aprovaram o bónus até podem ter ficado satisfeitos por pagar 56 mil milhões por manter o Elon Musk aposto que teriam ficado ainda mais satisfeitos se por exemplo lhe tivessem pago 28 mil milhões e usado os outros 28 mil milhões para pagar dividendos por exemplo.
PIB de Portugal: 242 mil milhões .
Queria ver essa juíza a fazer o mesmo aos “democratas”. Enfim, corrupção ao mais alto nível!
Estão-se a marimbar para a justiça, querem é cortar no poder que o Elon Musk tem, ainda para mais agora que ele acabou com a censura que havia no Twitter. Os de esquerda não gostam de ouvir estas verdades mas é o que é!
Antes de vomitar o teu ódio a pessoas de “esquerda”:
«A ação foi levantada por um acionista que argumentou que se tratava de pagamento excessivo.»
que tem isso a ver para o caso?
quando vivia nos US votava republicano e odeio o musk.
não concordo com a decisão do tribunal no entanto concordo com a reivindicação dos accionistas, na verdade nunca deviam ter aceite as condições de bonus do musk e não teria surgido este problema.
A juíza anulou o acordo no meu ponto de vista porque os acionistas acabaram por ser enganados quando aprovaram o bónus do Musk, eu acho que a maioria dos acionistas concorda que ter o Elon Musk como CEO e por isso quando o Conselho de Administração propõe que a melhor solução para a Tesla é aprovar o bónus do Musk a maioria aceitou.
O problema é que o Conselho de Administração é suposto defender o interesse dos acionistas quando negoceiam, mas pelo que li tal não aconteceu segundo o que foi provado em tribunal o Elon Musk terá definido o valor do bónus e não houve nenhum esforço por parte do Conselho de Administração em negociar o valor, não há registo de nenhuma contra oferta ou sequer a avaliação de tendo em conta os objectivos da Tesla se não seria melhor para os acionistas não renovar o contrato com o Elon Musk.
além disso não é benéfico para a empresa pagar um bonus tão elevado
O Bill Gates coincidentemente também investiu uns 50M na BioNTech 2 meses antes da Plandemia (que veio a fazer parceria com a Pfizer) e 2 anos mais tarde tinha lucrado 10x mais!
E mesmo com toda a polémica envolta em imensos casos de mortes por todo o mundo, e efeitos secundários que ainda ocorrem e vão ocorrer, não houve nenhum juíz que tivesse sentido injustiça nisso!
Mundo podre!
Sim, foi o Bill Gates que deixou o vírus espalhar-se quando o apanhou no Windows.
E não, não foi só o Bill Gates que preveniu a possibilidade da pandemia. Isso já é um assunto que vem sendo falado há muitos anos pela comunidade científica.
não sejas anjinho!
Não sejas burrinho!
Não caias nesse paleio conspiratório porque é muito difícil sair de lá…
o caso fala de maçãs e tu vens falar de amendoins
O Bill Gates não previu nada. Apenas falou numa entrevista num possível cenário. Cenário esse que já tinha ocorrido no passado, estava estudado e haviam muitos modelos de previsão. Além disso, existem vários filmes, livros, histórias sobre epidemias e pandemias em que o cenário é (em alguns) idêntico. A famosa entrevista do Bill Gates foi em 2015. Já tínhamos tido o “susto” do H1N1 e de uma possível epidemia de ébola. O filme contagion de 2011 relata uma possível pandemia, e em alguns aspetos a realidade foi assustadoramente parecida com a ficção.
Já na gripe de 1918 tanta coisa foi igual. No tempo da peste negra se calhar já sabíamos mais do que aquilo que algumas pessoas querem acreditar. Já nos tempos da peste negra, conceitos como contágio entre pessoas e “ar mau” já eram bem conhecidos, apesar do conhecimento cientifico ser bem menor. E casos como a famosa Typhoid Mary que teve febre tifoide (uma doença extremamente grave na altura) com sintomas muito ligeiros e nunca debelou. Deixou de ter sintomas, era perfeitamente saudável e no entanto transmitia a doença por onde passava tendo sido responsável pela morte de muita gente. Foi proibida de trabalhar em funções que implicassem a manipulação de alimentos. Ignorou e continuou a espalhar a doença por onde passou até que foi internada numa unidade de quarentena para o resto da vida. Viver em sociedade também tem obrigação, e uma delas é evitar o mal aos outros.
Mas pronto, foi o Bill Gates, não foi? Enfim…
As vacinas são, altamente seguras. Mas há sempre a possibilidade de efeitos secundários como em tudo na vida. Pelo menos para já ainda não existem vacinas 100% seguras ou eficazes, mas são altamente válidas. Ainda há meia dúzia de anos andava tudo a bater à porta do governo por causa da vacina do HPV que iria salvar milhares de vidas. E agora as vacinas são o diabo? Mas vamos negar que salvaram vidas? Vamos negar que as vacinas do sarampo, varíola, rubéola, poliomielite, tuberculose, tosse convulsa e sei lá quantas mais salvam vidas?
Agora quando falas em “imensos casos de mortes”… estamos a falar de quantas mortes? E em quantas vacinas? E a causa de morte é mesmo associada à vacina.
Lol, e so rir com estes Srs doutores. Nao se passa nada, sao tudo gente seria e a investir o seu tempo e dinheiro para nos ajudar, no entanto as doencas nao sao curadas. Como e que explicam isso srs doutores ?